Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

27/03/2018

CES recebe visita da direção geral das MSSpS

No dia 23 de março, o Colégio Espírito Santo recebeu a visita oficial de duas das sete integrantes da direção geral das Missionárias Servas do Espírito Santo (MSSpS). Sediada em Roma, Itália, a equipe diretiva viaja o mundo para acompanhar de perto o trabalho da congregação nos 50 países onde as religiosas estão presentes.

Natural da Índia, a Irmã Mary John explica que esta é uma visita formal, feita uma vez a cada seis anos, no período do mandato, a fim de saber mais sobre a atuação local. “É uma oportunidade de vermos as Irmãs, a missão e a instituição. Uma chance de conhecer a realidade e de desafiar as Irmãs para novas perspectivas”, conta. “Queremos animar e motivar as Irmãs na missão, ajudando a estabelecer onde queremos ir para fazer a diferença no mundo e aprofundar a vida religiosa”, complementa a Irmã Mirian, natural da Alemanha.


Saiba mais sobre a congregação

A congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo foi fundada por Santo Arnoldo Janssen e pelas bem-aventuradas Maria Helena Stollenwerk (Madre Maria) e Hendrina Stenmanns (Madre Josefa) em 8 de dezembro de 1889, em Steyl, Holanda.
No Brasil, o trabalho missionário iniciou com seis Irmãs, em 20 de agosto de 1902, primeiramente em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Desde 1962, as missionárias estão organizadas em duas províncias.
A Província Brasil Sul tem sede no Paraná, com atuação também no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amazonas e Roraima.
A Província Brasil Norte está sediada em São Paulo e atua no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Em Canoas, as missionárias iniciaram sua atuação no Colégio Espírito Santo, em 9 de março de 1959, a convite do padre Engelberto Hartmann e da Comunidade Católica do então bairro Chácara Barreto, hoje, Nossa Senhora das Graças.


Futuro construído pela educação

No Colégio Espírito Santo, as religiosas da direção geral conhecerem os prédios onde funcionam o Berçário, Turno Inverso, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, atendendo atualmente mais de 2 mil alunos. “A educação é uma missão muito importante. Através da educação é que se prepara o futuro”, destacou Irmã Mirian.

Ela elogiou a educação de qualidade e, também, confessional para formação de pessoas com valores humanos. “Queremos transmitir isso aos alunos para que possam crescer como pessoas que constroem um novo modo, uma nova sociedade”.

A Irmã Mary John lembrou o esforço da congregação para levar a educação aos pobres. “Na Índia e em vários países, temos escolas particulares que atraem pessoas de classes sociais mais altas, que desta maneira ajudam financeiramente a manter escolas para comunidades carentes”, exemplifica. “Com isso, ensinamos os jovens a realidade de que há quem precise de educação, mas que não pode pagar por isso”, reforça Irmã Mirian.

Neste sentido, em Canoas, as Missionárias Servas do Espírito Santo contam com o Centro Educacional Madre Josefa, no bairro Fátima. A escola de Educação Infantil é 100% beneficente.


Curiosidades e conselhos

Da interação das Irmãs Mary John e Mirian com os alunos do Colégio Espírito Santo surgiram muitas curiosidades sobre a vida das religiosas, países onde nasceram e vivem e as impressões delas em relação à escola. Elas conheceram programas adotados pelo CES, como: O Líder em Mim, Escola da Inteligência, projeto Conexões, Sistema de Ensino pH, Mangahigh, Super Cérebro e o Curso de Iniciação em Robótica.

As religiosas deixaram conselhos aos alunos: “Estudem bem, sejam bons cidadãos, amem seu país e as pessoas, especialmente os pobres”, disse Irmã Mary John. “E que tenham valores cristãos e humanos para serem pessoas melhores”, completou Irmã Mirian.


Horizonte transcendente

O diferencial de uma escola confessional católica, de acordo com as Irmãs Mirian e Mary John, é que além do ensino formal é compartilhado “o senso de que existe mais do que o óbvio; existe um Deus, que criou e amou o mundo, oferecendo um horizonte transcendente”. Segundo elas, este ensinamento ajuda a pessoa a crescer com dignidade e a querer contribuir neste mundo. “Às vezes, há quem duvide que há valores mais profundos. Mas existe algo mais humano e divino em cada pessoa. Não há pessoa sem dons. Cada um é um tesouro para a sociedade”, enfatiza Irmã Mirian.


Vocação religiosa para atuar no mundo

De nacionalidades variadas, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo são chamadas a servir a Deus e aos demais, prestando serviços na educação formal, saúde, obras sociais, animação vocacional e em projetos e campanhas voltados aos excluídos e comunidades carentes.

Indiana, a Irmã Mary John, por exemplo, ingressou na vida religiosa aos 16 anos. “Fiz os votos perpétuos aos 21 anos, na Austrália”, relembra. Nestes 36 anos de trabalho missionário, ela já percorreu países da Europa, América, Ásia, África e Oceania, compartilhando o conhecimento do doutorado em Teologia de Missões e a experiência da atuação como coordenadora do centro administrativo mundial do secretariado Missão Justiça, Paz e Integridade da Criação (Jupic). Este secretariado trabalha diretamente com a ONG Vivat International, reconhecida pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas como entidade de caráter consultivo, com foco em quatro questões: erradicação da pobreza, mulheres e questão de gênero, desenvolvimento sustentável e cultura da paz.

Formada em Psicologia, a Irmã Mirian também percebeu cedo sua vocação: “Quando jovem, na Alemanha, eu queria ser algo para os demais, queria contribuir. Quando fui à Índia conhecer como viviam os cristãos lá, fiquei entusiasmada e entrei na congregação”. Nestes 37 anos de trabalho missionário, ela ocupou por três vezes o cargo de provincial na Alemanha, atuou na Escola Superior de Botswana (África), foi professora de noviças na Áustria, e, na função atual, visitou diversos países, entre eles: Rússia, Indonésia, Inglaterra, Holanda e Paraguai.


Atenção especial aos refugiados

Da atuação internacional, as duas integrantes da direção geral das Missionárias Servas do Espírito Santo destacam que uma das prioridades tem sido o trabalho com pessoas que estão em campos de refugiados.

Na África, as religiosas estão em Uganda, auxiliando refugiados do Sudão do Sul. Conforme levantamento divulgado em agosto de 2017 pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), na época, Uganda abrigava mais de 1 milhão de sul-sudaneses, sendo 85% mulheres, crianças e jovens menores de 18 anos. “Uma de nossas Irmãs foi assassinada por militares no Sudão do Sul e tivemos que retirar a comunidade existente naquele país por causa da guerra”, comenta Irmã Mirian.

Segundo elas, vários países da África e da Ásia têm sofrido com pobreza e casos de injustiça, fazendo com que pessoas deixem seus lares. Um dos destinos é a Grécia, que recebe grande fluxo de refugiados oriundos principalmente da Síria e Afeganistão. “Na nossa casa, em Roma, acolhemos três famílias da Síria e uma do Senegal”, contam elas.

Mais do que alojar os refugiados, as religiosas afirmam que é preciso ajudar a integrar e dialogar com eles para que os dois lados entendam que possuem culturas diferentes, religiões diferentes, mas que podem viver juntos. “É preciso construir pontes e não muros”, diz Irmã Mary John.


Doações dos estudantes

Considerando o que acontece no mundo, os alunos do Colégio Espírito Santo são estimulados a contribuir voluntariamente com a Campanha Missionária que as Irmãs desenvolvem a cada ano com um propósito diferente. No ano passado, a doação de latinhas e garrafas plásticas se converteu em dinheiro enviado para o trabalho missionário no Haiti e em Moçambique.

Este ano, o auxílio será destinado às atividades que as religiosas desenvolvem nas comunidades carentes da região Norte do Brasil. As crianças e famílias da escola participam da campanha por meio de várias iniciativas na escola, além das doações de qualquer valor no chamado Cofrinho Missionário.

Confira mais fotos no álbum do Facebook.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS