Notícias | Colégio Espírito Santo | Canoas/RS

Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

27/07/2018

Aprendendo a lidar com as emoções

A partir de uma das lições do livro da Escola da Inteligência, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Espírito Santo puderam aprender estratégias para gerenciar as próprias emoções de forma saudável. Após trabalhar este conteúdo, a professora Fabiana Boff pediu que os estudantes buscassem exemplos de pessoas famosas em diversas áreas de atuação que também precisaram gerenciar suas emoções em algum momento importante da vida.

Ela conta que os alunos ficaram bem empolgados e que na pesquisa trouxeram relatos sobre a vida de Martin Luther King, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Malala Yousafzai, Madre Teresa de Calcutá, Margaret Heafield, Bill Gates, Walt Disney, Jim Carrey e Oprah Winfrey. O aluno Cassiano Holtz, da turma 7A1, e as alunas Amanda Ortiz e Marina Vaz, da 7A2, apresentaram Nelson Mandela. "A maneira que ele encontrou para gerenciar suas emoções foi mantendo-se calmo e pensando antes de agir. Ele também deve ter saído do controle algumas vezes, mas teve a capacidade de conseguir controlar as suas emoções", disseram os estudantes.

Os alunos Guilherme e Manuela, da 7A2, apresentaram Mahatma Gandhi, que acreditava que para uma pessoa ser um bom líder, ela deveria saber governar a si mesma. "Ele também tinha valores como tolerância, bondade, respeito e amor com todos. Gandhi tinha autocontrole e falava que ações valem muito mais que palavras", comentaram. Um dos pensamentos de Gandhi era: "Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores tornam-se seu destino".


O alunos João Pedro Rodrigues, Sofia Pansera e Vitória Zocche, da 7A2, apresentaram Malala Yousafzai e viram que ela lutou pelos direitos das mulheres na educação, sabendo que poderia ser assassinada a qualquer momento. "Sua história inspira até hoje muitas pessoas, pela sua força de vontade de ir estudar. Ela conseguiu gerenciar suas emoções muito bem", avaliaram. Os alunos das turmas 7A1 e 7A2 apresentaram a vida de Madre Teresa de Calcutá que passou por muitas dificuldades, mas que sempre buscou ajudar o próximo. Segundo a madre, "as mãos que fazem valem mais que os lábios que rezam".

Durante as apresentações dos trabalhos, os alunos se mostraram muito interessados e envolvidos com os exemplos pesquisados pelos colegas. "Fiquei surpresa com o envolvimento dos alunos e com a maneira como observavam as estratégias de gestão da emoção que cada um dos personagens utilizava durante sua vida", afirmou a professora


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS