Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

10/02/2017

Ex-aluno do CES dirige série para a televisão

Antes de as aulas começarem no Colégio Espírito Santo, no próximo dia 14, jovens uniformizados, carregando mochilas e cadernos, já circulavam por salas de aula, corredores e pela biblioteca da escola. Esta movimentação toda aconteceu entre os dias 1º e 6 de fevereiro, quando vários espaços de ensino serviram de locação e produção para a gravação de uma série para a televisão produzida pela Atama Filmes e escrita e dirigida pelo ex-aluno do CES Felipe Iesbick, 25 anos. “A ideia de gravar no CES foi minha. Veio naturalmente já que muita coisa dos roteiros eu escrevi pensando nele. É muito curioso estar de volta ao lugar onde boa parte das minhas primeiras criações aconteceram. Ao lugar onde também fiz amigos que tenho até hoje”, comenta ele. Outra parte da ambientação foi feita no Tecnopuc, em Viamão.

A série intitulada Proibido Para Maiores traz personagens como os alunos Rafael e Emílio, inspirados no próprio diretor e no amigo Francis Baccon, que estudou com ele desde a segunda série do Ensino Fundamental do CES e que hoje é sócio em uma produtora que estão montando juntos. Na trama, esta dupla garante momentos cômicos e produz filmes de forma descompromissada. “Embora a gente não filmasse muito na escola, praticamente só fizemos isso quando o Francis ganhou um celular com câmera, lá em 2006, com esses personagens eu referencio toda uma época minha e dos meus amigos no Colégio Espírito Santo e dos professores que nos apoiavam. A gente sempre pedia para as professoras de Português e de Literatura para que deixassem a gente fazer filmes valendo nota. O que acontecia é que avaliavam nossos roteiros como produção textual e toda a turma acabava participando”, relembra Iesbick sobre o embrião do Festival de Curtas-metragens do CES.

Experiência por trás das câmeras

Premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado de 2013 com o curta-metragem O Matador de Bagé, Felipe Iesbick assina a ficha técnica de várias produções da Atama Filmes, onde começou como estagiário. “Ele entrou como montador para a série Universo Z, série infantil educativa, em exibição na Nick Jr e TV Brasil. Depois dirigiu o curta Por Onde Anda o Rock And Roll, foi assistente de direção em Kalanga - Cidade das Bicicletas e codiretor, junto do Alan Mendonça, em Quatro Milagres de um Santo Ladrão”, comenta o produtor executivo Rogério Rodrigues.

Trama aborda passagem para a "vida adulta"

A série infantojuvenil Proibido Para Maiores acompanha a história da personagem Nina e de seus amigos durante os primeiros meses do último ano do Ensino Médio no fictício Colégio Anysio Nonato – uma homenagem prestada ao humorista Chico Anysio e a um dos mais célebres personagens criados por ele: Raimundo Nonato. A trama se desenvolve em oito episódios de 26 minutos cada, contando como Nina, vivida pela atriz Duda Meneghetti, enfrenta as dúvidas sobre o futuro profissional pós-colégio, a falta da mãe – falecida há três anos – e a rotina escolar, repleta de provas, trabalhos, campeonatos esportivos, eleições estudantis. Além disso, a jovem precisa lidar com a arquirrival Bianca, uma colega mimada e rica com quem trava diversos embates. “A série trata desse período decisivo na vida da grande maioria dos jovens: a passagem da adolescência para a tal ‘vida adulta’ com leveza e uma linguagem livre que abre espaço para que Nina possa falar diretamente com o espectador ao quebrar a quarta parede, narrar os acontecimentos e mexer na cronologia dos eventos apresentados”, explica o produtor executivo Rogério Rodrigues.

Novos usos para salas

As gravações da série Proibido Para Maiores, no CES, concentraram-se principalmente na sala 28, enquanto que a sala 29 serviu de base para a equipe técnica, composta por 28 pessoas distribuídas em quatro departamentos: direção, fotografia, arte e produção. Já a sala 30 abrigou o camarim da série. “O elenco principal envolve 21 atores. Mas temos muitos figurantes para dar o clima de colégio´”, comenta o produtor executivo Rogério Rodrigues.

Incentivo para a criação

Com lançamento previsto para abril de 2018, a série Proibido Para Maiores foi produzida pela Atama Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e BRDE para o canal Prime Box Brasil, por meio de edital da programadora, valendo-se da Lei 12.485 que abre espaço para conteúdos nacionais e independentes inéditos na grade de programação da TV paga. “O FSA é uma proposta para mudar a produção para a TV brasileira, em que o fundo se torna sócio do projeto por sete anos e exige um plano de negócios para a série. Assim, ele é autossuficiente para gerar novos projetos”, explica o produtor executivo Rogério Rodrigues. Ao todo serão 18 meses para execução da série, contemplando dois meses (novembro e dezembro de 2016) de pré-produção e 26 diárias de gravações (que iniciaram em 11 de janeiro e terminam em 14 de fevereiro), além do período de pós-produção. O CES é um dos apoiadores da série, cedendo o espaço físico para gravações.

Sobre a Atama Filmes

A Atama Filmes é uma jovem produtora, com quatro anos de existência, que busca consolidar uma identidade voltada para a produção de TV e Cinema, desenvolvendo conteúdos inspiradores, documentais ou ficcionais, que transmitam mensagens positivas. Na busca desta pluralidade e excelência, produz documentários sociais, curta-metragem, séries e minisséries para a TV, destacando-se: Kalanga – Cidade das Bicicletas, Quatro Milagres de Um Santo Ladrão e Universo Z. “Fazemos parte de um movimento recente de produções para TV fora do eixo Rio-São Paulo e o apoio do Colégio é fundamental neste processo”, destaca Rogério Rodrigues.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Felipe Iesbick
Direção de Arte: Rose França
Direção de Fotografia: Rafael Duarte
Direção de Produção: Leonardo Peixoto e Rogério Rodrigues
Produção Executiva: Rogério Rodrigues
Elenco: Duda Meneghetti, Catharina Conte, Carla Elgert, Rodolfo Ruscheinsky, Anderson Vieira, Isadora Pillar, Roberto Birindelli, João Franca, Áurea Batista, Marcello Crawshaw, Bruno Cardoso, Nicolas Vargas, Renata Stein, Laís Auler, Mariana Catalane, Nicolas Haag, Nathalia Nunes, Duda Andreazza, Pedro Toledo, Julia Pilotti

Curta

Você pode curtir a fan page da série Proibido Para Maiores no Facebook para ver fotos dos bastidores e teasers.

Fotos: Fabiane Lorscheiter



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS