Capoeira é cultura, educação e pertencimento

agosto 3, 2025

Neste 3 de agosto, Dia do Capoeirista, o Colégio Espírito Santo e o Programa de Capoeira da Escola AngolaBrasil reconhecem a importância de uma prática que é vivenciada ao logo do ano inteiro no CES e que vai além do movimento físico. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que integra história, musicalidade, disciplina e valores humanos — e que tem feito parte da formação de muitas crianças e jovens em nossa cidade.

Desde 2009, o Programa de Capoeira da Escola AngolaBrasil faz parte da rotina do Colégio Espírito Santo, trazendo um olhar educativo e respeitoso para essa manifestação cultural. O projeto nasceu no ano 2000, com o propósito de contribuir com a educação integral nas escolas. E, desde então, tem crescido e alcançado novas comunidades.

Hoje, está presente em cinco escolas da rede municipal de Canoas (David Canabarro, João Paulo I, Paulo VI, Duque de Caxias e Tancredo Neves), em dois colégios de ensino fundamental (Martinho Lutero e São José), e em diversas instituições de Educação Infantil. Conta com apoio do Ponto de Cultura Mojubá, recentemente reconhecido pelo Governo Federal como espaço de promoção da cultura em nível comunitário.

A capoeira que se vive nas escolas é acolhedora, educativa e plural. Ajuda no desenvolvimento motor, emocional e social. Estimula o respeito, o trabalho em grupo e a valorização das raízes culturais do Brasil — sempre com escuta e sensibilidade.

No Colégio Espírito Santo, esse caminho tem sido construído com diálogo e cuidado, acreditando que a educação pode — e deve — incluir diferentes saberes que contribuem para a formação de pessoas mais conscientes, saudáveis e respeitosas.

Em 2023, o educador Anderson Guerra foi reconhecido como Mestre de Capoeira por seus mestres mais antigos, e homenageado pela Câmara de Vereadores de Canoas por sua trajetória dedicada à educação e à cultura local.