Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

30/06/2017

Conhecimento compartilhado na Mostra Científica CES

Em um novo formato, a Mostra Científica do Colégio Espírito Santo contou com 66 trabalhos apresentados dentro de 14 sessões temáticas como forma de estimular a pesquisa e a troca de conhecimentos entre os alunos do Ensino Médio. Conforme o professor Marcos Schulz, organizador da edição deste ano, a atividade procurou valorizar os estudantes, de forma que eles "brilhem mais do que os professores".

Uma das novidades desta edição foi a possibilidade de optar pelo assunto que cada jovem ou grupo tinha mais interesse, ou que estivesse alinhado aos cursos que eles pretendem fazer na faculdade. A sessão temática "Bullying e questões de gênero nas escolas: por que discutir isso?" foi a com maior número de trabalhos inscritos, revelando olhares variados sobre o tema. "Qualquer coisa pode ser estudada por diferentes perspectivas e abordagens. A Mostra Científica buscou estimular que os alunos pensem as coisas em perspectivas", frisou Schulz.

O comportamento dos alunos chamou atenção pela seriedade com que encararam as pesquisas e o interesse em acompanhar os trabalhos dos colegas. "Ser rigoroso consigo mesmo é a principal característica do pesquisador e do cientista, que busca um resultado universal e pertinente para os outros, preocupado com a veracidade dos fatos", salientou o organizador da Mostra Científica.

Avaliadores convidados

Mediadas por professores do CES, as bancas examinadoras das sessões temáticas tiveram avaliadores convidados, com conhecimento nas áreas específicas dos temas propostos, o que aumentou a responsabilidade dos estudantes. "Isso tira o aluno da sua zona de conforto, que é pensar a nota para o boletim, e o coloca a dialogar com outras pessoas e profissionais", comenta o professor Marcos Schulz. Ele conta que os avaliadores gostaram da interação com os alunos. "Todos se mostraram entusiasmados com a oportunidade de avaliar os trabalhos e de contribuir com informações. Um deles chegou a dizer que era uma honra e uma obrigação dele abrir espaço na sua agenda para prestigiar o conhecimento dos nossos alunos. Alguns dos avaliadores são profissionais que, devido a sua atividade, não se reconectam com a sala de aula e, por isso, também ficaram felizes com esta aproximação", complementou.

Temas dos trabalhos

Sustentabilidade e soluções em ecotecnologia
Desastre ambiental em Mariana (Minas Gerais)
Reforma do Ensino Médio: pensando a escola para o século XXI
Os avanços recentes da astrofísica
Tensões na Ásia: o programa nuclear da Coreia do Norte
Bullying e questões de gênero nas escolas: por que discutir isso?
Conflitos no Oriente Médio: o Estado Islâmico
Preconceito linguístico e os dilemas da norma culta na era da inclusão digital
Música e comportamento: a indústria cultural no Brasil atual
Expansão da fronteira agrícola, agrotóxicos e transgêneros: a economia da nutrição do brasileiro
Aquecimento global: a hora e a vez do negacionismo
Violência nas cidades: a criminalidade e o papel das polícias nos grandes centros urbanos
Aborto: medicina e políticas públicas
Feminismo(s): desafios e perspectivas.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS