Cultura alimentar do CES ganha destaque nacional

setembro 1, 2025

A boa prática da cultura alimentar do Colégio Espírito Santo, já bem conhecida pelos estudantes atendidos no Berçário, Maternal 1 e Turno Inverso, ganhou notoriedade no II Congresso Nacional On-line de Saúde Escolar, no dia 27 de agosto. A nutricionista do CES, Vânia Cristina Pagliarini Alves, representou a escola no evento que reuniu palestrantes do Brasil, Espanha, Portugal, Chile, México, Canadá, dentre outros países.

Nesta oportunidade, Vânia falou sobre o trabalho consolidado ao longo de 20 anos, desde o início das atividades do Turno Inverso, em 2005, e do Berçário, em 2006, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de uma nutrição adequada, valendo-se de um diálogo caracterizado pela sensibilidade de ouvir e acolher os pais e a criança, ao mesmo tempo em que é estabelecido o respeito aos espaços da escola e da família no que se refere à alimentação.

A diretora do CES, Irmã Maria Sônia Muller, relembra que o Turno Inverso e o Berçário são respostas do colégio às necessidades das famílias, especialmente das mães que necessitam retornar ao mercado de trabalho. Por isso, além do investimento em infraestrutura, que oferece espaços adequados aos bebês e às crianças que passam o dia na escola, ela destaca todo o cuidado com a preparação das refeições dentro na escola, que é feita pela unidade de alimentação e nutrição do CES, formada por cozinheiras, padeira e nutricionista.

Além do alimento em si, a boa prática da cultura alimentar está amparada no diálogo aberto com as famílias, que é um processo contínuo no CES. Esta comunicação acontece em reuniões gerais no início do ano letivo, em atendimentos individuais agendados pelos responsáveis, no envio mensal do cardápio e nas mensagens recebidas pelo aplicativo Conecta4edu e pelo e-mail institucional da escola. Todas estas interações permitem informar e receber observações, possibilitando o esclarecimento de dúvidas dos pais, o acolhimento de sugestões e avaliar as ações realizadas.

Como resultado deste conjunto de ações, percebe-se, principalmente, a satisfação das crianças ao consumir os lanches e refeições oferecidas no Berçário, Maternal 1 e Turno Inverso. O resultado da nutrição promovida na escola também se reflete no desenvolvimento dos bebês, na boa disposição dos alunos para os estudos no turno pedagógico da tarde e para as atividades do Turno Inverso. Além disso, o estreitamento das relações junto aos estudantes e famílias é outro resultado importante, porque o alinhamento deste trabalho nutricional contribui para o desenvolvimento saudável das crianças como um todo.

Veja o vídeo exibido no II CONASE