Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

29/05/2017

Oficinas Empreendedoras no CES

O primeiro período de aula das turmas do 7º ano da manhã do Ensino Fundamental do Colégio Espírito Santo foi diferente neste dia 29 de maio. Os estudantes participaram das Oficinas Empreendedoras, ideia que partiu de um grupo de pais e convidados que se voluntariou a ministrar esta atividade.

O empresário Marcelo Silva falou sobre Empreendedorismo, salientando que este comportamento não implica necessariamente na pessoa ser dona do próprio negócio, mas que é uma atitude que podem ter até sendo alunos e, no futuro, funcionários. "É fundamental eles terem esse entendimento. Essa criançada, quando for para o mercado de trabalho, vai disputar espaço com pessoas de outros estados e de outros países", observou. Satisfeito em contribuir com este conhecimento, ele se surpreendeu positivamente com a reação dos estudantes. "Os alunos estavam com sede de explorar o assunto. Muitas coisas despertaram o interesse deles e foram muito participativos", observou.

Na oficina Gerenciamento de Projetos, Juliano Freitas da Silva trouxe sua experiência de coordenador de TI e de professor de pós-graduação, formado em Ciências da Computação com mestrado em Computação Aplicada. Ele considerou a oportunidade enriquecedora tanto para os estudantes, quanto para ele. "Fiquei surpreendido com o nível de criatividade e energia deles. É importante instigar os alunos porque eles têm muito a aprender. E a sociedade precisa aproveitar mais essa criatividade", avaliou.

Administradora e couch, Marina Mottin abordou a Inteligência Emocional. "Foi maravilhoso. Essa geração está aberta para ouvir vários tipos de vozes, não só as dos professores, mas de pessoas que estão trabalhando. Foram super receptivos", disse. Ela gostou muito da oportunidade de trocar ideias com os estudantes, trazendo experiências que complementam o trabalho dos professores e projetos da escola, como O Líder em Mim e a Escola da Inteligência. "Faz parte da minha missão de vida inspirar pessoas a serem melhores", afirmou a couch.

Com a empresária Keli Kuhn Vanin, os estudantes tiveram uma introdução sobre Educação Financeira. "Comecei com o conceito básico da hierarquia das necessidades, o que fez eles pensarem bastante, já que disseram que não conversam sobre este tema em casa. No momento em que a criança é envolvida nessa questão, em família, ela passa a entender o que é mais necessário para a vida", frisou. A oficina gerou muita discussão e reflexão entre os alunos, provando a validade da atividade. "A gente tem muito a informar e a passar para eles. Estamos fazendo nosso papel para tentar mudar esse mundo. Ao abordar um tema como esse, estamos agregando novos pontos de vista ao currículo deles", garante Keli.

Professor da pós-graduação da ESPM, formado em Ciências da Computação com mestrado em Administração, o empresário Juliano Murlick cativou a atenção dos alunos na oficina sobre Segurança no Mundo Virtual. "Estou acostumado com alunos adultos, mas esta foi uma experiência nova com essa turma jovem. Estavam ansiosos para saber mais e trouxeram muitas dúvidas que não consegui explorar todas neste primeiro momento", comentou, mostrando interesse em dar continuidade à oficina.

Ao final da atividade, os oficineiros foram recebidos pela diretora Irmã Maria Sônia Muller, que agradeceu a participação de todos. "A escola é melhor quando também é feita de pais e reforçada por projetos". O grupo elogiou a iniciativa do CES em abrir este espaço de troca de experiências com as crianças e expressou sua disponibilidade para voltar à escola mensalmente, de forma a fechar os conteúdos com as turmas iniciadas e ter mais encontros com os demais estudantes. "Vamos pensar em trabalhar aos sábados de manhã e avaliar como desenvolver estas oficinas", disse a diretora.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS