Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

09/11/2017

CES participa da 1ª Jornada Pedagógica Administrativa

A 1ª Jornada Pedagógica Administrativa das Escolas da Província Sul da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo aconteceu de 2 a 4 de novembro, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. O encontro foi uma oportunidade para aprofundar a Espiritualidade e a Gestão Diferencial, contando com a presença de 75 representantes das quatro unidades de ensino da rede: Colégio Sant'Ana, Colégio Santos Anjos, Colégio Espírito Santo e Colégio Santa Maria. A delegação do CES totalizou 21 participantes, nas pessoas da direção, equipe pedagógica e administrativo pedagógico.

Patrocinada pelas editoras FTD, Positivo e Moderna, a programação contou com cinco palestrantes: Irmão Afonso Murad, Giovani Pacheco Costa, Ailton Dias de Melo, Lúcia Klein e Lysvania Villela Cordeiro. Eles desenvolveram diversos temas, todos pertinentes à prática educacional.

Em um dos momentos de palestra, o Dr. em Teologia Irmão Afonso Murad abordou o cultivo da espiritualidade na gestão. Giovani Pacheco Costa, pedagogo e consultor de tecnologias da Editora Moderna, falou sobre o líder do século XXI, destacando que o relacionamento interpessoal é a principal habilidade desta época, além de elencar as qualidades das pessoas que sabem trabalhar em equipe. Segundo ele, pessoas acomodadas, que não cumprem prazos e tarefas e que não têm ética e postura não sobreviverão no século XXI.

O psicólogo Ailton Dias de Melo palestrou sobre a educação e o mundo contemporâneo, apresentando a evolução das gerações até a atual e trazendo o conceito de angústia planetária que se percebe nos dias de hoje. Os fundamentos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram esclarecidos pela assessora pedagógica da Editora Positivo Lúcia Klein e pela coordenadora editorial de História, Filosofia e Sociologia da Editora Positivo, Lysvania Villela Cordeiro. Elas destacaram os quatro pilares da BNCC: 1) Direito à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa (conforme o artigo 205 da Constituição Federal); 2) Educação integral no sentido de formação de pessoas autônomas; 3) Competências do século XXI (conceitos, procedimentos, valores e atitudes); 4) Documento das dez maiores competências da BNCC: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; senso estético; comunicação; argumentação; cultura digital; autogestão; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e autonomia.

O evento foi uma grande oportunidade de integração, permitindo ainda rever ex-diretoras e ex-professoras do CES que atuam em outras escolas da Rede MSSpS. A 2ª Jornada Pedagógica Administrativa já está agendada para 2019, em Curitiba, Paraná.

Aproveitando a passagem pelo Paraná, a delegação do CES entregou pessoalmente as doações arrecadadas pelo Beçário e pela Educação Infantil às 19 Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, que vivem enclausuradas. Cada uma delas foi apadrinhada por um integrante do CES, em um momento de muita alegria e emoção. O grupo também visitou a estrutura do Colégio Sant'Ana, que possui sede esportiva e sede campestre, e o Convento em Ponta Grossa.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS