Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

04/05/2018

Reflexões em família na Escola da Inteligência

O primeiro Encontro da Família da Escola da Inteligência no Colégio Espírito Santo, em 2018, provocou reflexões importantes sobre a relação entre pais e filhos. Quem conduziu este momento com familiares dos alunos das turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental foi a coordenadora educacional da Escola da Inteligência, Rafaela Perim.

A partir do tema “a família que habita em você”, ela explicou que tudo o que os pais viveram na infância deveria ser compartilhado com os filhos. Nesse sentido, ela pediu que os participantes do encontro lembrassem de como eram as brincadeiras do seu tempo e que comparassem estas memórias com a realidade das crianças de hoje. “Segurança, tecnologia são coisas que alteram a forma do brincar. Mas o que difere mesmo é que no passado as brincadeiras faziam com que as crianças trabalhassem em equipe, resolvessem problemas, fossem criativas e socializassem”, comentou Rafaela.

Por outro lado, a palestrante falou que há pessoas que têm a sensação de que se esforçaram tanto para dar aos filhos o que não tiveram, ao invés de oferecer o que tiveram de melhor na própria infância. “Hoje, as crianças recebem muitos presentes, mas o que precisam é de presença, de diálogo com a família”, salientou. Outro problema levantado é que pelo fato dos filhos receberem muita coisa pronta por parte dos pais, as crianças não têm noção de processo e não aprendem como fazer.

Como “dever de casa” para o segundo encontro agendado para 19 de junho, Rafaela pediu que as famílias fizessem o exercício da página 17 do livro Em Família: “Escolham uma foto, recente ou antiga, que mostre uma tradição familiar e expliquem o motivo. Não precisa ser algo grandioso. Pode ser algo simples mas que tenha significado especial para vocês”.

Nas próximas reuniões serão trabalhadas duas emoções por encontro: tristeza e alegria; medo e surpresa; e raiva e amor.


Encantamento com a proposta

Para Daniela Petersen Henriques, mãe do aluno Bernardo, do 6º ano, o Encontro da Família da Escola da Inteligência poderia durar mais tempo, porque deixou o “gostinho de querer mais”. “A sensação é de encantamento. O encontro deveria ser prolongado para uma hora e meia porque é muito estimulante e porque mexe com as nossas emoções”, disse ela ao final da primeira reunião. Ela fez questão de parabenizar o CES por adotar o programa e incluir a participação da família: “É um privilégio estar em uma escola que abre suas portas e faz o convite para a reflexão familiar”.


Educação socioemocional

Primeiro programa de educação socioemocional do Brasil, a Escola da Inteligência conta com mais de mil escolas parceiras, mais de 300 mil estudantes envolvidos e mais de 5 mil educadores capacitados no programa.

A coordenadora educacional da Escola da Inteligência, Rafaela Perim, apresentou dados de uma pesquisa realizada em 2013, com 100 mil alunos de 200 escolas que adotam o programa, na qual se verificou que 91% dos alunos apresentaram melhor desenvolvimento cognitivo ao aprender a lidar com as próprias emoções.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS