Representando Canoas, o grupo de alunos do Colégio Espírito Santo formado por Klaus Gorski Delazari, Felipe Dias de Menezes e Kelvin Tonatto Giordani comemorou a conquista do troféu de campeão na XVI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) após a divulgação oficial dos resultados em 20 de outubro.
Batizado de Royal Rocket, o protótipo deles registrou alcance de 186 metros de distância durante a Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí/RJ, repetindo a mesma marca que classificou o grupo na Mostra de Foguetes CES, em maio, no campus da Ulbra Canoas. “Estamos muito felizes com esse grande resultado e de levar o troféu para a escola. Foi uma das maiores experiências que eu já participei. Obtivemos muitos conhecimentos técnicos e aprimoramos o trabalho em equipe, reforçando nosso espírito coletivo para um bom desempenho na competição”, afirma Kelvin.
Ao todo, 34 equipes de diferentes Estados levaram seus foguetes para compartilhar informações sobre o processo de construção e para testar o alcance máximo nos lançamentos. “Foi uma experiência muito interessante. Não é apenas uma competição. A gente conseguiu aprender tudo na prática e trocou ideias com os outros grupos. Todos estão em busca do mesmo objetivo, mas todo mundo se ajuda”, diz Felipe. “A jornada de foguetes foi uma experiência incrementadora, com muitos conhecimentos de física e da dinâmica de foguetes nas oficinas, além da convivência com pessoas de outras regiões do País. A sensação é de dever cumprido, porque somos uma das melhores equipes do Brasil”, complementa Klaus.
Conhecimento ampliado
Os estudantes canoenses foram acompanhados pelo professor de física do CES Luciano Alécio. Todos participaram de oficinas nos dias 17, 18 e 19 de outubro, que oportunizaram a prática de construção de foguetes nível 2 e o aprofundamento de conhecimentos de cinemática (ramo da mecânica, que estuda o movimento). Com esta iniciativa a MOBFOG incentiva os alunos a participarem de competições internacionais. “Os instrutores nos ensinaram a construir foguetes de papel com lançamento por ar comprimido e com garrafas PET pequenas. Em outras oficinas, mostraram como elaborar um combustível de propelente sólido, a partir de açúcar confeiteiro e fertilizante, e como fazer um motor acionado à distância por fósforo eletrônico”, conta o professor Luciano Alécio.
Mostra de Foguetes CES
- A primeira edição da Mostra de Foguetes CES foi realizada em 2019, no Parque Esportivo Eduardo Gomes. A maior distância alcançada foi de 90 metros. Relembre os lançamentos.
- Devido à pandemia Covid-19, a segunda edição da Mostra de Foguetes CES ocorreu somente em 2021, no campus da ULBRA Canoas. A maior distância alcançada foi de 87 metros. Veja o Acontece no CES #33.
- A terceira edição da Mostra de Foguetes CES aconteceu em maio de 2022, no campus da ULBRA Canoas. Além do grupo classificado com a distância de 186 metros, outros grupos também bateram a marca de alcance de 100 metros.