Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

01/06/2017

Doações somam pontos de solidariedade

As 22 equipes que participam da Gincana Estudantil do Colégio Espírito Santo arrecadaram o total de 5.715 peças de roupas e 130 edredons e cobertores. Os agasalhos recebidos serão distribuídos pelo Lions Clube Canoas Centro para os projetos sociais da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann, no bairro Guajuviras, e da ONG Chimarrão da Amizade, no bairro Mathias Velho, além de contemplar os moradores da Praia do Paquetá afetados pela cheia do Rio dos Sinos em Canoas. A Pastoral do CES também encaminhará parte das doações para outras entidades.

Para o presidente do Lions Clube Canoas Centro, Iltamar Rodrigues, a parceria com o CES é sempre positiva, demonstrando engajamento no trabalho que beneficia pessoas e comunidades carentes. "Vemos o empenho dos alunos em compartilhar com os pais esse pensamento de ajudar os outros. Para nós, a surpresa agradável deste ano é que a seleção de peças doadas aumentou muito em qualidade e em quantidade em relação ao ano passado", comenta. Em 2016 foram 4.740 roupas e 74 edredons/cobertores arrecadados na tarefa de responsabilidade social.

O que garantiu o aumento de doações foram as estratégias usadas pelas equipes. A turma 6A1 foi a primeira a trazer os itens para contagem, alcançando 290 peças de roupas. "Criamos um grupo no Whatsapp para avisar tudo o que acontece na Gincana e também conversamos sobre as tarefas nas aulas da professora regente Kátia Bulla", conta Cassiano Holz, que divide a resposabilidade de liderar a equipe com as colegas Rafaella Lacerda e Milena Domingues. "Somos três líderes, mas quem decide como fazer é a turma inteira", explica ele. Por ser a primeira vez da turma em uma Gincana Estudantil, a ansiedade é grande. "Estamos nos puxando bastante, justamente porque é nosso primeiro ano. A gente quer fazer tudo muito rápido. Mas daí a professora Kátia vem e nos diz para acalmar e pensar bem o que fazer", diz Rafaella.

A cada equipe que passava pela mesa de conferência, a contagem era feita em coro pelos integrantes sempre que se aproximavam de ocupar a liderança na quantidade de doações. Na parte da tarde, a primeira turma a trazer os agasalhos foi a 9A4, que arrecadou 540 peças de roupas e bateu a maior marca das turmas da manhã que era de 458 itens. "A gente se preparou desde a semana passada, fazendo checklist e passando de sala em sala das turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental para pedir doações", comenta Daniel de Oliveira Maidana sobre a colaboração de outros alunos do CES. "O que motivou bastante foi poder ajudar alguém que precisa. Decidimos juntar o máximo que pudéssemos para ter um volume maior para doações", complementa ele.

Para o aluno Lorenzo Riva, da turma 8A3, este também foi o principal sentimento na Gincana. "É legal porque dá uma sensação boa de que outras pessoas possam ter o que precisam. Nossa turma recolheu muita coisa nas nossas casas", garante. No meio de tantas roupas, veio também alguns itens que não estavam previstos na contagem de pontos, como perfumes, sabonetes e relógios. Estes materiais foram repassados para a Pastoral do CES que fará a doação para asilos.

Ao final das contagens, os destaques ficaram para as turmas 7A4, que conseguiu 678 peças de roupas, e para a 8A2, que arrecadou 17 cobertores e edredons, muitos deles novos ainda na embalagem.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS