Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

30/12/2016

A importância do brincar na Educação Infantil

Bambolês, cones, tapete de EVA, pneus, tecidos, fantasias e blocos de madeira garantiram a diversão de alunos do Turno Inverso (Tuin) do Colégio Espírito Santo durante a atividade experimental da oficina em que o professor Fausto Gosmann falou sobre a importância do brincar na Educação Infantil para alavancar os processos de desenvolvimento. "O brincar é um processo contínuo do aprendizado. Envolve a aceitação das outras crianças em participar da brincadeira, partindo do individual para o coletivo", destaca.

Após ouvirem a explanação teórica, as professoras receberam uma tarefa: observar uma das crianças do Tuin durante a atividade experimental. "A proposta era olhar o que elas faziam e relacionar com a teoria. As professoras ficaram encantadas com as novidades que ele trouxe", explicou a supervisora Elen Zimmermann. Com os diferentes recursos disponibilizados por Fausto, as crianças puderam construir brincadeiras, contando com o apoio de duas professoras na intermediação do processo de forma que os alunos só se divertissem e não brigassem. Neste brincar diferente da "rotina dos brinquedos prontos", as crianças tiveram a liberdade de usar os diversos materiais para criar novos espaços de diversão no pátio.

Após o termino da brincadeira, os alunos ajudaram a recolher os materiais e receberam folhas de papel para desenharem qual atividade mais gostaram de brincar. "O desenho ajuda a traçar a trajetória do que brincaram, é importante também pela estrutura do desenho em si e abre espaço para perguntas a partir do que foi desenhado. Assim, elas podem falar sobre o que desenharam e o professor entender o que há por trás disso", observa Fausto.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS