Apresentação

Apresentação

O Colégio Espírito Santo – fiel ao carisma missionário legado do fundador Santo Arnaldo Janssen e das cofundadoras Bem-aventuradas Madre Maria (Helena Stollenwerk) e Madre Josefa (Hendrina Stenmanns) – exerce sua missão educativa dentro de uma visão cristã, oportunizando uma educação centrada na pessoa que integre valores e qualidade de ensino e que estimule a construção do conhecimento, utilizando-se das tendências tecnológicas e humanistas, oportunizando o aprender fazer e o aprender ser, cultivando uma convivência a partir de relações dialógicas e fraternas, bem como promovendo a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a vida.

Missão

Promover a educação para a vida, alicerçada em valores humanos e cristãos, com práticas inovadoras a fim de contribuir na formação ética e no conhecimento científico de pessoas conscientes e comprometidas com a cidadania e a Ação Missionária, sendo presença de Deus Uno e Trino.

Visão

Ser reconhecido pela excelência acadêmica, qualificando os espaços e tornando-se um diferencial por meio de processos educativos inovadores em Canoas.

Valores

Missionariedade: abertura para as realidades no Brasil e fora do País como testemunhas do amor de Deus.

Criatividade para inovar, construir novos paradigmas e ampliar horizontes.

Cidadania para garantir a autonomia como forma de expressão do seu próprio ser, respeitando as diversidades.

Diálogo para desenvolver um posicionamento crítico dos estudantes, participativo e que responda às necessidades atuais.

Conhecimento por meio de uma práxis interdisciplinar, desenvolver habilidades e competências.

Ética: construir uma conduta integrada e participativa na prática do respeito e na busca da Verdade.

Humanidade: intensificar a construção do caráter de forma a colaborar no desenvolvimento pleno da pessoa humana.

Proposta pedagógica

O Colégio Espírito Santo enfatiza uma educação norteada pelos valores evangélicos da verdade, da partilha, da solidariedade, do respeito à vida, dando condições do exercício do SER, do FAZER, do VIVER, do CONVIVER, em um diálogo crítico e criativo com o mundo, embasado em uma proposta pedagógica dinâmica, criativa, participativa que responda às necessidades atuais.

A visão educativa está centrada na pessoa em busca da excelência acadêmica, visando a construção do conhecimento por meio das tecnologias de aprendizagem.

A proposta pedagógica, por meio de uma prática interdisciplinar, busca desenvolver competências e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nossa identidade

A logomarca do Colégio Espírito Santo tem como base o símbolo originalmente criado pelo padre Arnaldo Janssen, no século XIX. Conheça o significado de cada elemento da nossa identidade visual:

  • No centro do escudo está a Cruz, que remete à presença de Jesus Cristo como ponto central.
  • As figuras da Pomba e dos Raios de Luz, pairando sobre as águas, simbolizam o Espírito Santo, que abençoa toda a humanidade.
  • As Ondas do Mar representam a humanidade nos diferentes lugares no mundo.
  • Os cinco Arcos que circundam o escudo têm cores associadas a cada um dos cinco continentes onde as Missionárias Servas do Espírito Santo atuam: Europa (branco), Ásia (amarelo), Oceania (azul), África (verde) e América (vermelho).

IMPORTANTE: Os arquivos para download e as orientações para a correta aplicação estão na página: Manual da marca.

 

Letra: Patrícia de Azevedo & Renã Covolan
Arranjo: Renã Covolan

(1ª estrofe)
Ensinando e educando para a vida
Com anseio, disciplina e valor
Respeitando e convivendo em harmonia
O preceito do ensino é o amor
Compromisso com a fé e a família
Um ensino de excelência e tradição

(Refrão)
Para sempre, para sempre,
educar e o mundo transformar
Para sempre, para sempre
com o Espírito Santo a guiar

(2ª estrofe)
Na missão de ensinar com maestria
Qualidade, competência no saber
Confirmando a trajetória bem vivida
Expandindo aprendizagem e dever
Nosso Deus Uno e Trino a acompanhar
Promovendo o melhor e o bem-estar

A história do CES

Conheça a nossa história, acompanhando cada capítulo da construção do projeto educacional do CES:

Foto da Rua Expedicionário, em 1958

Foi por meio de uma carta, datada em 10 de fevereiro de 1958, que o projeto educacional do Colégio Espírito Santo começou a ser desenhado.

Na correspondência, endereçada à Direção Provincial das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, o então pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Cônego Padre Engelberto Hartmann, solicitava a abertura de uma escola católica no bairro Chácara Barreto (atual Nossa Senhora das Graças). O desejo era que nesta nova instituição de ensino os filhos dos paroquianos recebessem uma formação cristã, centrada no Evangelho.

Em 12 de junho de 1958, uma outra carta, desta vez escrita pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Vicente Scherer, reforçava o pedido junto à Madre Provincial das MSSpS, Irmã Meinradine.

A residência das primeiras Irmãs Missionárias, em Canoas 

Após aceitar o convite para fundar uma escola das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo em Canoas, duas religiosas foram as primeiras a conhecer a cidade: Irmã Dulce (a primeira diretora do CES) e Irmã Loyolana Forte (a primeira secretária do Educandário).

A casa destinada para elas não contava com móveis, nem utensílios. E foi o pomar de peras, ao redor da residência, que ajudou a amenizar a fome na chegada. Já as malas de viagem foram usadas como travesseiro na hora de dormir. Logo que a vizinhança tomou conhecimento da presença das religiosas, a comunidade passou a oferecer seus préstimos, criando um amistoso relacionamento.

Passados alguns dias, chegaram a Irmã Bonfília (a primeira Superiora do CES) e a Irmã Doralice (a primeira coordenadora dos Serviços Gerais do CES).

Quando iniciou suas atividades, em 9 de março de 1959, o Educandário Espírito Santo utilizou o salão da Paróquia Nossa Senhora das Graças para dar aulas. Ali, eram ofertadas: a alfabetização (1ª a 4ª série) e a catequese. Neste primeiro ano, a escola atendeu 251 estudantes.

A notícia de uma nova instituição de ensino católica em Canoas fez com que o número de estudantes crescesse rapidamente, exigindo a construção de dependências próprias ainda em 1959.

Feita de madeira, a escola tinha seis salas amplas e arejadas, uma varanda e pátios de areia para recreação. Com a vinda de mais alunos, não demorou muito para a construção de mais três grandes salas para funcionamento, em dois turnos, do Jardim de Infância e do Curso Primário.

Devido à implantação do Curso Ginasial (turmas de 5ª a 8ª série), a escola alterou seu nome, em 1964, para: Ginásio Espírito Santo. A primeira turma teve 29 alunos matriculados.

Em 1967, foi realizada a cerimônia de instalação da Pedra Fundamental do novo prédio do colégio (atual Bloco 1).

Em 1976, com a implantação do 2º Grau (atual Ensino Médio), a denominação foi alterada para: Escola de 1º e 2º Graus Espírito Santo.

Porém, em 1981, o 2º Grau foi encerrado na instituição e o nome ficou sendo: Escola de 1º Grau Espírito Santo.

Em 8 de junho de 1992, foi inaugurado o nível térreo do Bloco 2, atendendo as turmas da Educação Infantil.

Em 1998, o funcionamento do 2º Grau foi novamente autorizado no CES, retomando-se a denominação: Escola de 1º e 2º Graus Espírito Santo.

Em 30 de junho de 2000, aconteceu a cerimônia de inauguração do segundo andar do Bloco 2.

Em 2001, foi adotado o nome que se mantém até os dias atuais: Colégio Espírito Santo.

Em 2005, foi implantado o serviço do Turno Inverso, com 16 crianças inicialmente. Este era um pedido constante das famílias que precisavam de apoio no acolhimento dos filhos, enquanto pais e mães trabalhavam.

Em 2006, o Berçário entrou em funcionamento, atendendo um bebê.

Em 27 de novembro de 2015, foi inaugurado o prédio do Berçário, na Rua Expedicionário, 776. No local são atendidas crianças de 3 a 24 meses e as turmas do Maternal 1 da Educação Infantil.

Em 2021, foi concluída a construção de uma nova ala com oitos salas e novos banheiros, a ampliação da área coberta e a revitalização da fachada do Bloco 2.

Em fase final de construção, o Complexo Esportivo e Cultural do CES, na Rua Gomes Freire de Andrade, contará com quadras poliesportivas, quadra de futebol, salas para as diversas atividades extracurriculares, um anfiteatro e estacionamento coberto.

Conheça também a história das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo.