Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

21/02/2017

Acolhida aos novos alunos com música e tour no CES

Acompanhados dos pais, os novos alunos do Colégio Espírito Santo participaram dos momentos de Acolhida realizados no dia 13 de fevereiro para as turmas do Ensino Fundamental I, à tarde, e do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, na parte da manhã. "Agradeço a preferência pelo CES", disse a diretora Irmã Maria Sônia Muller após saudar estudantes e familiares que participaram da atividade, no Salãozinho do Bloco 1. Ela apresentou os principais projetos trabalhados em cada nível de ensino e repassou orientações gerais da escola. "Estamos sempre dispostos a solucionar problemas. Quando tiver algo que precisar ser resolvido, procure falar diretamente com os responsáveis pelo assunto, ou aluno", recomendou a diretora.

De manhã, a programação seguiu com show da banda formada pelos professores Fábio Rushel (vocal), Marcos Shulz (guitarra) e Renã Covolan (bateria), com participação do músico convidado Everton (violão). Apesar de terem tido apenas um ensaio, eles tocaram com perfeição e animaram o público com hits das bandas Papas da Língua, Legião Urbana e U2. Renã aproveitou para falar sobre o Grupo de Metais do CES, convidando alunos interessados em música. "Foi bem legal. A banda empolgou bastante. Meu filho toca flauta e quero que ele participe do grupo do colégio", comentou Márcia Nicolodi, mãe de Lorenzo, 9 anos. De tarde, as crianças e pais foram convidados a participar de brincadeiras musicais, com gestos e batidas de palmas, organizadas pelos professores de música Fernanda Anders, Patrícia de Azevedo e Renã Covolan. "Que este ano possamos cantar muito os nossos estudos também", encorajou a diretora.

Salas temáticas

Para que todos pudessem se familiarizar com os espaços do CES, os professores organizaram os pais e alunos em grupos para conduzí-los em um tour pela escola. Uma novidade para o ano letivo 2017 é a utilização de quatro novas salas preparadas para o Projeto Conexões, totalizando oito espaços destinados para esta finalidade no colégio. "Estas salas ambientes são usadas no Projeto Conexões para que o aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio possa interagir com as imagens em aula. Vivemos, hoje, uma época de grande apelo visual e estes recursos ajudam a desenvolver o pensamento", observou o professor Lauri Mombach. As novas salas são temáticas, decoradas conforme cada uma das quatro áreas do conhecimento trabalhadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; e Ciências da natureza e suas tecnologias.

Muitas atividades no ginásio

No Ginásio de Esportes, os professores Matheus Lazzarotto dos Santos e Maria Fernanda Barros Gomes apresentaram as modalidades desenvolvidas nas aulas de Educação Física e falaram também das atividades extracurriculares, realizadas em salas, quadras e palco daquele local, entre elas: dança, judô, ginástica, balé, handebol e futsal. Além do ginásio, os estudantes podem utilizar a quadra externa e a academia ao ar livre nas aulas. "O esporte é agregador junto com a parte pedagógica", salientou Matheus.

Para ler muito

Na Biblioteca do CES, pais e alunos receberam orientações sobre como utilizar o acervo da escola. A bibliotecária Suzimara Feijó frisou que a retirada de obras literárias é feita somente com o crachá de acesso ao colégio, de uso pessoal, e pediu para que se observe os cuidados com a conservação dos livros, evitando riscar e dobrar páginas. Ela explicou que os títulos listados nas leituras obrigatórias têm prazo de sete dias corridos, de forma que a devolução seja mais rápida e, assim, outros estudantes possam ler estes livros na sequência. As professoras de Língua Portuguesa recomendaram que os alunos se programem para pegar livros na biblioteca no início do turno de aula e durante o período de recreio quando precisarem destes materiais em sala de aula. "A entrada na biblioteca deve ser feita pela porta do pátio", orientou Suzimara.

Espaço para práticas e experiências

No Laboratório de Ciências, os professores das disciplinas de Biologia, Física, Química e Ciências apresentaram alguns dos recursos disponíveis na sala e demonstraram experimentos. Além de equipamentos da escola, o local conta com maquetes e outros materiais produzidos por alunos, em anos anteriores, que são usados para explicar visualmente conteúdos específicos, como estruturas celulares e as camadas da dentição. "O uso de jaleco branco, com mangas compridas, é obrigatório no Laboratório de Ciências para proteção individual", frisou a professora Aline Beatrici.

Labin oferece recursos para o aprendizado

Em um dos Laboratórios de Informática (Labin), os professores de matemática do CES apresentaram as vantagens do uso da plataforma game Mangahigh para reforço das atividades da disciplina ensinadas em sala de aula. "Com o Mangahigh, aumentamos o tempo de trabalho dos alunos com a matemática, o que é muito positivo", destacou o professor Luciano Alécio. O professor Antônio Ritter comentou que, conforme estudos feitos com escolas onde o método é usado, as médias de notas costumam ter um aumento de até 25%. Além da utilização semanal dos Labins para prática de jogos e desafios matemáticos na plataforma, os alunos podem jogar em casa, valendo-se de login de usuário individual. "Temos o controle, à distância, de quantas vezes o aluno tentou cumprir a tarefa, se teve êxito, se não conseguiu, ou se nem tentou fazer o exercício", disse Antônio. Além disso, o Mangahigh publica ranking dos alunos e das escolas com maior pontuação nos jogos da plataforma e também promove eventos especiais. No ano passado, o CES foi o campeão da Copa Brasil de Matemática Mangahigh, evento que reúne escolas brasileiras que adotam este recurso. Na primeira edição da competição, em 2015, a escola tinha ficado na sexta colocação nacional.




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS