CES aplica medidas contra cyberbullying

setembro 3, 2025

O Colégio Espírito Santo informa que estão sendo tomadas medidas contra o cyberbullying praticado na página “Voces Fofoca”, do Instagram. A Direção do CES repudia o conteúdo ali publicado por estar em desacordo com a filosofia e os valores da escola. O entendimento é que os comentários divulgados naquele ambiente digital são indícios de cyberbullying, que é o uso da rede mundial de computadores para depreciar pessoas com o intuito de causar constrangimento psicossocial.

A Direção do CES reforça que é proibido utilizar o celular dentro da escola e que as ações em andamento buscam proteger os estudantes que são alvo de comentários depreciativos na página “Voces Fofoca”. Na sociedade em que vivemos, torna-se fundamental resgatarmos princípios de solidariedade, amor e respeito que possam promover uma melhor relação e convivência entre as pessoas, especialmente na escola.

Conforme o Guia Escolar CES, são atitudes indisciplinares:
a) Desrespeitar ou agredir de forma física ou verbal, Colegas, Professores, Irmãs, Empregados ou qualquer pessoa dentro das dependências do CES, imediações e redes/mídias sociais.
b) Difamar a imagem do CES, colegas, estudantes, professores, empregados, ou Irmãs nas redes sociais e outros meios de comunicação.

Ações em prática

1) Foi registrado boletim de ocorrência policial referente ao conteúdo da página “Voces Fofoca”, no Instagram, para apuração dos responsáveis pela criação da página e pelas publicações feitas neste ambiente digital. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Canoas investigará, junto a empresa Meta, quem é o criador da página.

2) A equipe do Serviço de Orientação Disciplinar do CES já está realizando visitas em todas as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio para reforçar o entendimento sobre cyberbullying e alertar sobre o que os jovens estão publicando e consumindo no ambiente on-line.

3) A recomendação do CES é que os estudantes deixem de seguir a página “Voces Fofoca” e ajudem a denunciar a prática de cyberbullying por meio dos mecanismos do próprio Instagram.

4) Ao compartilhar publicamente as ações aplicadas contra a página “Voces Fofoca”, a Direção do CES busca engajar as famílias no diálogo e na abordagem deste tema com os filhos a fim de que entendam as implicações de atos difamatórios. É responsabilidade das famílias o supervisionamento dos filhos nas redes sociais e internet.