Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

01/06/2017

Dia do Desafio contra o sedentarismo

Alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Espírito Santo foram convidados a se movimentar durante 15 minutos no Dia do Desafio, realizado neste 31 de maio. "A data é um alerta para as doenças e males causados pelo sedentarismo, incentivando hábitos saudáveis e exercícios físicos", comenta o professor Henrique Granada, que orientou a atividade com as turmas da tarde. Pela manhã, quem coordenou os trabalhos foi o professor Matheus Lazzarotto dos Santos. "A organização (TAFISA) que promove o Dia do Desafio quer que a atividade física se perpetue em todos os ambientes, que as pessoas se exercitem em qualquer lugar", diz.

Para os dois professores do CES, as escolas têm papel fundamental no espírito do Dia do Desafio. "O colégio tem fator importante na atividade física das pessoas porque é na esola que as crianças iniciam a prática de exercícios", observa Matheus. "Uma criança sedentária tem chances muito maiores de se tornar um adulto sedentário. Segundo a Organização Mundial da Saúde, para que uma pessoa não seja classificada como sedentária, ela precisa realizar 30 minutos de atividade física moderada, cinco dias por semana", explica Henrique.


Educação Infantil também se mexe

A Educação Infantil do CES também aderiu ao Dia do Desafio. As turmas se reuniram para fazer um exercício de respiração e alongamento, movimentando o corpo todo nesta atividade. "Os alunos adoraram participar", conta a supervisora Elen Zimmermann.


Origens do programa

A ideia para o Dia do Desafio surgiu no Canadá, em 1983. Durante o inverno daquele ano, foi feito o convite para que todas as pessoas de uma cidade caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão onde moravam, às 15h. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

Com o tempo, o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo. No Brasil, a programação iniciou em 1995. O Dia do Desafio é coordenado no Brasil e nas Américas pelo Sesc e promovido mundialmente pela TAFISA (The Association for International Sport for All). A data faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul, desde 2006, quando foi publicada a Lei Nº 12.492/2006.

Fonte: com informações do site Sesc SP



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS