A Mostra de Foguetes do Colégio Espírito Santo movimentou o céu do Complexo Esportivo da Ulbra Canoas no dia 18 de abril. Ao todo 150 estudantes do Ensino Médio participam do evento, que é classificatório para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e que serve como prática do conhecimento estudado em sala de aula e aprofundado no Itinerário Formativo Matemática e Ciências da Natureza do CES.
As turmas da 1ª série do Ensino Médio foram as primeiras a testar seus foguetes, feitos a partir de garrafas PET e impulsionados pela mistura química de vinagre e bicabornato de sódio. Tentativas frustradas e distâncias abaixo da meta não desanimaram por completo os estudantes, que buscaram entender as falhas de seus protótipos e aprender o que deu certo nos projéteis que voaram longe.
As alunas Isadora Oliveira Bertollo, Anna Julia Tyska Sperling e Gabriela Alves Melo comemoraram muito a marca de 155 metros de distância que conseguiram com o foguete, logo no primeiro lançamento. “A gente teve alguns imprevistos. Na hora de lançar, vazou um pouco do bicabornato de sódio e a gente ficou muito ansiosa”, conta Isadora. A expectativa é que elas consigam se manter entre os três grupos do CES com as maiores distâncias, garantindo a classificação para a MOBFOG, que ocorre em Barra do Piraí/RJ.
Em 2022, uma equipe do CES alcançou a marca de 186 metros de distância, conquistando troféu de primeiro lugar na MOBFOG. Já em 2023, foram duas equipes que representaram a escola no Rio de Janeiro, voltando para Canoas com o título de campeão pelos lançamentos que atingiram 252 e 251 metros de distância.
No dia 25 de abril, o movimento aéreo será ainda mais intenso no Complexo Esportivo da Ulbra Canoas. É que as turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do CES farão seus lançamentos pela manhã, enquanto os alunos da 1ª série terão mais uma chance de melhorar suas marcas de tarde.