Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

04/09/2017

Dia do Estudante com muitas atividades

Este ano o Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto, foi marcado pela entrega de medalhas do Desafio Ninja de Matemática Mangahigh e a primeira encenação da Oficina de Teatro no Colégio Espírito Santo. Mas o que muitos alunos mais queriam era ver a bola rolando nas quadras no torneio de futsal misto. Por sugestão da professora Ádria Paulino, os jogos tiveram o primeiro tempo disputado pelos meninos e a segunda etapa decidida pelas meninas. As partidas finais contaram com a narração do professor Matheus Lazzarotto, que garantiu a animação na atividade. As turmas da tarde do Ensino Fundamental também participaram de oficinas especiais sobre edição de vídeo, história em quadrinhos digital, cubo mágico, paródias a partir da música Despacito, produção de vídeos em inglês e teatro improvisado com dobraduras de papel. Cada turma ainda pôde organizar sua mesa no pátio para lanche coletivo.

Teatro traz cenas do cotidiano

Com uma esquete sobre cenas do cotidiano, a Oficina de Teatro chamou atenção dos alunos para diversas questões sociais. "A gente aborda problemas urbanos em que as pessoas não percebem os outros porque estão focadas no celular", explica Emanuelle Boiko. "A esquete, em geral, fala do celular e de como as pessoas esquecem do que ocorre ao redor, como a família e natureza, além do risco de assalto", complementa Alice Borges. "As pessoas precisam parar de olhar para uma tela e ver o resto", enfatizou Sofia Gomes, que gostou da interação do grupo de teatro com o público nesta primeira apresentação. A colega de oficina Joana Stoll revelou seu alívio por ter dado tudo certo: "Estava nervosa, no início, porque tinha medo de apresentar alguma coisa errada". A avaliação do grupo é que a experiência foi positiva, assim como a oficina como um todo. "Antes de fazer teatro eu era mais fechada. Agora estou bem mais comunicativa e conheci mais amigos", garante Emanuelle.

Medalhas para os ninjas da matemática

O Dia do Estudante foi a data escolhida para a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze e do troféu de campeão do Desafio Ninja de Matemática Mangahigh aos alunos do CES. Realizada de 26 de maio a 9 de junho, a competição envolveu escolas de todo o Brasil que adotam a plataforma game para estimular crianças e jovens a exercitarem o raciocínio lógico por meio desta tecnologia educacional adaptativa para o ensino-aprendizagem da matemática. Ao todo, foram 107 estudantes medalhistas ouro (ao somarem individualmente o mínimo de 500 pontos), 20 prata (400 ou mais pontos) e 61 bronze (300 ou mais pontos). Pelo CES, quem registrou a maior pontuação individual foi a estudante Érica Giovana Meurer Schmitt, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental. “Me dediquei ao máximo, não só pela medalha, mas para estar entre os primeiros porque, no futuro, quero fazer algo ligado à matemática”, afirmou a adolescente, que homenageou a mãe com a conquista. “Minha mãe é professora e sempre me incentivou a lutar pelo o que sonho”, complementou.

Como reconhecimento pelo destaque, Érica ganhou uma bolsa de estudos integral da GO Fun English. Outra bolsa de estudos do curso de inglês foi oferecida a Caio Fritzen, autor da melhor frase na promoção cultural realizada na escola. "Foi surpresa para mim, porque fiz a frase em questão de minutos. É uma oportunidade boa ganhar este incentivo", declarou ele, que venceu com a frase: "Estudante eu sou e quero aprender com a GO. E depois de oito meses aprendendo inglês vou para o exterior falando igual morador. Essa é uma oportunidade muito importante porque com certeza elevará meu nível de 'esperteza'". Outros alunos do CES que demonstraram interesse pelo curso de idiomas podem verificar as vagas com desconto de 40% a 50%.

Entre os premiados com a medalha ouro Ninja Mangahigh estava Matheus Alexander Oliveira, 17 anos. Aluno da 3ª série do Ensino Médio, ele exibia com orgulho também as outras duas medalhas que ganhou individualmente nas edições da Copa Brasil de Matemática Mangahigh de 2015 e 2016. “Na primeira vez que participamos, o colégio terminou em segundo lugar. Então, no ano passado, a gente se dedicou mais, com vontade de ganhar e conseguimos. Este ano, de novo, todo mundo incentivou para sermos campeões”, relembrou. Para ele, estas competições ajudaram a perceber a matemática de forma diferente. “A gente descobre que matemática é interessante, que pode ser legal até para quem não gostava muito dela e que nunca é tarde para aprender”, comentou.





ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS