Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

24/04/2018

Foco no estudo é reforçado em reunião com pais

Uma sondagem feita com as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio Espírito Santo revelou informações importantes sobre a organização e a responsabilidade para o estudo por parte dos alunos. Com as turmas de 4º ano, 100% dos questionários foram respondidos. Já com as turmas de 5º ano a taxa de resposta totalizou 95,15%. O resultado foi apresentado aos pais, em duas reuniões, nos dias 19 e 20 de abril.

O levantamento apontou locais onde as crianças estudam e realizam o tema; quem elas buscam para auxiliar nos exercícios e trabalhos; quais são as fontes de pesquisa que mais usam; onde anotam informações e datas de provas, entre outras situações da rotina dos alunos.

A partir destes dados, a psicóloga do CES, Rosane Fraga Pinheiro, comentou os pontos que o colégio julgou mais importantes a fim de fortalecer a relação escola-família para que juntas encaminhem alunos melhores preparados para o Ensino Fundamental II. "Temos percebido que o grau de dificuldade do 5º ano tem aumentado, por isso a importância de criar o hábito de estudo o quanto antes", observou.


Aplicando os 7 Hábitos no estudo

A diretora do CES, Irmã Maria Sônia Muller, reforçou que o foco nos estudos deve ser intesificado, já considerando 2019, quando as atuais turmas de 5º ano ingressarão no 6º ano do Ensino Fundamental. Neste sentido, ela relembrou cada um dos 7 Hábitos do programa O Líder em Mim, relacionando à rotina de estudos para que escola e família trabalhem juntas para criar o caráter das crianças. "É preciso dar responsabilidades aos filhos para que conduzam a própria vida", aconselhou.


Reflexões e conselhos

Com base no que foi apurado nesta sondagem, enfatizou-se que a organização para os estudos deve ser cada vez mais dos alunos, incluindo: lembrar de fazer os temas e usar a agenda para anotar tarefas, provas e trabalhos. "A agenda é um princípio de organização", disse Rosane. Ela observou que família e escola devem ajudar o estudante a utilizar este material que deve ser levado sempre para a aula. "Os pais devem estar atentos, conferindo se os alunos estão anotando e estudando para as provas".

Segundo Rosane, os pais devem acompanhar a realização dos temas, revisando e dando dicas, mas devem evitar fazer pelos filhos. Os horários para a realização desta tarefa também foi comentado pela psicóloga: "Quem está no Turno Inverso, chega muito cedo no CES e volta tarde para casa. Então não é justo para a criança, nem para os pais, ter que fazer o tema tarde da noite. Este horário deve ser de proveito para a família. É preciso que o aluno priorize fazer o tema nos horários que ele tem disponível para isso e que, de noite, os pais apenas revisem o que foi feito".

Outra dica foi repensar o uso de equipamentos eletrônicos (celular, tablet, tevê) no dia a dia e, em especial, na escola. "Na sala de aula, se o celular não está sendo pedido pelo professor, como um instrumento de pesquisa, ou recurso para atividade, o aparelho não deve estar disponível", argumentou Rosane.


Pedidos dos pais

Nas reuniões, mães e pais de alunos manifestaram suas opiniões sobre o assunto e fizeram pedidos à escola. Um deles foi o de ensinar, mais aprofundadamente, os alunos do 4º ano a pesquisar na internet e em livros, de forma que eles consigam produzir melhor os trabalhos. Também foi solicitado mais exercícios que orientem os estudantes a elaborar uma redação bem estruturada. Outra solicitação foi que as professoras reforcem o momento que as crianças devem copiar o tema e datas de trabalhos e de provas na agenda.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS