Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

03/06/2018

Projeto incentiva o pensar e o agir sustentáveis

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material que cause menor impacto no meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Com isso mente, os professores das áreas de Educação Artística, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática decidiram trabalhar, de modo interdisciplinar, para a aplicação e realização do Projeto Sustentabilidade com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Espírito Santo. "O objetivo é conscientizar nossos alunos, pais e colaboradores que a sustentabilidade é essencial para nosso planeta, garantindo os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e assegurando uma boa qualidade de vida para as futuras gerações", diz a professora Fabiana Boff.


Leitura que inspira

O ponto de partida foi a leitura do livro “Procura-se um planeta sustentável”, que direcionou as pesquisas elaboradas em grupo durante o projeto. "Por meio das pesquisas, os alunos tomaram consciência de que é possível reaproveitar materiais, criando estojo feito de embalagem de salgadinhos, por exemplo. Os professores se engajaram para desenvolver os trabalhos com os grupos e muitos pais participaram da preparação dos produtos", conta a professora Fernanda Cardoso.

Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos apresentaram em Powerpoint uma empresa que seja sustentável, explicando seus procedimentos em relação aos conceitos de sustentabilidade, além de estabelecer uma conexão com o livro “Procura-se um planeta sustentável”. Depois disso, produzir um produto de forma concreta, ou seja, um exemplo de sustentabilidade para a exposição. Na disciplina de Educação Artística, criaram cartazes publicitários sobre o produto apresentado. Na disciplina de História, pesquisaram sobre a história do plástico. Na disciplina de Geografia, trabalharam a sustentabilidade no planeta. Na disciplina de Matemática, produziram tabelas e gráficos sobre o tempo de decomposição dos diferentes tipos de materiais estudados por eles como plástico, vidro, papel, borracha, dentre outros. Na disciplina de Ciências, pesquisaram sobre a matéria prima mais utilizada no Brasil, e qual a comparação do produto criado.


Criatividade nos produtos

Antes de desenvolver seus produtos, os estudantes pesquisaram na internet, vendo de que forma poderiam reaproveitar materiais, dentre outras possibilidades. "A gente queria fazer uma caminha de cachorro, mas como sobrou pneu, decidimos fazer também um porta revistas", conta Nayhla Costa. O pai dela ajudou a cortar o pneu e a instalar os suportes para o porta revistas. Já a mãe da colega Marjorie auxiliou na pintura. "Vimos que tem como ser mais sustentável e que não é difícil fazer isso. Pequenas coisas já ajudam o planeta", afirma a aluna Bruna Pandolfo.

Outro grupo aproveitou o projeto para descobrir matérias primas alternativas para criar um robô. "Procuramos adaptar as ideias para coisas sustentáveis. Na pesquisa que fizemos, vimos muitas imagens de peças de robôs que poluem o meio ambiente. Por isso, pensamos em fazer de papelão, porque o tempo de decomposição é menor que o metal, ou madeira", explica Gabriel Dadalt. "No lugar de baterias, optamos por seringas hidráulicas para os movimentos. Foram dois dias bem longos para montar tudo. No final, funcionou bem, como a gente esperava", comenta o colega Gabriel Rodrigues.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS