Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

30/03/2017

Pais conectados aos objetivos do Projeto Conexões no CES

A noite do dia 28 de março serviu para envolver os pais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio no avanço do Projeto Conexões no Colégio Espírito Santo. Desde 2015, a escola vem desenvolvendo a transição da sua proposta pedagógica a partir desta metodologia, elaborada pela Maestro Assessoria Educacional. No Brasil, são 140 instituições de ensino que adotam esta proposta.

No encontro com os pais, o educador Valther Maestro ressaltou a importância da família e da escola trabalharem juntas para ajudar os jovens a encontrarem foco para suas vidas. "No mundo atual, há muita informação disponível, o que causa receio aos pais de como lidar com este monte de coisas. O papel da escola e dos pais, hoje, é transformar estas informações em conhecimento para os filhos", enfatizou. Para isso, frisou ser fundamental estimular o uso da tecnologia e experiências impactantes na aprendizagem. "O papel do professor é ajudar o aluno a pensar. Quem decora, esquece. Quem pensa, aprende e leva o conhecimento para a vida".

O palestrante também abordou a preparação especial do Projeto Conexões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. "A minha meta é preparar os filhos de vocês para entrarem nas melhores universidades do país", disse Maestro. Neste sentido, explicou o funcionamento dos simulados que iniciam em 31 de março, no CES. "Usamos a Teoria de Resposta ao Item, que é a mesma usada pelo Enem. Os professores do CES já estão experimentando isso. Cada item da prova que seu filho responder errado revela algo específico que ele não sabe. Assim, pode-se focar no que ele precisa aprender para corrigir o erro. Ele terá um conjunto de vídeos e exercícios para ajudar", explicou.

Maestro ainda comentou sobre a prova diagnóstica, realizada no início de março com as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental e de 1ª série do Ensino Médio. Esta avaliação identificou lacunas de conhecimentos a serem retrabalhados tanto com os alunos que realizaram a prova, quanto com as turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental do atual ano letivo. O educador voltará para mais reuniões com os pais para aprofundar os assuntos do projeto.

Quatro fases

O educador Valther Maestro relembrou que o Projeto Conexões iniciou em 2015 com a formação dos professores, desfazendo o medo deles quanto à mudança nos processos de ensino. A segunda fase envolveu os estudantes, fazendo com que cada vez mais se tornem protagonistas na aprendizagem. Neste terceiro momento, ele convida os pais a entenderem o projeto e suas implicações na vida dos filhos. "Os pais costumam atrapalhar e impedir as mudanças na escola, porque não entendem de Educação", comentou. Aproveitando o grande número de pais presentes na reunião, ele adiantou qual será a quarta fase do projeto: a mudança na forma de avaliação. "Quem disse que precisa ter semana de provas? A avaliação pode ser mais ampla e inteligente. O que o aluno precisa é atingir os objetivos. Isso pode ser verificado de diferentes formas e os professores já estão começando este processo", afirmou.

Caminhos e Paisagens no Rio de Janeiro e em São Paulo

Novidade para os alunos do Ensino Médio do CES é a possibilidade deles participarem dos roteiros de viagens Caminhos e Paisagens, que são passeios de estudo guiados. As turmas de 1ª e 2ª série vão ao Rio de Janeiro, de 21 a 23 de setembro. Por lá, visitam: AquaRio, Museu do Amanhã Jardim Botânico, Palácio do Catete, Centro Histórico (Candelária) e Cristo Redentor. Já as turmas de 3ª série tem como destino São Paulo, de 9 a 12 de agosto, onde conhecerão: Centro Histórico de Santos, Monte Serrat, Bolsa do Café, Porto de Santos, Centro Histórico de São Paulo, Memorial da América Latina, Pinacoteca do Estado, Museu Catavento, entre outras atividades culturais.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS