Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

12/07/2018

Alertas no trânsito feitos com criatividade

Valendo-se de tarefas especiais da Olimpíada Estudantil, o Colégio Espírito Santo envolveu os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio na criação de alertas para conscientização no trânsito. Os formatos foram: paródia musical (6º e 7º anos), símbolo e slogan (8º e 9º anos) e redação e vídeo a partir da palestra Vida Urgente (Ensino Médio).

A qualidade dos trabalhos impressionou os avaliadores. Ex-aluna do CES, a gerente comercial do Diário de Canoas, Viviane Carvalho, foi especialmente convidada para julgar as produções. “A escola e os professores estão de parabéns por promoverem a criatividade e por fazerem os alunos pensarem sobre várias coisas relacionadas ao trânsito, como o consumo de álcool e o uso do celular”.

Os professores de música do CES Fernanda Anders e Renã Covolan também registraram sua satisfação com o que viram e ouviram. “Estas tarefas despertaram o lado criativo dos alunos em todos os trabalhos. Musicalmente, fiquei muito feliz com o que as equipes fizeram, inclusive no uso de músicas nos vídeos do Ensino Médio”, comentou Renã. “É importante trabalhar o projeto com os alunos e, em extensão, com as famílias para conscientização de todos. As produções são muito bonitas e serviram para um rico aprendizado dos estudantes”, disse Fernanda.

A paródia feita pela turma 7A1, em especial, superou as expectativas. A equipe não só fez a gravação em vídeo para que a tarefa fosse avaliada, mas produziu um videoclipe. “A gente começou gravando na rua, na faixa de pedestres em frente ao colégio. Tivemos que esperar os carros passarem. Repetimos várias vezes até pegar o jeito”, relembram as alunas Helena Munhoz, Milena Domingues e Laura Richa.

Escolher uma música para elaborar uma nova letra alertando sobre um trânsito mais consciente não pode ser descrita como uma tarefa simples. “Mudamos várias vezes de música até encontrar uma que todos concordassem em cantar. Daí foi preciso compor o refrão e depois alterar algumas palavras para acertar o ritmo. A inspiração veio de coisas que identificamos nos comportamentos dos pais e de outras pessoas no trânsito”, disseram os colegas Rafael Silveira, Nicole Pinter, Manuela Vencato e Ana Júlia Nunes, da turma 7A2.


Trabalhos com cara de campanha publicitária

A tarefa da Olimpíada Estudantil CES para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II era criar um slogan e símbolo sobre um trânsito mais seguro. O curioso é que a maioria das equipes focou no tema da palestra Vida Urgente, desenvolvendo alertas sobre a combinação álcool e direção.

Além disso, muitas das artes entregues se pareciam mais com anúncio publicitário, do que apenas um símbolo para o projeto. Por isso, a comissão avaliadora da tarefa sugeriu que os materiais dos alunos fossem retrabalhados para compor uma campanha publicitária. Assim, foram combinados elementos de quatro trabalhos para os dois anúncios publicados nesta edição.

O símbolo veio da arte da turma 8A3, que usou ícones de carro, garrafa de bebida e placa de trânsito indicando ação não permitida. “Queríamos que fosse algo fácil de entender. No início até pensamos em usar o modelo de placa de trânsito de Portugal, que é o país que nossa equipe representa na Olimpíada Estudantil, mas as placas de lá são muito diferentes”, contaram os alunos Murilo Nunes e Júlia Luz.

O slogan escolhido foi o da turma 9A3, elaborado pela estudante Pietra Ferreira em parceria com a colega Laura Zambelli.

A proposta do anúncio da capa desta edição foi criado pelos alunos Giancarlo Gouveia e Ágatha Santos, da 9A1. “Queríamos conscientizar as pessoas de que acidentes de carro, em função do álcool, podem matar”, disseram, revelando que a ideia surgiu vendo a série Grey’s Anatomy. “Pensei na linha da vida, do batimento cardíaco diminuindo. Quando cai a última gota da bebida, também termina a vida”, explicou Giancarlo.

Já o anúncio ao lado, das colegas Julia Dacorso e Ana Laura Monteiro, da 9A2, foi feito após pesquisa de referências na internet: “Encontramos uma imagem que gostamos da ideia e daí trocamos a frase, que criamos a partir da garrafa no meio do caminho que te impede de chegar ao destino”.

Das imagens que inspiraram a 9A2, uma está creditada como anúncio elaborado para uma seguradora por agência da Bolívia, em 2016. Outra teria sido criada por um brasileiro, em 2012, para um concurso internacional.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS