Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

19/05/2017

Comportamento focado na liderança

Crianças que falam em proatividade, em criar sinergia e em afinar o instrumento. Filhos que utilizam ferramentas organizacionais, tais como: diagrama de lótus, espinha de peixe e círculo de controle, que muitos pais só aprenderam em cursos de especialização. Estas são características de alunos de escolas que adotam o programa O Líder em Mim, desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos Estados Unidos, com base no consagrado livro “Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”. “O OLEM trabalha comportamento. Na escola, as crianças aprendem os Sete Hábitos que fundamentam o programa. Em casa, os pais percebem o conteúdo pela linguagem dos filhos, que reproduzem o vocabulário, e pela atitude das crianças, que desejam ser reconhecidas quando foram proativas”, comenta a supervisora de assessoria do programa, Luciana Patrocínio. No Brasil, o OLEM é oferecido pela Somos Educação há cinco anos.

Desde 2014, esta metodologia é trabalhada com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Espírito Santo. “O programa permite a formação de um novo paradigma para que a criança se reorganize a partir de uma nova visão”, comenta a diretora do CES, Irmã Maria Sônia Muller. Os alunos são estimulados a desenvolver sua autonomia e liderança, estabelecendo objetivos, buscando compreender os outros e somando esforços para alcançar seus resultados.


Encontro em Canoas

Nesta semana, o CES sediou a primeira edição gaúcha do encontro OLEM em Rede, recebendo a visita de representantes de 15 escolas (veja abaixo) convidadas a se aperfeiçoarem no programa e a trocarem experiências. “Temos o programa há três anos e é uma evolução muito significativa. Os pais elogiam bastante porque está funcionando também em casa. Os filhos ajudam em atividades, como arrumar a cama, porque querem mostrar que são proativos. Isso vai incorporando a liderança, a proatividade e eles vão descobrindo que podem ser líderes”, destacou Vanusia Salomoni, orientadora educacional do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre. As outras edições do OLEM em Rede foram realizadas em São Paulo.


Mudança para a vida

A supervisora de assessoria do programa, Luciana Patrocínio, ressalta que O Líder em Mim demanda muito trabalho por parte da escola para que ocorra o envolvimento dos alunos: “Não é uma aula. É algo que propõe ferramentas para a reflexão e para a vida”. Neste sentido, ela destaca algumas ferramentas de liderança organizacional que o OLEM apresenta para os alunos, como o diagrama Círculo de Controle. “O resultado é libertador porque, às vezes, a criança se limita por causa de uma preocupação que ela não tem como resolver. E quando ela entende isso, o foco muda”.


Ferramentas

O primeiro passo do OLEM é o Hábito 1: Seja Proativo. Para mostrar sua proatividade, as crianças das turmas de 1º ano do CES escreveram e desenharam coisas que elas fazem por iniciativa própria, formando um diagrama espinha de peixe. “Sou proativo quando ajudo as pessoas”, disse Ayran Ribeiro, 6 anos. “Sou proativo quando vou dormir cedo”, contou Henrique Alves, 6 anos. “Sou proativa quando estudo. Gosto de escrever e estudar”, afirmou Ana Júlia de Oliveira Stelzer, 6 anos.

Algumas das ferramentas do OLEM são:
Diagrama de Lótus: auxilia na geração e organização de ideias. É usada para definir conceitos fundamentais ou as partes de um todo. No centro, é determinada a ideia principal, ou foco. Nas oito caixas ao redor são dispostas ideias relacionadas ao conceito central.
Diagrama do Círculo de Controle: ajuda os alunos a se concentrarem naquilo que podem controlar. Para determinada situação, eles listam o que podem controlar no círculo interno. Coisas preocupantes, mas que estão fora de seu controle, são listadas no círculo externo.
Diagrama Espinha de Peixe: é usado para apontar causas de um efeito ou problema específico. Na “cabeça” do peixe, é escrito o resultado que se busca. Nas “espinhas”, são listados fatores que levam a este efeito desejado.


Crianças em ação

Como O Líder em Mim incentiva a participação das crianças, os alunos do CES se organizaram em diferentes funções para o encontro OLEM em Rede. Além da recepção aos representantes das escolas convidadas e canto, os estudantes elaboraram cartões e mensagens que foram dadas como lembranças da atividade. No verso do crachá de identificação, as crianças também desenharam e deixaram recados sobre a prática dos 7 Hábitos.


Os 7 Hábitos

1. SEJA PROATIVO. É o hábito da escolha: “você está no comando”
2. COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE. É o hábito da visão: “tenha um plano”
3. FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE. É o hábito da integridade e execução: “primeiro o trabalho, depois o lazer”
4. PENSE GANHA-GANHA. É o hábito do benefício mútuo: “todos podem vencer”
5. PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO. É o hábito da compreensão mútua: “ouça antes de falar”
6. CRIE SINERGIA. É o hábito da cooperação criativa: “juntos é melhor”
7. AFINE O INSTRUMENTO. É o hábito da renovação: “o equilíbrio é melhor”


Escolas convidadas OLEM em Rede

Colégio Espírito Santo, Adventista Esteio, Adventista Cachoeirinha, Adventista Alvorada, Adventista Novo Hamburgo, Adventista Canudos, Adventista Caxias do Sul, Adventista Pelotas, Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, Farroupilha (unidade Correia Lima), Farroupilha (unidade Três Figueiras), Capital do Saber, Martin Luther, Vicente Pallotti e São Judas.




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS