Desde 2017, quando foi aberta a participação de instituições de ensino particulares na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), o Colégio Espírito Santo incentiva a participação dos alunos na prova. Em 2022, a preparação dos interessados foi reforçada em oficinas que proporcionaram a prática de exercícios e a realização com correção das avaliações das edições anteriores da OBMEP.
Como efeito desta dedicação e estudo, o CES teve nove estudantes classificados para a segunda fase. São eles: Ivan Pedro de Oliveira Garcia e Júlia Seibt Menegussi, no Nível 1; Júlia Ledur e Laura Rusczyk, no Nível 2; Anna Beatriz Fuhr de Mello, Augusto Beatrici Dannenhauer, Hérick Flesch Avila, Kelvin Tonatto Giordani e Klaus Gorski Delazeri, no Nível 3.
No último dia 20 de dezembro foi divulgado o resultado da prova final, indicando que Ivan Pedro de Oliveira Garcia, Júlia Seibt Menegussi e Hérick Flesch Ávila foram agraciados com o certificado de Menção Honrosa por seus resultados.
Em 2021, o aluno Rafael Augusto dos Santos Raven (foto) também recebeu a Menção Honrosa Nível 3 por seu resultado na 16ª OBMEP, sendo a entrega do certificado realizada em abril de 2022.