Antes do primeiro dia de aulas, o Colégio Espírito Santo promoveu diferentes momentos de integração e de formação dos professores e das equipes de apoio para o ano letivo de 2025. Confira os destaques da semana pedagógica CES.
Foco nos objetivos do desenvolvimento sustentável
Nos dias 5 e 6 de fevereiro, os encontros dos educadores da Educação Infantil ao Ensino Médio do CES contaram com a condução de Valther Maestro e Mercia Martins, da Maestro Educação.
Eles enfatizaram que o papel do educador é ser exemplo da prática do processo ativo de aprendizagem: “o impacto da educação vai além do conteúdo, afetando vidas e formando caráter”. Também abordaram como trabalhar a educação ambiental e as práticas sustentáveis alinhadas aos princípios cristãos das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e ao contexto social de Canoas, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.
Em grupos, os professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, pela manhã, e os educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, à tarde, traçaram estratégias para trabalhar, com os estudantes, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas que devem ser alcançados até 2030.
Fraternidade e Ecologia Integral
No dia 7 de fevereiro, a Semana Pedagógica do Colégio Espírito Santo teve a presença de Humberto Herrera Contreras, Doutor em Educação e especialista em Ensino Religioso e Gestão de Processos Pastorais. Ele buscou conectar a essência da Campanha da Fraternidade deste ano ao contexto curricular do CES, apresentando sugestões de como aplicar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” em aulas, atividades e propostas educacionais simples que podem ter grande impacto na vida dos estudantes e no ambiente escolar.
Também trouxe a mensagem do Jubileu 2025 da Igreja Católica, convidando os educadores a serem “Peregrinos da Esperança” ao colocarem em prática falas do Papa Francisco, que afirma ser tempo da humanidade se reconciliar com o mundo, tendo a esperança como desejo e expectativa do bem. Humberto ainda presenteou a escola com um exemplar do livro “A Casa Comum”, de sua autoria, que estará disponível na Biblioteca do CES. Aos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio do CES, a editora SM Educação patrocinou os lanches de intervalo das palestras pela manhã e à tarde.
Monitoras e auxiliares têm dia de formação
Hoje foi dia de formação e de integração das equipes de monitoras e auxiliares do Colégio Espírito Santo e do Centro Educacional Madre Josefa para valorizar o importante trabalho que estes profissionais desempenham junto aos estudantes e professores das duas instituições de ensino.
A vice-diretora Irmã Ilca Maria Hendgens explanou ao grupo sobre o carisma da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, sobre o Jubileu da Igreja Católica em 2025 com o tema “Peregrinos da Esperança” e sobre a Campanha da Fraternidade que tem como temática “Fraternidade e Ecologia Integral”. Após foram retomadas a missão e os valores do CES, as atribuições de cada profissional e as orientações de conduta em suas atividades.
Monitoras e auxiliares têm dia de formação
A neuropsicopedagoga e especialista em Educação Inclusiva, Monique Mayumi Kamada, participou da Semana Pedagógica do Colégio Espírito Santo nesta segunda-feira, 10 de fevereiro. Criadora de conteúdos sobre autismo para o TEAMM (centro especializado em autismo, ligado ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP) e autora de livros didáticos do Sistema de Ensino pH, ela reforçou a necessidade da sociedade entender que a escola é neurodiversa por refletir a realidade da população.
Hoje, 80% das pessoas têm funcionamento padrão, enquanto que 20% são neurodivergentes ou neuroatípicas, abrangendo variados transtornos, entre eles o autismo, dislexia, TDAH, síndrome de Tourette, discalculia e disgrafia. Diante deste cenário, a neuropsicopedagoga reforçou que o educador inclusivo deve estar atento ao perfil de cada educando, buscando adaptar aulas e fazer uso de recursos e tecnologias com intencionalidade pedagógica a fim de criar um ambiente de respeito e cooperação. “É preciso olhar o educando além do laudo”, enfatizou Monique, ao apresentar estratégias e práticas inclusivas considerando as habilidades e os déficits específicos do estudante.
De forma especial, com os grupos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, ela propôs uma prática de comandos para que os educadores percebessem como a mesma informação poderia ter interpretações diversas a partir do entendimento de cada indivíduo.
Ao final da formação, o assessor do Sistema de Ensino pH, Felipe Cabral, ainda incentivou os professores do CES a inscreverem projetos realizados em 2024 no concurso de boas práticas.
Aprimorando o uso do conjunto educacional de inglês
Os professores de Língua Inglesa do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I do Colégio Espírito Santo ainda tiveram uma formação com a equipe da StandFor Evolution para aprimorar a utilização do conjunto educacional neste ano letivo de 2025.