Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

15/09/2017

Missa no CES traz conforto aos enlutados

Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do turno da manhã do Colégio Espírito Santo foram convidados a participar de uma missa realizada no Ginásio de Esportes da escola para relembrar com carinho o estudante Victor Caetano Mendes, que faleceu no dia 12 de setembro após um acidente de bicicleta no final de semana. "Ele sempre demonstrou muito entusiasmo, era muito participativo e uma criança cheia de vida. Queremos agradecer a presença dele aqui no colégio", destacou a diretora do CES, Irmã Maria Sônia Muller. Ela observou que o local da missa foi definido por um motivo especial: "O Victor fazia parte do time de futebol do CES e o ginásio era um lugar muito presente na vida dele". A diretora ainda pediu que todos orem pelos familiares dele, desejando paz sobre eles para que possam viver com alegria como foi a vida do Victor.

O padre Fabiano Schwanck Colares, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, reforçou que a missa tinha por objetivos: estar perto do Victor por meio da força da fé e da oração; rezar pela família do Victor; e orar para que todas as pessoas saibam viver bem suas vidas com a família, os amigos e demais pessoas ao seu redor. "O grande motivo para este encontro é a fé que herdamos dos pais e de nossos antepassados e que diz: 'para quem tem fé, a vida nunca tem fim'. O que é o pequeno tempo de saudade diante de estar na eternidade com Deus e com todos aqueles que amamos?", salientou o padre. Ao falar que "todos devem ter consciência de que a vida neste mundo é como a chama de uma vela, que a qualquer momento pode se apagar", ele enfatizou que esta mensagem busca preparar os corações, não com tristeza pelo fim, mas com alegria por crer na ressurreição. Mencionando que, casualmente, 15 de setembro é o Dia de Nossa Senhora das Dores, data que se lembra Maria, mãe de Cristo, que chorou a morte do filho na cruz, o padre Fabiano pediu que Nossa Senhora olhe a família de Victor, em especial a mãe Adriana, o pai Rudinei e o irmão Guilherme.

Ao lado do altar, em um painel, foram dispostas frases redigidas pelos colegas e amigos do Victor das turmas 6A2 e 6A1, escritas durante em um trabalho de reflexão realizado pela psicóloga Rosane Fraga Pinheiro e pela orientadora educacional Adriana Fritzen. Os estudantes haviam sido convidados a colocar no papel seus sentimentos em relação ao Victor ou pensamentos sobre as atitudes que deveriam ter em relação ao próximo. A diretora do CES leu estas mensagens pedindo que todos reflitam sobre "o que posso fazer antes que a minha vela se apague?". Ao final da missa, a memória de Victor foi saudada com salva de palmas.

Vale lembrar que a decisão da família de Victor em doar os órgãos do menino fez com que a morte dele ainda deixasse uma lição de vida, trazendo esperança para cinco pessoas que receberam estes transplantes. E a mobilização feita no período em que ele estava hospitalizado reverteu na doação de mais de 100 bolsas de sangue em apenas um dia.

O CES convida para a Missa de Sétimo Dia de Falecimento do aluno Victor Caetano Mendes, a ser celebrada dia 20 de setembro, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora das Graças.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS