Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

04/04/2017

Reunião com pais detalha projetos com turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

Na reunião com pais do dia 30 de março, o Colégio Espírito Santo apresentou o andamento de projetos específicos com as turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Um deles é a Escola da Inteligência, programa criado pelo psiquiatra Augusto Cury para desenvolver a educação socioemocional, trabalhando as dimensões social, afetiva e relacional dos alunos. Um dos principais aspectos abordados é o refletir sobre a capacidade da pessoa se refazer diante das contrariedades da vida, superando frustrações para ser sujeito da sua própria história.

Quatro alunos apresentaram um resumo do que já foi trabalhado em 2017. Com as turmas de 6º ano, abordou-se o entendimento sobre respeito e confiança. Também debateram o “saber ouvir” e o “saber falar”, além de refletir sobre o sigilo. “Eles mesmos levantaram questões sobre o uso de redes sociais. Falamos que o que publicamos na internet mostra quem somos para os outros. E refletimos sobre respeitar o sigilo, mas avaliar os casos em que a informação deveria ser passada para um adulto ajudar a resolver um problema”, comentou a orientadora educacional Adriana Fritzen.

Já com as turmas de 7º ano, os temas trabalhados foram: vida, família e a questão do eu. “Surgiram questões sobre apoio, fidelidade e as ‘chamadas de atenção’ que os pais dão em casa, que é o papel dos pais em orientar os filhos”, compartilhou Adriana. Cada uma das turmas do programa elaborou um contrato de convivência, que elenca questões atitudinais em sala de aula.


Ciclo de palestras para a família

Pais de alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do CES estão convidados a participar das palestras da família do programa Escola da Inteligência. Este ano, serão quatro encontros, sendo o primeiro no dia 25 de maio, às 19h. Ao final da formação, em 10 de novembro, os pais recebem certificado de participação na atividade.

Para Luiz Carlos Fritzen, pai do aluno João Pedro, de 12 anos, a formação é muito válida. “Ano passado a gente conversou sobre vários aspectos da família que nos fizeram pensar quanta coisa podemos fazer melhor. O programa é muito positivo, porque nosso filho chega em casa com brilho nos olhos para contar o que aprendeu de novo na escola”, disse ele em depoimento na reunião do dia 30 de março sobre os projetos do CES para os 6º e 7º anos.

A equipe do colégio que desenvolve o programa salientou a importância de os pais retomarem os conceitos da Escola da Inteligência com os filhos em casa, de forma que todos da família estejam afinados com a proposta do programa. “É uma parceria. A família está de um lado e a escola está do outro. No meio está o filho, o aluno, que é o nosso grande foco. Precisamos trabalhar juntos. Este é o tempo de colocar boas sementes nos corações das crianças”, afirmou a diretora do CES, Irmã Maria Sônia Muller.


Promoção da Escola da Inteligência

A Escola da Inteligência está com uma promoção para as famílias de alunos do programa (veja vídeo abaixo). Para concorrer, o participante deverá gravar um vídeo de até 30 segundos, mostrando o que a Escola da Inteligência transformou na sua família. Pode ser depoimento, teatro, música, ou o que quiser. Mas algumas palavras são obrigatórias no decorrer do vídeo: “Escola da Inteligência” e “transformação” (ou variações do verbo transformar).

O participante precisa fazer o upload do vídeo no YouTube no período de 24 de abril a 8 de junho de 2017. Em seguida deve se inscrever pelo site www.escoladainteligencia.com.br/eitransforma, preenchendo o formulário e inserindo o link do vídeo. O sorteio será dia 10 de junho e o resultado será divulgado no dia 12 de junho. O prêmio é uma viagem para a Disney para até quatro pessoas.



Mais Inglês no CES

Desde o ano passado, o CES conta com a parceira da Cambridge University Press para desenvolver o projeto Mais Inglês no CES, que busca ampliar as quatro habilidades linguísticas: falar, entender, ler e escrever na Língua Inglesa. Seguindo a metodologia orientada pela Cambridge, as turmas são separadas em dois grupos distintos, que têm três períodos semanais, sendo um deles no sexto período do turno. No final da 3ª série do Ensino Médio os alunos prestarão prova para obter a certificação internacional emitida pela Cambridge University Press.


Aula estudada hoje!

A partir do Ensino Fundamental II, o CES trabalha o projeto Aula Dada, Aula Estudada Hoje. A proposta recomenda que o aluno estude em casa, no mesmo dia, tudo o que aprendeu na escola. Este hábito ajuda o estudante a fixar as informações que viu na sala de aula, fazendo com que ele se aproprie do conhecimento e consiga falar sobre o assunto com suas próprias palavras. Também foi falado sobre a importância do aluno aprender a anotar suas tarefas e datas de trabalhos e provas na agenda, de forma a se organizar para os estudos.

Uso do celular

Algo que preocupa muitos dos pais é o uso do celular no colégio. Alguns dos responsáveis sugeriram que fosse adotada a proibição destes aparelhos na escola. A direção e a equipe pedagógica do CES argumentaram que é preciso orientar para evitar maus usos e ajudar o aluno a entender como utilizar esta tecnologia para os estudos. Neste sentido, a professora Soraia Latif trouxe como exemplo positivo a oportunidade que ofereceu aos estudantes de trazer o dicionário tradicional, ou sua versão digital já baixada no celular para a realização de trabalho em sala de aula. "Somente quem tinha feito o download do dicionário pôde ficar com o aparelho e foi uma experiência que deu muito certo", comentou.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS