Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

05/07/2018

Consultores acompanham aplicação da Escola da Inteligência no CES

Os consultores educacionais da Escola da Inteligência Felipe Cuin e Fernanda Brum visitaram o Colégio Espírito Santo no dia 19 de junho. Nesta oportunidade, eles puderam conversar com todos os públicos envolvidos com o programa: estudantes, professores e famílias.

Com as turmas de 6º e 7º anos dos turnos manhã e tarde, os consultores verificaram os entendimentos dos alunos quanto aos conceitos e termos da Escola da Inteligência. Em uma das aulas, acompanharam como está sendo a aplicação do conteúdo do livro do programa.

Na conversa com professores, equipe pedagógica e direção, Felipe e Fernanda trouxeram dicas de como integrar a linguagem e as propostas da Escola da Inteligência em eventos como Festa Junina, Gincanas e exposições. Eles sugeriram intensificar o uso de painéis nos corredores do CES para divulgar ainda mais informações do programa. Também compartilharam a ideia de criar um painel chamado de Conflitômetro, que ficaria localizado no pátio do colégio para que os próprios estudantes monitorassem quantos dias não tiveram conflitos durante o recreio.

Um pedido feito pela diretora Irmã Maria Sônia Muller aos consultores foi de ampliar o treinamento a todos os educadores do Ensino Fundamental II do CES. Atualmente, os workshops e cursos on-line são voltados apenas aos professores aplicadores do programa. A proposta foi bem recebida pelos consultores. "A Escola da Inteligência vem para conversar com o conteúdo de todas as disciplinas a fim de colaborar na aprendizagem, resolvendo conflitos internos dos alunos", disse Felipe.


Encontro da Família aborda Tristeza e Alegria

O segundo Encontro da Família da Escola da Inteligência tratou de Tristeza e Alegria. "É preciso que os pais ajudem os filhos a identificar as tristezas para então ajudá-los a gerenciar suas emoções", foi o recado inicial do consultor educacional Felipe Cuin. De acordo com ele, não se deve tentar mascarar fatos tristes com alegrias passageiras. A tarefa dos pais é conversar, buscando fortalecer os filhos para que eles aprendam a lidar com os sentimentos infelizes, além de proporcionar momentos alegres construídos de forma saudável.

Um dos alertas da palestra foi o de evitar as armadilhas da tristeza, que podem ser: o ressentimento, o vazio, a inveja, o luto e a depressão. "Vivemos na imprevisibilidade de emoções diante de situações que ocorrem nas nossas vidas e que cada pessoa encara de uma maneira diferente. Muitas vezes, temos dificuldade de olhar com os olhos da outra pessoa", complementou, indicando a necessidade de um diálogo aberto entre pais e filhos.

Nesse sentido, o consultor da Escola da Inteligência falou sobre Comunicação Não Violenta, propondo que cada família repensasse como agir de forma não violenta a partir da leitura da página 60 do livro Em Família. Outra atividade do livro que ficou como "tema de casa" é a brincadeira de amigo secreto Reconhecendo Emoções (páginas 47 e 48), na qual cada um sorteia o nome de alguém da família para revelar quem tirou por meio de imitação de como esta pessoa se expressa no núcleo familiar. "A ideia é fazer uma reflexão para autoavaliação das emoções evidenciadas em casa", explica Felipe. E uma última tarefa proposta para fazer em casa é a do Stand Up (páginas 86 e 87). Nesta atividade, a ideia é reunir a família para relembrar situações ruins vivenciadas no passado, mas que hoje são encaradas de forma mais saudável.

Ao final da reunião, Felipe pediu ainda para que os pais percebessem como está o sorriso dos filhos em fotos das turmas no CES (veja no PowerPoint).

O terceiro Encontro da Família da Escola da Inteligência será dia 27 de setembro, abordando Medo e Surpresa. Programe-se e participe!



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS