Geografia na Copa do Mundo

30 de novembro de 2022

Para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Espírito Santo, a Copa do Mundo serviu como ponto de partida para despertar curiosidades além do futebol. É que o professor de Geografia Michael Nascimento Costa propôs um momento de aprendizado diferente ao sortear os nomes dos países com seleções classificadas para o atual campeonato mundial. “A ideia do trabalho foi aliar o interesse pela Copa do Mundo a conhecimentos gerais dos países que estão participando desta edição para que os alunos pesquisassem questões políticas, econômicas e culturais. Alguns grupos ficaram um pouco nervosos na hora da apresentação, mas todos mostraram domínio do conteúdo que trouxeram para compartilhar com os colegas”, comenta o professor.

Só o sorteio dos países entre os grupos já foi motivo de muita comemoração. “A gente ficou bem feliz quando pegou o Catar, porque é o país sede da Copa do Mundo. Foi bem legal também, porque, até então, eu não sabia muito sobre ele, mas na pesquisa descobrimos que é considerado o país mais rico do mundo”, conta Júlia Seibt Manegussi, 13 anos, da turma 72.

Além de “colocar o Catar no mapa”, mostrando a localização geográfica do país e toda a estrutura criada para receber a Copa do Mundo 2022, o grupo da Júlia também aprofundou outros pontos como: a bandeira, vegetação, clima, entre outros. Dados sobre a população, religião, organização política, aspectos culturais e, claro, o retrospecto de cada país nas edições anteriores da Copa do Mundo também foram abordados pelos grupos.

Essa proposta de pesquisa foi bem recebida e aprovada por todas as turmas. “Eu achei bem interessante, porque o que eu aprendi sobre o Catar e os outros países não foi só aquilo que estava em livros. E não era um trabalho que tinha que decorar as informações. Foi uma apresentação mais dinâmica, que chamava atenção pelas imagens e coisas que a gente pesquisou. Foi um dos melhores trabalhos que a gente fez esse ano”, afirma Júlia.