Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

12/07/2018

Palestras reforçam orientações no trânsito

Em uma série de palestras no CES, a Educação Infantil contou com o apoio da Unidade de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas. Os agentes Simoni Teobaldo e Renato Correia explicaram que o trânsito é uma comunidade feita de pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de veículos e até animais.

Com o auxílio de um vídeo de animação, eles repassaram dicas quanto ao uso do cinto de segurança: “Você deve ouvir o ‘clique’ para se certificar que está bem protegido”. Porém, o principal recado foi que lugar de criança é no banco de trás. “Crianças menores de 10 anos não podem sentar na frente, exceto em carro de apenas dois lugares”, ressaltou Simoni. Os agentes falaram do risco da criança ser levada indevidamente no colo do pai ou da mãe que está dirigindo. “O motorista precisa de espaço para conduzir o veículo”.

O desembarque do carro também foi orientado: “Deve descer sempre pelo lado da calçada”. Outras instruções foram em relação à bicicleta. “Podem andar de bicicleta no pátio de casa, ou em praças, sendo acompanhados por adulto. Não pode andar de bicicleta na calçada para não atropelar o pedestre”.


Atenção ao uso do cinto de segurança para crianças

Uma irregularidade flagrada diante de muitas escolas, conforme o Portal do Trânsito, é a falta de sistema de retenção apropriado para o transporte de crianças. Confira o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro:

Zero a 1 ano: a criança deve ser transportada no bebê-conforto ou conversível, que é uma cadeira em forma de concha, levemente inclinada, colocada no banco de trás, voltada para o vidro traseiro, conforme orientações do fabricante.

1 a 4 anos: a criança deve ser transportada em cadeirinha especial no banco de trás, voltada para a frente, corretamente instalada com o cinto, conforme orientação do fabricante.

4 a 7 anos e 6 meses: a criança deve usar os assentos de elevação (boosters), com cinto de segurança de três pontos. Deve ser conduzida sempre no banco traseiro.

7 anos e 6 meses a 10 anos: a criança pode usar apenas o cinto de segurança de três pontos, no banco de trás. Só é permitido, por lei, sentar no banco da frente a partir dos 10 anos e com cinto de segurança.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS