Com duas equipes classificadas para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) deste ano, o Colégio Espírito Santo superou não apenas a quantidade de participantes na competição nacional, mas também de troféus conquistados e distâncias registradas. Se em 2022, três alunos do grupo campeão retornaram para Canoas com um troféu e a marca de 186 metros, desta vez foram seis estudantes que comemoraram uma conquista dupla com os percursos de 252 metros e de 251 metros na Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí/RJ.
O grupo formado por Gustavo Inácio Batista (turma 301), Felipe Braatz (301) e Thiago Pérez Grau da Silva (103) é o que detém agora a maior distância do CES nas participações da MOBFOG. O percurso de 252 metros no primeiro lançamento feito na Jornada de Foguetes só foi revelado no último dia do evento, na entrega do troféu de campeão.
Os projéteis do trio já tinham se destacado na Mostra de Foguetes CES, realizada em maio, no campus da Ulbra Canoas, que serviu de classificatória para a MOBFOG. O foguete feito por Gustavo e Felipe registrou a distância de 184 metros, enquanto que o do grupo do Thiago alcançou 159 metros.
Classificada para a MOBFOG com o percurso de 119 metros, a equipe formada por Leonardo Souza Collovini (103), Guilherme da Costa Ribeiro (103) e Bernardo Kulkamp Vargas (103) também garantiu troféu de campeão na Jornada de Foguetes ao atingir 251 metros no Rio de Janeiro.
Além dos lançamentos, os estudantes participaram de palestras, oficinas e passeios pedagógicos no período de 2 à 5 de outubro. Veja o vídeo para saber mais sobre as experiências e a trajetória dos estudantes até a MOBFOG.