Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

04/09/2017

Mostra Teen reúne pesquisas sobre os biomas brasileiros

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Espírito Santo pesquisaram bastante sobre os biomas brasileiros para poderem apresentar seus trabalhos na Mostra Teen, realizada nos dias 18 e 19 de agosto. Conforme a diretora Irmã Maria Sônia Muller, esta é uma primeira atividade de iniciação científica para os estudantes que têm como tarefa explicar para os professores avaliadores, alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e familiares.

De acordo com a professora Fabiana Boff, responsável por organizar a Mostra Teen, o maior desafio ficou para as turmas de 6º e 7º anos. "Eles tinham que criar maquetes e não podiam usar o meio digital para apresentação dos trabalhos. Eles aprenderam muito neste processo e encontraram outras maneiras para explicar os conteúdos sem ser com a mídia que estão acostumados", observou. Ela comentou que mesmo as turmas de 8º e 9º anos, que podiam usar apresentações eletrônicas, buscaram outros recursos para complementar o visual dos trabalhos.

No grupo das amigas Thaís, Mariana, Bruna e Eduarda, o mais difícil foi a produção do relatório de pesquisa, que passou por correção do professor orientador. "Na primeira vez, esquecemos a introdução e tivemos que refazer. O professor explicou o que faltava e o que tínhamos que arrumar", contam. Elas gostararam de fazer a maquete e da oportunidade de apresentar para os pais. "A gente leva mais a sério quando apresentamos para os adultos", confessam.

Evolução dos trabalhos

Nesta terceira edição da Mostra Teen, a professoa Fabiana Boff percebe uma evolução dos trabalhos e do próprio evento. "É uma caminhada que leva à maturidade. Quando chegarem no Ensino Médio, terão a Mostra Científica e os trabalhos serão mais complexos", destaca. Ela elogiou o envolvimento dos estudantes na decoração do ginásio, não só de seus estandes, mas também da entrada, com pinturas em pratos de papelão e móbiles de fotos.

A decoração dos estandes dos 8º e 9º anos revelou a criatividade. "Usamos animais de pelúcia para representar a fauna e barcos de papel como referência à pesca e ao turismo no Pantanal", disse Nicole Fraga Pinheiro. A colega Millena Aurelio Euzebio disse que aprendeu coisas desta região do país que não sabia: "Eu tinha uma ideia limitada sobre o Pantanal. Não sabia que tinha tanto turismo, passeios de barco". Em outro grupo sobre o mesmo bioma, Isabella Serafim também ampliou conhecimentos. "A pesquisa abriu minhas ideias. Normalmente não pesquisaria sobre isso, mas descobri como a pesca, a pecuária e o turismo afetam a economia e o bioma Pantanal. São diversas coisas interessantes que os moradores de lá fazem e que influencia na renda deles", argumentou.

Plantando a semente da curiosidade

Para a professora Fabiana Boff, a visitação das turmas de 1º ao 5º ano ajuda a plantar a semente da curiosidade para que no futuro se desenvolva pesquisadores interessados. E neste primeiro contato, o visual ganha pontos. Apesar de não saber explicar detalhes do projeto sobre a conservação do bioma da caatinga, João Airton Oliveira da Silva, 7 anos, tinha certeza do que chamou sua atenção: "O globo (terrestre) com luz dentro".

O grupo da turma 7A2, formado pelas colegas Alana, Antônia, Camille, Júlia e Kiara contou que a interação com os pequenos exigiu uma postura diferenciada. "Eles tentam entender e a gente procura falar de uma maneira mais simples. É um amadurecimento para nós e para eles também", comentou Camille. Da pesquisa feita pelo grupo, ela conta que descobriu coisas novas sobre as características naturais de Minas Gerais".

Os familiares também puderam perceber como se deu o aprendizado na Mostra Teen. "Alguns grupos falam mais, trazem abordagens diferentes, com mais assuntos. Outros falam menos, mas contam como são os biomas de outros estados. Acompanhei de perto o grupo do meu filho, que se encontrava nos sábados para montar a maquete e apresentação", disse Eliana Soiza, mãe do aluno Eduardo.




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS