A quarta edição do Luau Vocacional do Colégio Espírito Santo reuniu 200 jovens da escola e de comunidades católicas de Canoas para um momento especial de reflexão sobre as possibilidades de atuação na vida da Igreja. O evento é organizado pela Pastoral Escolar do CES em conjunto com o grupo Juventude em Ação e as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo.
O credenciamento dos participantes foi feito por integrantes do grupo Juventude em Ação, que também fizeram o recebimento das doações de alimentos não perecíveis. No total, foram arrecadados: 52 quilos de arroz, 33 litros de leite, 30 pacotes de massa, 27 quilos de feijão, 9 litros de óleo, 6 quilos de farinha e 4 quilos de açúcar. Já a animação de acolhida ficou por conta da equipe do CLJ de várias paróquias juntas.
Na abertura do Luau Vocacional, a diretora do CES, Irmã Maria Sônia Muller, agradeceu a presença de tantos jovens interessados em saber mais sobre as diferentes vocações que cada pessoa pode escolher para sua vida. O coordenador do evento, professor Márcio Fachin, destacou que esta quarta edição bateu o recorde de inscritos.
Mantendo a proposta dos anos anteriores, o Luau Vocacional acontece em circuito, no qual os participantes passam por cinco salas de exposição. Em cada uma delas, tiveram 20 minutos para ouvir, aprender, dialogar e se envolver nas atividades propostas.
Na sala Sacerdotes, o Padre Marto, diocesano, e seminaristas falaram sobre a vocação à Vida Sacerdotal.
Na sala Família/Leigos, dois casais do Movimento de Casais Jovens Santa Luzia, de Canoas, falaram sobre a vocação ao Matrimônio e formas de atuar na vida da Igreja.
Na sala Religiosas, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo falaram sobre a vida religiosa consagrada feminina.
Na sala Religiosos, os Franciscanos Capuchinhos falaram sobre a vida religiosa consagrada masculina.
Na sala Discernimento Vocacional, a psicóloga Rosane Fraga e a orientadora educacional Adriana de Moraes aplicaram uma dinâmica para que os jovens refletissem sobre as possibilidades e as suas escolhas de vida.
Após as atividades nas salas, os participantes do Luau Vocacional percorreram o caminho de velas, sendo guiados por Maria, que acolheu os jovens ao redor do fogo para um momento de louvor, leitura bíblica e oração. O Padre Marto concedeu a benção da fogueira, animando os jovens a sentirem em seus corações o chamado de Deus.
Durante a pausa para o lanche, os participantes curtiram a apresentação especial do Grupo Musical CES, valorizando o talento dos nossos estudantes. Na sequência foram oferecidos os já tradicionais espetinhos de marshmallow aquecidos na fogueira. A animação da equipe do CLJ seguiu até o final do evento, com muitas músicas e coreografias.