Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

PROJETOS

TRABALHANDO E BRINCANDO

Colégio Espírito Santo

Para dar o primeiro passo deste projeto, realizamos uma pesquisa com os demais níveis da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, fazendo o seguinte questionamento: De acordo com a motricidade fina e ampla, o que o aluno do nível anterior precisa chegar fazendo em seu nível? Com base nos resultados encontrados, cada nível fez sua proposta dirigida ao projeto.

No contexto da Educação Infantil, o aluno precisa chegar a uma coordenação motora fina, necessária à construção da escrita. A criança precisa desenvolver a motricidade ampla, organizar seu corpo, ter experiências motoras que estruturem sua imagem e seu esquema corporal. Portanto, antes de aprender a matemática, o português, os ensinamentos formais, o corpo tem que estar organizado, com todos os elementos psicomotores estruturados. Uma criança que não consegue organizar seu corpo no tempo e no espaço, não conseguirá sentar-se numa cadeira, concentrar-se, segurar num lápis com firmeza e reproduzir num papel o que elaborou em pensamento.

Silvia Molina, no seu artigo A pequena criança da psicopedagogia inicial, usa uma metáfora que faz uma ancoragem entre estas duas áreas: o primeiro dicionário é escrito no corpo. De acordo com a teoria piagetiana da equilibração, que diz que a criança, ao se confrontar com conflitos, para resolvê-los, cria estratégias a partir de esquemas que já dispõe. Se assim o é, ao se defrontar com os obstáculos da aprendizagem formal, a criança terá que recorrer ás experiências anteriores que são esmagadoramente psicomotoras. Se no lugar destas experiências houver um buraco, não haverá aprendizagem. Os conceitos básicos da aprendizagem (dentro/fora, em cima/ embaixo, escuro/claro, mole/duro, cheio/vazio, grande/pequeno, direita/esquerda, entre outros) são experimentados primeiramente no corpo do aluno para que depois possam ser representados, “inscritos pelas palavras para serem escritos por palavras”. Assim, fica constatada a importância do professor estar oferecendo vivências motoras adequadas às crianças para que seu corpo vivido haja positivamente no processo de aprendizagem de conceitos formais e informais.


Projetos CES

A Casinha Feliz
Ações Solidárias e Missionárias
Cambridge English
Escola da Inteligência
Lógica do Cálculo
Mangahigh
O Líder em Mim
Prazer em Ler
Projeto Conexões
Qualidade de Vida
Ser e Conviver
Trabalhando e Brincando
ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Irmãs Missionárias
Servas do Espírito Santo
www.mssps.org.br
Todos os direitos © 2016 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS