Notícias | Colégio Espírito Santo | Canoas/RS

Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

06/06/2018 - Atualizada em 07/06/2018

Jardim B recebe o Projeto Odonto Brincar

Pelo quinto ano consecutivo, o casal de dentistas Mariana Buj Almeida e Marcelo Almeida traz informações sobre saúde bucal aos alunos do Jardim B da Educação Infantil do Colégio Espírito Santo por meio do Projeto Odonto Brincar. "A primeira vez foi em 2014, quando nossa filha estudava no Jardim B, aqui na escola", recordou Mariana ao se apresentar às turmas da tarde, no dia 4 de junho. Para as crianças da manhã, a atividade educativa ocorreu no dia 7 de junho.

O Projeto Odonto Brincar tem três momentos: palestra, vídeo e o Bingo dos Dentinhos. Na primeira parte, os alunos ouvem orientações diversas, que podem ser resumidas nas "quatro dicas de ouro": fio dental, escovação, alimentação saudável e visitar o dentista regularmente, considerando o mínimo de duas vezes ao ano. Depois, um desenho animado reforça os cuidados necessários para a saúde da boca. "Nessa fase, as crianças começam a passar pela troca dentária dos dentes de leite pelos permanentes e já têm maturidade para entender o que falamos", comenta Mariana. Aos alunos, ela pediu que levassem as "quatro dicas de ouro" para casa, para que os pais ajudassem, em especial, no uso do fio dental.

A terceira parte do projeto é a mais divertida. No Bingo dos Dentinhos, os alunos devem marcar as figuras sorteadas que eles têm na cartela, identificando com a ficha verde se a imagem é de algo bom para os dentes e com a ficha vermelha o que faz mal. "Eles ficam empolgados com a brincadeira que é uma abordagem lúdica do que falamos para um melhor aprendizado", diz Marcelo.


Informação para prevenção

De acordo com os dentistas, a proposta do Projeto Odonto Brincar é ensinar a correta higiene bucal, além da importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis para, assim, prevenir o desenvolvimento de doenças como a cárie e a gengivite. "Com esta formação de conceitos, trabalhamos a saúde como um todo", diz Mariana.

Uma das principais recomendações é a escovação dos dentes após as refeições e antes de dormir. Para isso, é necessário usar um creme dental com flúor, mas em pequena quantidade. "O tamanho de uma ervilha já é o suficiente", enfatiza a dentista. Já no que se refere à alimentação, deve-se evitar doces, salgadinhos, refrigerantes, bolachas e chocolate. O melhor é comer frutas, verduras e legumes.


Auxiliar especial

Na palestra realizada para as turmas da manhã, no dia 7 de junho, o casal de dentistas contou com uma auxiliar especial: a filha Laura, de 9 anos. "Gostei muito de ajudar hoje. Gosto de distribuir as cartelas do Bingo dos Dentinhos e de mostrar as figuras e modelos dos dentes. Foi bem legal visitar o colégio já onde estudei", comentou a menina.


Carinho em agradecimento

Para agradecer a presença dos palestrantes, as turmas do Jardim B do CES prepararam cartões que foram entregues pelas professoras. Os dentistas retribuiram o carinho doando, para a Biblioteca do colégio, um exemplar do livro "Incríveis descobertas no dia a dia com diabetes", da odontopediatra e escritora Dóris Rocha Ruiz com Ines Quintanilha.


Confira mais fotos no Facebook.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS