Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

07/03/2017

Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo constroem segunda escola em Canoas

A convite da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, o padre Elemar Griebeler, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, realizou Missa e Bênção do Centro Educacional Madre Josefa. A solenidade ocorreu na noite de 2 de março, na capela da própria escola, localizada na Rua Dom João Becker, nº 2471, bairro Fátima. Esta é a segunda instituição de ensino mantida pela Congregação em Canoas. A primeira é o Colégio Espírito Santo, que completa 58 anos no próximo dia 9 de março, no bairro Nossa Senhora das Graças.

A nova escola foi batizada com o nome de Madre Josefa, uma das co-fundadoras da Congregação. "Ela era uma mulher muito dedicada aos doentes e pobres. E muito preocupada com as ações missionárias", comentou a diretora Irmã Maria Sônia Muller.

Com capacidade para atender 150 crianças de 4 e 5 anos, o local contará com os dois níveis de Educação Infantil (Jardim A e B). O prédio possui seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, quadra esportiva, capela, horta e pomar, entre outros espaços. O endereço também servirá de residência para três missionárias: Irmã Hilária, Irmã Zinilda e Irmã Laura. Além de atuarem na escola, elas estarão envolvidas em atividades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A construção aguarda a autorização do Corpo de Bombeiros para iniciar as atividades.

A reforma foi desenvolvida pelo arquiteto Daniel Kroth, ex-aluno do CES. "Foi um desafio projetar a nova escola do bairro Fátima, pois o terreno é bastante estreito e muito comprido: tem 118 metros. Essa configuração gera corredores muito longos e cansativos, por isso a estratégia foi tornar esses percursos mais descontraídos e animados. Usei revestimentos com cores alegres para tornar o ambiente mais alto astral para incentivar o aprendizado das crianças", comenta ele sobre a obra, que tem 900 metros quadrados de área construída. As salas de aula, banheiros, refeitório e demais ambientes foram projetados para atender crianças de 4 a 5 anos. A capela, que já existia na antiga residência, foi toda restaurada e ganhou novos revestimentos. Já a fachada do Centro Educacional Madre Josefa é toda nova com layout moderno. "Para essa escola foi escolhida a cor bordô para se diferenciar do azul, cor da identidade visual do Colégio Espírito Santo", explica o arquiteto.




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS