Aulas suspensas e retorno gradual no CES

14 de maio de 2024
Atualizada em 15/05/2024, às 8h

Considerando o grande número de colaboradores do Colégio Espírito Santo atingidos pelas inundações e a falta de abastecimento de água na escola, a decisão da Direção do CES é prolongar a suspensão de todas as atividades educacionais até 20 de maio (segunda-feira). Durante este período sem aulas, será feito um levantamento on-line da situação pedagógica dos estudantes (leia mais no tópico específico e use o link).

O retorno gradual das atividades educacionais do CES começa no dia 21 de maio (terça-feira) somente com as turmas do Berçário e Educação Infantil (até o Pré 2), inclusive com Turno Inverso para estes níveis, valendo-se de um remanejamento temporário das educadoras disponíveis e do suporte de caminhões pipa. Contamos com a colaboração das famílias para o envio de água, em garrafinha(s), a fim de garantir o consumo individual.

Por força maior, o horário será reduzido: o turno da manhã inicia às 7h30 e o turno da tarde encerra às 17h30, devido à limitação da disponibilidade do transporte público.

Quanto às demais turmas do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, a definição de data para retorno será comunicada posteriormente, mediante a solução do fornecimento de água e da organização necessária para receber os estudantes.

Avaliações e pHzinhos

As coordenações pedagógicas do Colégio Espírito Santo reforçam que todas as avaliações (provas, trabalhos e pHzinhos) estão suspensas até que possamos retornar às aulas. Mesmo que os pHzinhos estejam liberados na plataforma Plurall (o que ocorre automaticamente, respeitando o calendário válido para todo o Brasil), os estudantes do CES não devem fazer os exercícios on-line porque os módulos não foram aplicados em sala de aula.

Situação dos estudantes CES

O Colégio Espírito Santo elaborou formulários on-line para levantamento da situação pedagógica dos estudantes a fim de reunir informações para o planejamento do retorno das atividades educacionais, considerando as famílias atingidas pelas inundações. O link foi enviado pelo aplicativo Conecta4edu mas muitos responsáveis indicaram erro. Por isso, acesse a página com os links de cada formulário. Caso não receba, solicite pelo e-mail ces.responde@ces.g12.br. Famílias com mais de um filho devem responder o formulário específico de cada ano escolar correspondente, informando o nome completo de cada estudante para que possamos organizar as informações deste levantamento com os dados cadastrados no CES.

Situação dos profissionais CES

Com base no levantamento inicial de profissionais do Colégio Espírito Santo impactados pelas inundações na região metropolitana de Porto Alegre, os setores Financeiro e de Recursos Humanos do CES vão fazer entrevistas individuais para apurar as principais necessidades. Este detalhamento será realizado a partir de 16 de maio. Caso a comunidade escolar queira colaborar com a situação de professores e funcionários da escola, a orientação é contribuir por meio da campanha “Compaixão pelo Rio Grande”. Outras formas de doação serão divulgadas adiante.

Doações por PIX

Com o propósito de ajudar as famílias atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo iniciaram a campanha “Compaixão pelo Rio Grande”. Contribua com doações de qualquer valor por meio da chave PIX CNPJ 04725631000129 (Redes Rede de Solidariedade).