Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

26/09/2017

Assessora confere prática da Escola da Inteligência no CES

Uma das tarefas da assessora pedagógica da Escola da Inteligência Juliana Souza, no dia 21 de setembro, foi observar como o programa está sendo aplicado pelos professores junto aos alunos das turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Colégio Espírito Santo. "A ideia é assistir a aula e ver os conceitos que os estudantes já aprenderam e a partir disso avaliar reformulações no material. Em um momento anterior, conversei com os professores coletando informações, ideias e dificuldades. Eles indicam o que tem e o que não tem impacto junto aos alunos. Com isso, vamos articulando situações para trabalhar da melhor forma", comentou Juliana. Em 2018, a Escola da Inteligência abrangerá as turmas de 6º, 7º e 8º anos do CES.

Em uma das turmas de 7º ano da manhã, os estudantes comentaram que aprenderam a ter mais respeito com os outros, a se comportar e a pensar antes de falar e de fazer alguma coisa. Em sequência ao trabalho realizado na aula anterior do programa, a professora Fernanda Cardoso pediu que os alunos lessem frases que escreveram a partir do vídeo da Escola da Inteligência que abordou o tema criatividade, indicando que esta qualidade nem sempre está nas soluções mais complexas. Em outra turma, os estudantes também elaboraram pensamentos sobre esta temática. As frases serão expostas nos murais dos corredores.

As turmas da tarde também foram acompanhadas pela assessora. Com o 7º ano, as professoras Regina Gaviraghi e Maria Fernanda Barros Gomes trabalharam o tema altruísmo. Primeiro, elas apresentaram um vídeo sobre pessoas que se doam aos outros, trabalhando cinco frases sobre altruísmo. Depois de mostrar trechos do filme Vida de Inseto, nos quais o personagem principal ajudava outros insetos, as professoras pediram que os estudantes formassem grupos para criar "brinquedos" com massinha de modelar. De olhos fechados, os alunos deveriam passar de mão em mão estas criações feitas em massinha, ao mesmo tempo que formigas gigantes de borracha também passavam de mão em mão. "Eles experimentaram a sensação de não enxergar e de depender dos outros para receber uma coisa boa ou algo que não esperavam", disse Regina, explicando a dinâmica.

Com uma turma de 6º ano da tarde, a professora Soraia Latif trabalhou o tema "A arte de contemplar o belo", levando os alunos a refletirem sobre as pequenas e grandes obras da natureza e a valorizarem pequenos gestos de carinho na família como dar a mão, um abraço e um beijo. Em uma dinâmica feita em pares de estudantes, cada um da dupla deveria dizer qualidades internas e externas que apreciam no outro colega.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS