Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

GUIA ESCOLAR


UM GUIA PARA A CONVIVÊNCIA

O Guia Escolar 2021 do Colégio Espírito Santo está disponível para leitura e consulta nesta página.

Clique sobre o título de cada seção para ler o conteúdo.


Apresentação

O Colégio Espírito Santo – fiel ao carisma missionário legado do fundador Santo Arnaldo Janssen e das cofundadoras Bem-aventuradas Madre Maria Helena e Madre Josefa – exerce sua missão educativa dentro de uma visão cristã, oportunizando uma educação centrada na pessoa que integre valores e qualidade de ensino e que estimule a construção do conhecimento, utilizando-se das tendências tecnológicas e humanistas, oportunizando o aprender fazer e o aprender ser, cultivando uma convivência a partir de relações dialógicas e fraternas e promovendo a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a vida.


MISSÃO

Promover a educação para a vida, alicerçada em valores humanos e cristãos, com práticas inovadoras a fim de contribuir na formação ética e no conhecimento científico de pessoas conscientes e comprometidas com a cidadania e a ação missionária, sendo presença de Deus Uno e Trino.


VISÃO

Ser reconhecido pela excelência acadêmica, qualificando os espaços e tornando-se um diferencial por meio de processos educativos inovadores.


VALORES

Missionariedade: abertura para as realidades no e fora do país como testemunhas do amor de Deus.
Criatividade: para inovar, construir novos paradigmas e ampliar horizontes.
Cidadania: para garantir a autonomia como forma de expressão do seu próprio ser, respeitando as diversidades.
Diálogo: para desenvolver um posicionamento crítico dos estudantes, participativo que responda às necessidades atuais.
Conhecimento: por meio de uma práxis interdisciplinar, desenvolver habilidades e competências.
Ética: construir uma conduta integrada e participativa na busca da Verdade.
Humanidade: intensificar a construção do caráter de forma a colaborar no desenvolvimento pleno da pessoa humana.


Proposta Pedagógica

O Colégio Espírito Santo enfatiza uma educação norteada pelos valores evangélicos da verdade, da partilha, da solidariedade, do respeito à vida, dando condições do exercício do SER, do FAZER, do VIVER, do CONVIVER, em um diálogo crítico e criativo com o mundo, embasado em uma proposta pedagógica dinâmica, criativa, participativa que responda às necessidades atuais.

A visão educativa está centrada na pessoa em busca da excelência acadêmica em vista da construção de um conhecimento significativo por meio das tecnologias de aprendizagem.

A proposta pedagógica, por meio de uma prática interdisciplinar, busca desenvolver competências e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares da Educação vigentes em nosso país.


O estudante que queremos formar

O currículo pedagógico do Colégio Espírito Santo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Referencial Gaúcho de Educação e à filosofia da instituição, definindo seis competências que o aluno desenvolverá até a conclusão do Ensino Médio:

1. Compreender como se lê o mundo em diferentes contextos da vida, refletindo de forma crítica, reflexiva e consciente os acontecimentos e relacionando-os entre si em diferentes tempos e espaços.

2. Ser criativo e investigativo, realizando as pesquisas como parte do entendimento do mundo, considerando-as como inacabadas e lutando com dignidade para que as mesmas considerem a população de forma igualitária.

3. Desenvolver a vida na fé e na esperança de um mundo melhor, com mais tolerância e respeito às diferenças, lutando contra qualquer forma de injustiça social.

4. Construir o conhecimento científico com intelectualidade e segurança, aplicando-o na vida em diferentes situações.

5. Compreender as diversas linguagens como ferramentas para comunicar-se de forma articulada, coesa e coerente, argumentando com autonomia e autoria sobre diversos acontecimentos.

6. Expressar-se com subjetividade e respeito, contemplando e deixando-se contemplar, inferindo e arquitetando possibilidades de intervenção para a construção de um mundo melhor.


Berçário

ETAPAS

O Berçário CES é organizado em quatro etapas, desenvolvendo programação pedagógica conforme a faixa etária da criança:
Berçário 1: 3 a 10 meses
Berçário 2: 11 a 14 meses
Berçário 3: 15 a 18 meses
Berçário 4: 19 a 24 meses


OBJETIVOS

a) Proporcionar um ambiente acolhedor, de carinho, afeto e cuidado.
b) Potencializar o desenvolvimento psicomotor e social da criança, com o direito de construir conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesma.
c) Desenvolver a formação de hábitos alimentares saudáveis.


HORÁRIOS (normal)

É importante observar o horário de início dos turnos para que seu(sua) filho(filha) possa ter o melhor aproveitamento.
MANHÃ: 7h às 13h
TARDE: 13h às 18h45*
INTEGRAL: 7h às 18h45*
 *possibilidade de prolongar até 15 minutos


HORÁRIOS (protocolos COVID-19)

IMPORTANTE: Durante a vigência dos protocolos de prevenção à COVID-19, o horário de cada turno fica reduzido e com atendimento de alunos conforme a capacidade máxima permitida para cada sala.
MANHÃ: 7h30 às 11h30
TARDE: 13h30 às 17h30


ADAPTAÇÃO

Os pais de alunos novos do Berçário devem agendar a adaptação no início do ano letivo pelo telefone (51) 992817454. Pede-se a antecedência mínima de um dia para estes agendamentos.
Primeiro dia: 30 minutos a cada turno. A mãe ou o pai aguarda a criança na recepção.
Segundo dia: uma hora a cada turno.
Terceiro ao quinto dia: duas horas a cada turno.


Educação Infantil

ETAPAS

A Educação Infantil atende crianças por níveis de desenvolvimento, levando em conta a sua faixa etária, nas respectivas etapas:
Maternal 1: 2 anos completos até 31 de março
Maternal 2: 3 anos completos até 31 de março
Pré 1 (antigo Jardim A): 4 anos completos até 31 de março
Pré 2 (antigo Jardim B): 5 anos completos até 31 de março


OBJETIVOS GERAIS

a) Promover a socialização da criança possibilitando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico, artístico, tornando-se assim um ser humano mais autônomo e criativo e autor de suas ideias.
b) Oferecer subsídios para alfabetização, trabalhando atividades diversificadas relacionadas a construção da imagem corporal, noção espaço-temporal, percepções (visual, auditiva, olfativa e tátil), linguagem oral e escrita, conceitos lógico-matemáticos, coordenação motora global e independência nas atividades de vida diária.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Favorecer o desenvolvimento das capacidades criadoras da criança, possibilitando-lhe a descoberta das suas tendências pessoais bem como dos colegas.
b) Desenvolver na criança hábitos sadios, através das diferentes atividades.
c) Proporcionar às crianças uma adaptação ao ambiente comunitário escolar de acordo com sua idade.
d) Possibilitar a formação mística e religiosa da criança tendo em vista sua formação integral.
e) Desenvolver na criança uma imagem positiva de si, estimulando-a a atuar de forma cada vez mais autônoma, confiando em suas capacidades e tendo percepção das suas limitações.
f) Conduzir a criança, progressivamente, na descoberta e no conhecimento do seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites.
g) Desenvolver e valorizar hábitos de higiene, cuidados com a saúde e o seu bem-estar.
h) Criar no relacionamento da criança, vínculos afetivos, fortalecendo sua autoestima.
i) Ampliar, gradativamente, na criança, suas possibilidades de comunicação e interação social, desenvolvendo atitudes de ajuda e solidariedade.
j) Utilizar linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita nas diferentes intenções e situações de comunicação.
k) Intensificar o desenvolvimento da prontidão para o Ensino Fundamental I.
l) Fortalecer as experiências vinculadas aos valores cristãos.
m) Oportunizar condições que favoreçam o desenvolvimento harmonioso dos aspectos afetivo, cognitivo e psicomotor.


OBSERVAÇÕES

a) É obrigatória a frequência mínima de 60%, a partir dos 4 e 5 anos de idade (artigo 31 da Lei 12.796/2013).
b) Serão realizadas avaliações trimestrais em caráter contínuo, descritivo e diagnóstico seguindo as orientações dos PCN’s.
c) A partir dos 4 anos, a Educação Infantil possui carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.
d) Na última etapa da Educação Infantil será aplicada aos alunos a sondagem diagnóstica de prontidão e maturidade.


HORÁRIOS

É importante observar o horário de início dos turnos para que seu(sua) filho(filha) possa ter o melhor aproveitamento.

O Maternal 1 tem aulas no Prédio do Berçário:
MANHÃ: 7h30 às 11h30
TARDE: 13h30 às 17h30

O Maternal 2, Pré 1 e Pré 2 têm aulas no Bloco 2:
MANHÃ: 7h30 às 11h30
TARDE: 13h30 às 17h30

IMPORTANTE: Caso haja alteração do horário em função dos protocolos COVID-19, a divulgação será feita no site CES.


Ensino Fundamental

ETAPAS

O ciclo do Ensino Fundamental é composto por nove anos, sendo dividido em Anos Iniciais e Anos Finais:
Ensino Fundamental I: 1º ao 5º ano (Anos Iniciais)
Ensino Fundamental II: 6º ao 9º ano (Anos Finais)


REQUISITOS

a) Para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental I, a criança deve completar 6 anos até 31 de março do ano letivo corrente, conforme a Resolução nº 5, de 17/12/2009, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
b) É pré-requisito uma sondagem diagnóstica de prontidão para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental


OBJETIVOS

a) Intensificar a habilidade das linguagens e a expressão harmônica de sua personalidade nos aspectos psíquico, social e espiritual.
b) Interagir socialmente no meio em que vive e convive, por meio do conhecimento da realidade e da formação acadêmica.
c) Desenvolver o pensamento lógico e a iniciação científica.
d) Promover a participação efetiva nas atividades em vista da preparação para o trabalho e da formação para a cidadania.
e) Cultivar e intensificar os hábitos de leitura e de estudo.


HORÁRIOS

É importante observar o horário de início dos turnos para que seu(sua) filho(filha) possa ter o melhor aproveitamento.

As turmas de 1º ano (manhã e tarde), 2º ano (manhã) e 3º ano (manhã) têm aulas no Bloco 2:
MANHÃ: 7h30 às 11h55
TARDE: 13h05 às 17h25

As turmas de 2º ano (tarde), 3º ano (tarde), 4º ano (manhã e tarde) e 5º ano (manhã e tarde) têm aulas no Bloco 1:
MANHÃ: 7h25 às 11h55
TARDE: 13h10 às 17h40

ATENÇÃO
a) As turmas de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II têm o sexto período de aula uma vez por semana devido ao Sistema de Ensino pH e ao projeto Mais Inglês. Nestes dias, os alunos da manhã saem às 12h45 e os da tarde saem às 18h30.
b) As turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II têm o sexto período de aula três vezes por semana devido ao Sistema de Ensino pH e ao projeto Mais Inglês. Nestes dias, os alunos da manhã saem às 12h45 e os da tarde saem às 18h30.
c) O portão da Rua Gomes Freire de Andrade serve como acesso alternativo ao Bloco 1, sendo aberto das 11h55 às 12h15, das 12h45 às 13h10 e das 17h40 às 18h.
d) No Bloco 1 há tolerância de 5 minutos para entrada no primeiro período dos turnos manhã e tarde.

IMPORTANTE: Caso haja alteração do horário em função dos protocolos COVID-19, a divulgação será feita no site CES.


Ensino Médio

REQUISITO

Para ingressar no Ensino Médio, o aluno deverá apresentar histórico de conclusão do Ensino Fundamental II.


OBJETIVOS

a) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.
b) Possibilitar o prosseguimento de estudos, para que o educando continue aprendendo e se aprimorando como cidadão.
c) Capacitar o aluno na busca de sua realização pessoal, consciente e crítica diante da vida.
d) Orientar a preparação do aluno para o trabalho e a cidadania, e compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos de produção.
e) Estimular o aluno para a continuidade dos estudos acadêmicos.
f) Capacitar e orientar o aluno para o uso responsável das ferramentas tecnológicas.


HORÁRIOS

É importante observar o horário de início dos turnos para que seu(sua) filho(filha) possa ter o melhor aproveitamento.

O Ensino Médio tem aulas no Bloco 1:
MANHÃ: 7h25 às 12h45

ATENÇÃO
a) Uma vez por semana, os alunos do Ensino Médio têm um dia de aula no turno da tarde devido ao Sistema de Ensino pH e ao projeto Mais Inglês:
   1ª série: terça-feira (14h às 18h30)
   2ª série: quarta-feira (14h às 18h30)
   3ª série: quinta-feira (14h às 18h30)
b) O portão da Rua Gomes Freire de Andrade serve como acesso alternativo ao Bloco 1, sendo aberto das 11h55 às 12h15, das 12h45 às 13h10 e das 17h40 às 18h.
c) No Bloco 1 há tolerância de 5 minutos para entrada no primeiro período dos turnos manhã e tarde.

IMPORTANTE: Caso haja alteração do horário em função dos protocolos COVID-19, a divulgação será feita no site CES.


Turno Inverso

PROPOSTA

As turmas do Turno Inverso (TUIN) do Colégio Espírito Santo são formadas por alunos conforme o ano escolar que frequentam e devidamente matriculados neste serviço educacional.


OBJETIVOS

a) Apoiar as famílias na promoção da vida, cuidando os alunos do Maternal 1 da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I devidamente matriculados no TUIN.
b) Orientar a criança no processo de seu desenvolvimento.
c) Proporcionar um espaço de interação, convivência e amizade.
d) Acompanhar a realização dos temas de casa e a preparação para as provas com apoio da monitora.
e) Realizar atividades lúdicas e recreativas.
f) Desenvolver a formação de hábitos alimentares saudáveis.


HORÁRIOS

É importante observar o horário de início dos turnos para que seu(sua) filho(filha) possa ter o melhor aproveitamento.
MANHÃ: 7h10 às 13h10
TARDE: 12h às 18h
TARDE + Pós-turno: 12h às 18h45

IMPORTANTE: Durante a vigência dos protocolos de prevenção à COVID-19, as atividades do Turno Inverso estão suspensas. Caso haja flexibilização para este serviço, a divulgação será feita no site CES.


OBSERVAÇÕES

a) Pela manhã, o aluno do TUIN que chegar a partir das 7h40 deve entrar pelo portão da recepção do Bloco 2, sendo conduzido por monitora até a sala de aula.
b) À tarde, o aluno do TUIN que chegar a partir das 13h15 deve entrar pelo portão da recepção do Bloco 2, sendo conduzido por monitora até a sala de aula.


ATIVIDADES NAS FÉRIAS

Os alunos devidamente matriculados no Turno Inverso do Colégio Espírito Santo participam de programações especiais que garantem muita diversão no período de férias.
Quem não está matriculado no TUIN para o ano de 2021 precisa firmar contrato específico para este serviço educacional no período de férias de forma que o aluno participe das atividades de verão e/ou de inverno.


Pós-turno

PROPOSTA

O Pós-turno desenvolve atividades lúdicas e recreativas, após o término das aulas do turno da tarde, com alunos do Maternal 2 da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Espírito Santo devidamente matriculados neste serviço educacional.


HORÁRIO

TARDE: 17h40 às 18h45

IMPORTANTE: Durante a vigência dos protocolos de prevenção à COVID-19, as atividades do Pós-turno estão suspensas. Caso haja flexibilização para este serviço, a divulgação será feita no site CES.


Serviços e Setores

O Colégio Espírito Santo conta com uma série de serviços pedagógicos, serviços complementares, setores administrativos e serviços terceirizados.


SERVIÇOS PEDAGÓGICOS

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Pastoral Escolar

Serviço de Coordenação Pedagógica
   Berçário
   Educação Infantil
   Ensino Fundamental I
   Ensino Fundamental II
   Ensino Médio
   Turno Inverso e Pós-turno

Serviço de Educação Nutricional

Serviço de Orientação Disciplinar (SOD)

Serviço de Orientação Educacional (SOE)

Serviço de Psicologia Escolar (SPE)

IMPORTANTE: Para melhor qualidade no atendimento, recomenda-se que pais e/ou responsáveis dos estudantes façam o agendamento prévio de horário sempre que for necessário tratar algum assunto com os serviços acima listados.




SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Laboratório de Ciências: trabalhos fora do horário de aula devem ser agendados.

Laboratório de Informática Educativa: trabalhos fora do horário de aula devem ser agendados. E-mail: labin@ces.g12.br.

Biblioteca: atende durante o período letivo, nos seguintes dias e horários:
   Segunda, Quarta e Quinta: das 7h30 às 12h e das 13h15 às 17h20
   Terça e Sexta: das 7h30 às 12h e das 13h15 às 17h
  IMPORTANTE:
  a) A retirada de material da Biblioteca CES requer a apresentação do cartão de acesso do aluno (o mesmo usado nas catracas).
  b) O empréstimo de livros para alunos do Colégio Espírito Santo está condicionado às regras contidas nos regulamentos da biblioteca, sendo um específico para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, e outro que abrange as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio. Ambos os regulamentos podem ser consultados na página da Biblioteca no site CES.
  c) O site do CES também tem link para o catálogo on-line da biblioteca, facilitando a consulta ao acervo.
  d) As listas de leituras obrigatórias para o corrente ano letivo do Colégio Espírito Santo e para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficam disponíveis no site da escola.
  e) Trabalhos fora do horário de aula devem ser agendados. E-mail: bibliotecaces@ces.g12.br.

Material Didático e Reprografia: atende durante o período letivo, nos seguintes dias e horários:
   Segunda, Quarta e Sexta: das 7h30 às 11h50 e das 13h10 às 17h15
   Terça e Quinta: das 7h30 às 11h50 e das 13h10 às 16h
  IMPORTANTE:
  a) O serviço de impressão é feito a partir do envio do(s) arquivo(s) via e-mail para xeroxces@ces.g12.br e não será aceito o uso de pen drive. Esta regra vale para alunos, professores, funcionários e famílias.
  b) O Colégio Espírito Santo não reproduz materiais sem a permissão do autor, por tratar-se de fraude, conforme a legislação: 9.610/1998 (lei ordinária), de 19/02/1998, e 12.853/2013 (lei ordinária), de 14/08/2013.
  c) Na sala do Material Didático e Reprografia podem ser comprados materiais complementares (caneta, lápis, borracha etc.), além do aluguel de jalecos para uso no Laboratório de Ciências.




SETORES ADMINISTRATIVOS

Recepção

Secretaria: atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h45 e das 13h30 às 17h. E-mail: secretaria@ces.g12.br.

Financeiro: consulte horários de atendimento, ligando para a escola. E-mail: cobranca@ces.g12.br.

Recursos Humanos

Comunicação

Serviços Gerais

Manutenção




SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Primeiro Socorros: o Colégio Espírito Santo é área protegida pelo Serviço Médico de Primeiros Socorros, fazendo encaminhamentos conforme as necessidades.

Portaria e Segurança Externa: o Colégio Espírito Santo conta com os serviços de Portaria e de Segurança Externa das 7h às 20h30, tendo um reforço especial nos horários de entrada e saída dos alunos (manhã, meio-dia e tarde). A escola ainda possui câmeras dentro e fora das salas de aula em vista da segurança interna.

OBSERVAÇÃO: A segurança externa do CES é reforçada por rondas sistemáticas da Patrulha Escolar da Brigada Militar.


Juntos pela Segurança

Juntos somos mais fortes na segurança do Colégio Espírito Santo. Estas são dicas que você pode colocar em prática e contribuir com a escola neste tema:

1. Ao estacionar no entorno do colégio, evite permanecer dentro do veículo.

2. Não estacione nos locais destinados aos veículos de transporte escolar, vaga reservada a pessoas com deficiência, espaços de garagem e no centro da via.

3. Evite o uso do celular nas imediações externas da escola para manter sua atenção.

4. Realize o embarque e desembarque de maneira ágil, buscando manter mochila e materiais em local acessível para facilitar a entrada e saída do veículo.

5. Preferencialmente, a criança deve descer pela porta do veículo que estiver ao lado da calçada.

6. Oriente seu(sua) filho(filha) a manter-se dentro das dependências do Colégio Espírito Santo até sua chegada.

7. Oriente seu(sua) filho(filha) a fazer uso do cartão de acesso do estudante sempre que for ao Colégio Espírito Santo.

8. Sempre se dirija ao Colégio Espírito Santo portando documento com foto para ter acesso.

9. Não repasse informações a terceiros sobre a rotina diária de seu(sua) filho(filha).

10. Oriente seu(sua) filho(filha) a não repassar informações a vendedores, pesquisadores, estranhos e pessoas em carros.

11. Evite conversar com os profissionais da segurança externa para não lhes tirar a atenção.

12. Informe a segurança externa e portaria em caso de anormalidade nas imediações do Colégio Espírito Santo.


Uniforme

a) Por motivo de segurança, é obrigatório o uso completo do uniforme e de tênis por parte de todos os estudantes do Colégio Espírito Santo.
b) O aluno sem uniforme e sem justificativa do Responsável não será autorizado a entrar em aula.
c) Os agasalhos deverão estar devidamente identificados com a logomarca do Colégio Espírito Santo.
d) O uniforme do Colégio Espírito Santo é composto por:

   Bermuda (MASCULINA)
  Cor: azul-marinho
  Tecido: microfibra, malha colegial, moletom ou moletinho

   Blusão canguru com ou sem capuz (UNISSEX)
  Cor: azul-marinho
  Tecido: malha colegial, moletom ou malha colegial apeluciada

   Blusão de lã (UNISSEX)
  Cores: azul marinho ou branca
  Tecido:

   Calça (MASCULINA)
  Cor: azul-marinho
  Tecido: malha colegial, microfibra, moletom, moletinho ou malha colegial apeluciada

   Calça jeans (somente Ensino Médio)
  Cor: azul índigo
  IMPORTANTE: a calça não pode ser rasgada

   Calça pescador e Legging (FEMININA)
  Cor: azul-marinho
  Tecido: suplex

   Calça skinny (FEMININA)
  Cor: azul-marinho
  Tecido: malha colegial, moletom, moletinho, suplex ou malha colegial apeluciada

   Camisa polo (UNISSEX)
  Cores: azul marinho ou branca
  Tecido: piquet (gola com friso azul e branco) ou poliviscose (antipilling)

   Camiseta (UNISSEX)
  Modelos: manga curta, manga longa e sem manga
  Cores: azul marinho ou branca
  Tecido: poliviscose (antipilling), algodão (antialérgico) ou viscolycra

   Casaco canguru com ou sem capuz e zíper (UNISSEX)
  Cor: azul-marinho
  Tecido: malha colegial, malha colegial apeluciada ou moletom

   Jaleco (UNISSEX)
  Cor: branco
  Tecido: oxford


OBSERVAÇÕES

a) Camisetas da gincana, ginástica, patinação artística, street dance, balé, capoeira, futsal e de outras atividades extraclasse, bem como botas, sandálias, chinelos etc. não fazem parte do uniforme.
b) Aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II é oferecida a oportunidade para confecção de camiseta de formando mediante aprovação de arte e do modelo físico por parte da direção e do setor de Marketing do CES antes da produção final. As cores utilizadas podem ser azul-marinho ou branco. Informações quanto à aplicação da marca CES, favor dirigir-se ao setor de Marketing da instituição.
c) Aos alunos da 3ª série do Ensino Médio é oferecida a oportunidade para confecção de moletom e camiseta de formando mediante aprovação de arte e do modelo físico por parte da direção e setor de Marketing do CES antes da produção final. Informações quanto à aplicação da marca CES, favor dirigir-se ao setor de Marketing da instituição.


Acesso ao colégio

a) O aluno a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio deve fazer uso do cartão de acesso no Bloco 1 do Colégio Espírito Santo.
b) A primeira via do cartão de acesso é fornecida pelo CES.
c) Em caso de dano ou perda do cartão de acesso, o Responsável ou o aluno deve solicitar a segunda via mediante o pagamento da taxa estabelecida, no Financeiro.
d) Os Responsáveis e os alunos devem respeitar o horário de entrada e de saída dos turnos pedagógicos para facilitar o bom desenvolvimento das atividades do estudante e evitar constrangimentos.
e) No Bloco 1, o visitante deve apresentar documento com foto para cadastro e informar o setor que pretende ir.
f) É vedada a presença de Responsáveis nos corredores e no pátio do Colégio Espírito Santo durante o período letivo.
g) Os professores não podem atender os Responsáveis na fila, no corredor ou na porta da sala de aula, a fim de não prejudicar a acolhida dos alunos e o início das atividades.
h) Se houver necessidade de conversar com o(a) professor(a), deverá ser agendado horário com a Coordenação Pedagógica, Serviço de Orientação Escolar ou Serviço de Psicologia Escolar.
i) Outras medidas de segurança que forem adotadas ao longo do ano letivo de 2021 para restringir o acesso ao Colégio Espírito Santo serão divulgadas no site e redes sociais da escola.


Saída com autorização

a) O Colégio Espírito Santo somente se responsabilizará pelos alunos enquanto estes estiverem em horário de aula, ou em atividades e saídas pedagógicas.
b) Por medida de segurança, não será aceita autorização de saída de alunos por telefone.
c) A saída antecipada só será permitida mediante autorização por escrito na agenda.
d) Saídas antecipadas do Colégio Espírito Santo serão autorizadas até as 11h30 (turno manhã) e até as 17h (turno tarde), mediante:
   Presença dos Pais/Responsáveis.
   Solicitação prévia feita pelos Pais/Responsáveis, por escrito de próprio punho.
e) Só é permitida a saída do aluno com outra pessoa mediante autorização por escrito do Responsável e apresentação de documento de identificação com foto.


Atrasos e Frequência

a) O aluno que chegar após o horário inicial ou de fechamento do portão permanecerá nas dependências do Colégio Espírito Santo, aguardando o sinal para o período seguinte.
b) O aluno atrasado só entrará em sala de aula até o 2º período.
c) Durante o período de aula não será permitida a saída de alunos sem a autorização do professor para ir à Biblioteca, Secretaria, Reprografia, laboratórios ou cantina; nem para fazer telefonema, entregar trabalho, pedir material emprestado etc.
d) Na troca de período, os alunos deverão permanecer na sala de aula, sendo que a saída sem autorização do professor do período implicará na perda da aula.
e) Após três (03) atrasos, os pais serão notificados.
f) Na Educação Infantil, é obrigatória a frequência mínima de 60%, a partir dos 4 a 5 anos de idade (artigo 31 da Lei 12.796/2013).
g) No Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, o aluno deverá ter no mínimo 75% de frequência em cada disciplina do ano/série durante o período letivo.
h) Serão acionados Família ou Conselho Tutelar se o aluno tiver cinco (05) dias de faltas consecutivas sem justificativa.


Compromissos do estudante

a) Acolher e observar a filosofia do Colégio Espírito Santo, engajando-se nela.
b) Tratar com cordialidade e respeito: Direção, Irmãs, Professores, Funcionários e Colegas.
c) Respeitar e cumprir as normas do Regimento do CES.
d) Cooperar com a manutenção da ordem e da higiene do ambiente escolar.
e) Participar das atividades escolares, sociais, cívicas, religiosas e recreativas destinadas a sua formação.
f) Atender às convocações do Colégio Espírito Santo.
g) Ter comportamento adequado dentro e nas imediações do CES, bem como nos ambientes virtuais e redes sociais da escola.
h) Zelar pela conservação do prédio, mobiliário, equipamentos; bem como, responsabilizar-se pelos danos causados, individualmente, ou em grupo.
i) Comparecer uniformizado às aulas.
j) Fazer uso obrigatório do crachá de acesso (alunos que estudam no Bloco 1 e Bloco 2).
k) Observar os horários de chegada e saída do CES.
l) Providenciar o material escolar solicitado pelo CES.
m) Cuidar que livros e cadernos estejam identificados e em boas condições.
n) Participar assídua e pontualmente das atividades do CES, sejam elas presenciais ou on-line.
o) Orientamos os estudantes a manter a câmera ligada durante as aulas e/ou atividades on-line da escola.
p) Desenvolver as atividades propostas em sala de aula, os deveres de casa e tarefas on-line, cumprindo os prazos determinados.
q) Estudantes que são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) têm horário flexibilizado.
r) Observar a pontualidade quanto aos horários de entrada e de saída da escola. Os Pais/Responsáveis que ultrapassarem o horário limite de saída serão notificados a partir da terceira ocorrência de atraso na hora de buscar seu(sua) filho(filha).


Compromissos da família

a) Providenciar para o aluno os materiais e livros solicitados na Lista de Material Escolar.
b) Providenciar o uniforme e supervisionar o uso do mesmo.
c) Manter atualizados os seguintes dados:
   Número de telefone fixo, ou celular.
   E-mail e endereço da residência do Responsável.
   Informações de acompanhamento médico e/ou terapêutico do aluno e uso de medicação.
   Cópia do laudo médico atualizado (documento é válido somente pelo período de um ano).
   Atestado médico para frequentar atividades físicas (Educação Física) do Colégio Espírito Santo.
   Receita atualizada de medicamentos indicados pelo pediatra/especialista/médico da família/psiquiatra.
d) Acompanhar o desenvolvimento e o rendimento escolar de seu(sua) filho(filha).
e) Acompanhar a realização dos temas escolares e provas.
f) Observar os registros e bilhetes na agenda escolar, bem como rubricá-los (pais de alunos do Berçário até o 2º ano do Ensino Fundamental I).
g) A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio, a comunicação com os pais é realizada por meio da plataforma Plurall.
h) Participar das reuniões e/ou convocações do CES, tanto presenciais, quanto on-line.
i) Atender às solicitações de encaminhamentos para avaliação com especialistas e dar o retorno, por escrito, dos especialistas aos Serviços Pedagógicos do Colégio Espírito Santo. Caso necessário, durante este período de encaminhamento, o aluno poderá ser afastado como medida preventiva.
j) Comunicar a escola sempre que o aluno contrair doença aguda e/ou infecciosa.
k) Seguir as orientações da escola quanto aos planos de prevenção vigentes para pandemias (https://ces.g12.br/coe-e-local).
l) Buscar os Serviços Pedagógicos em caso de desavenças entre os alunos.
m) Apresentar a documentação oficial adequada à direção da escola em casos de restrição de guarda do menor.
n) Observar a pontualidade quanto aos horários de entrada e de saída da escola. Os Pais/Responsáveis que ultrapassarem o horário limite de saída serão notificados a partir da terceira ocorrência de atraso na hora de buscar seu(sua) filho(filha).
o) Estar ciente de que a supervisão dos grupos de WhatsApp (e em outras redes sociais semelhantes) é de responsabilidade dos Pais e/ou Responsáveis.
p) Seguir a orientação do Colégio Espírito Santo quanto à recomendação de evitar o uso de joias e assemelhados nos bebês do Berçário, bem como nos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O cuidado com estes acessórios é de responsabilidade dos próprios estudantes e dos Pais e/ou Responsáveis. O Colégio Espírito Santo não se responsabiliza pelo extravio de joias, assemelhados e pertences pessoais.


Material Escolar

a) As listas de material escolar do Colégio Espírito Santo estão disponíveis no site: https://ces.g12.br/material-escolar.
b) O material didático é indispensável para o desenvolvimento do aluno.
c) O aluno será o responsável por seu material escolar e de uso pessoal, o qual deverá estar devidamente identificado.
d) O Colégio Espírito Santo não se responsabilizará por perdas e/ou danos de materiais dos alunos.
e) Materiais solicitados para as aulas são de responsabilidade do aluno, devendo o estudante observar o horário das aulas.
f) O uso de aparelhos eletrônicos e celulares é expressamente proibido em sala de aula, exceto quando autorizado pelo professor.
g) Não há possibilidade de compra e de utilização de livros didáticos usados em todos os níveis de ensino (exceto livros de literatura).
h) A compra de livros didáticos da FTD Educação pode ser feita na loja virtual da FTD Com Você: https://ftdcomvoce.com.br (orientações para compra no próprio site).
i) A compra de livros do Sistema de Ensino pH é feita pelo e-commerce Livro Fácil: https://www.livrofacil.net. Faça a compra dos materiais na Livro Fácil de maneira prática, rápida e segura em seis passos simples:

Passo
1. Digite o nome da escola no campo indicado na homepage (logo abaixo do banner principal).
2. Entre com o código de acesso fornecido pela escola.
3. Preencha os dados do aluno.
4. Valide os dados do carrinho e prossiga para o pagamento em FINALIZAR COMPRA. Se desejar, clique em ADICIONAR NOVO ALUNO para a compra de uma nova lista.
5. Identifique-se ou faça seu cadastro.
6. Preencha os dados e selecione a forma de pagamento para concluir a compra.


Pagamento

a) O pagamento de mensalidade deve ser efetuado nas Agências Bancárias e Casas Lotéricas autorizadas.
b) As parcelas atrasadas, após o 31º dia, deverão ser quitadas no escritório Lange e Lisboa Advogados Associados S/C, localizado na Rua Pedro Weingartner, 260. Telefone: (51) 3472-7031.
c) É possível emitir o boleto on-line no Portal do Aluno. Para isso, siga as instruções:
   No menu principal do site CES, clique no link: “Portais” e, no submenu correspondente, clique no link: “Aluno”.
   Preencha o campo “Usuário” com o CPF do Responsável Financeiro.
   Se for o primeiro acesso, preencha o campo “Senha” com a data de nascimento no formato de seis dígitos (DDMMAA).
   A partir do segundo acesso, preencha o campo “Senha” com a nova senha definida pelo usuário.
   Em caso de dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail: cobranca@ces.g12.br


Disciplina

Para o Colégio Espírito Santo, disciplina é mais do que apenas o respeito às normas e às pessoas com as quais o estudante convive na escola. Trata-se de uma competência que deve ser praticada todos os dias e incorporada na vida de cada um.

TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES

NÃO É PERMITIDO:
a) Desrespeitar ou agredir de forma física ou verbal, Colegas, Professores, Irmãs, Funcionários ou qualquer pessoa dentro das dependências do Colégio Espírito Santo.
b) Ausentar-se da escola sem a devida permissão.
c) Usar o nome e/ou marca do Colégio Espírito Santo em qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção sem a autorização da Direção.
d) Difamar a imagem do Colégio Espírito Santo, professores e funcionários nas redes sociais.
e) Acessar e propagar conteúdo impróprio em aparelhos eletrônicos, bem como distribuir impressos com conteúdo imoral, ou ilegal.
f) Utilizar telefone celular e/ou outros aparelhos eletrônicos em sala de aula e durante as atividades escolares sem a devida autorização do professor.
g) Fazer uso de meios fraudulentos na realização de provas, exercícios e trabalhos.
h) Trazer para o colégio brinquedos, materiais esportivos (bolas, espadas, skates, mini games etc.), exceto quando autorizados pelos professores e/ou serviços de Coordenação Pedagógica.
i) Namorar nas dependências do Colégio Espírito Santo devido à convivência com diferentes faixas etárias.
j) Guardar ou jogar ovos, farinha, tinta etc., nas dependências e imediações do Colégio Espírito Santo, sendo falta de respeito e de consideração para com as pessoas, além do desperdício de alimentos.
k) Consumir, portar, distribuir ou enaltecer bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas nas dependências e imediações do Colégio Espírito Santo.
l) Portar ou fazer uso de armas, instrumentos contundentes, fogos de artifício ou similares.
m) Usar, como uniforme, as camisetas especiais da gincana, ginástica, patinação artística, street dance, balé, capoeira, futsal e de outras atividades extraclasse.
n) Usar quaisquer equipamentos tecnológicos para gravar sons e/ou imagens em sala de aula, exceto quando autorizado pelo professor.


Medidas pedagógicas e disciplinares

Ao aluno é dada a oportunidade de mudança de comportamento em caráter preventivo. A medida socioeducativa será aplicada imediatamente quando considerados: a gravidade do fato ocorrido, a idade do aluno e a reincidência de registros disciplinares no mesmo ano letivo. O não cumprimento das normas estabelecidas será passível das seguintes intervenções:

a) Advertência oral pela Direção e/ou dos Serviços Pedagógicos do Colégio Espírito Santo.
b) Advertência por escrito na presença e/ou sem a presença dos Pais/Responsáveis.
c) Afastamento das aulas e de demais atividades, de um a três dias, conforme a gravidade do caso.
d) No período em que estiver suspenso das aulas, o aluno deverá elaborar um trabalho de conscientização sobre tema definido pela Equipe Pedagógica do Colégio Espírito Santo. Este trabalho deverá ser apresentado quando retornar às aulas.
e) Encaminhamento ao Conselho Tutelar, esgotadas às medidas pedagógicas anteriores e/ou em casos excepcionais.
f) Em casos graves, o encaminhamento ao Conselho Tutelar e/ou o cancelamento da matrícula ocorrerá de imediato.
g) O aluno que causar dano ao patrimônio do Colégio Espírito Santo é responsável pelo reparo ou reposição e receberá sanção escolar se for o caso.
h) O aluno que danificar a segurança do Colégio Espírito Santo, fazendo mau uso dos extintores, do equipamento de prevenção contra incêndio, estourar bombas no ambiente escolar, pagará os danos causados e uma multa de meio salário mínimo, ou prestará até 50 horas de serviços comunitários com a anuência dos Pais e/ou Responsáveis.
i) O aluno, no período da suspensão das aulas, perde o direito de fazer as provas, testes e trabalhos com a turma.
j) O aluno que colar em prova terá sua avaliação zerada.
k) Os alunos que forem suspensos por indisciplina não participarão de quaisquer atividades pedagógicas dentro e fora do ambiente escolar, no semestre em curso.
l) Não será renovada a matrícula do aluno que não se ajustar a filosofia e normas do Colégio Espírito Santo.
m) O aluno que, por medida disciplinar, mudar de turma não poderá retornar à turma de origem durante o corrente ano.


Canais de comunicação

Os Pais/Responsáveis podem visitar o site do Colégio Espírito Santo para acompanhar notícias sobre projetos e atividades sociais, culturais, religiosas, esportivas e pedagógicas
   Site: https://ces.g12.br

Também podem acessar o Portal do Aluno para consultar registros pedagógicos de seu(sua) filho(filha) e datas de provas e trabalhos.
   Portal do Aluno: http://ces.primusweb.com.br/modulos/aluno/login.php5?

Dúvidas e outros assuntos relacionados à escola devem ser, preferencialmente, tratados por e-mail. Consulte os principais contatos:
   Dúvidas: ces.responde@ces.g12.br / colegioesanto@ces.g12.br
   Secretaria: secretaria@ces.g12.br
   Financeiro: cobranca@ces.g12.br

As redes sociais do Colégio Espírito Santo têm como propósito o compartilhamento de avisos e notícias das atividades realizadas pela escola. As redes sociais do CES não intermedeiam o agendamento de reuniões com a Direção da escola, nem com os Serviços Pedagógico, ou setor do colégio.
   Twitter: https://twitter.com/colegioesanto
   Facebook: https://web.facebook.com/colegioesanto
   Instagram: https://www.instagram.com/colegioesanto
   YouTube: https://www.youtube.com/jornalces


Direito de Imagem

a) O Colégio Espírito Santo registra projetos e atividades sociais, culturais, religiosas, esportivas e pedagógicas ao longo do ano letivo, envolvendo imagens de alunos, pais, professores e funcionários que podem ser disponibilizadas no site e nos meios de comunicação social do CES.
b) A autorização de uso de imagem consta no contrato de matrícula do estudante.
c) Será respeitada a solicitação, feita com antecedência e por escrito, à Direção do Colégio Espírito Santo sobre a não divulgação de imagens.


Orientações de Saúde

Conforme o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Minas Gerais (https://www.medicina.ufmg.br/observaped), crianças com doenças agudas não devem ir à aula. A escola deve passar informações para todos os pais sobre doenças que estejam acontecendo na comunidade, além de comunicar as autoridades de saúde (vigilância sanitária) para que providências de saúde pública possam ser tomadas


RECOMENDAÇÃO PARA AFASTAMENTO

A criança deve ser afastada da escola nas seguintes condições:
   Doença que afeta o estado geral da criança, com prostração, falta de apetite, irritabilidade, dificuldade para respirar e, principalmente, febre.
   Doença que exige maior cuidado do que a equipe da escola pode dar.
   Diarreia e vômitos.
   Feridas na boca e salivação excessiva (estomatite, sapinho).
   Doença exantemática com febre.
   Conjuntivite, com purgação nos olhos ou pálpebras inchadas.
   Tuberculose, até liberação médica.
   Impetigo, até um dia depois de iniciado o tratamento com antibióticos.
   Infecção febril de garganta (faringite ou amigdalite estreptocócica), até um dia depois de iniciado o tratamento com antibióticos e ter estado um dia sem febre.
   Sarna e piolhos, até o término do primeiro tratamento tópico (quatro dias).
   Catapora (varicela), até uma semana após o início do exantema.
   Caxumba, até uma semana após o início do inchaço da glândula (parótida).
   Hepatite A, durante 15 dias, sendo necessário atestado de liberação médica para retorno às aulas,
   COVID-19, fazer quarentena por 14 dias e ter estado um dia sem sintomas (conforme orientações do COE-E Local CES).
Fonte: https://www.medicina.ufmg.br/observaped/afastamento-escolar


IMPORTANTE

a) A família deve buscar a confirmação do diagnóstico da criança, levar o laudo médico para registro na Secretaria do CES e manter o(a) filho(filha) em casa no período indicado.
b) É fundamental comunicar à escola casos de doença aguda em seu(sua) filho(filha) para que sejam tomadas as providências necessárias.
c) Para retorno do aluno ao colégio, deve-se apresentar laudo com autorização do médico.
d) Recomenda-se a revisão da carteira vacinal dos filhos e que sejam providenciadas as vacinas que estejam em aberto.
e) É obrigatório apresentar receita atualizada de medicamentos indicados pelo pediatra/especialista/médico da família/psiquiatra.


NOTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO

Em caso de suspeita ou confirmação de doenças infectocontagiosas de transmissão respiratória ou situações que causam risco à saúde pública, todo cidadão deve fazer contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas para notificar.
   Doenças de notificação compulsória por bactérias: Meningite; Coqueluche; Tuberculose.
   Doenças de notificação compulsória por vírus: Influenza casos de hospitalização; Sarampo; Rubéola; Caxumba; Poliomielite; Varicela.
   Doenças de notificação compulsória por bactérias e vírus: Diarreia.

Fale com o CES:
   BLOCO 1: (51) 34721502 | (51) 34721722 | (51) 34726676 | (51) 34720034 | (51) 992834470
   BLOCO 2: (51) 992689202
   BERÇÁRIO: (51) 992817454

Fale com a Unidade de Vigilância Epidemiológica de Canoas: (51) 34257681, epidemiocanoas@gmail.com


Sistema de avaliação

CALENDÁRIO DE PROVAS

O calendário de provas trimestrais é organizado pelo professor e pelo Serviço de Coordenação Pedagógica, sendo divulgado antecipadamente aos alunos. O estudante é responsável por anotar as datas de provas agendadas pelos professores em sala de aula e plataforma Plurall.


AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, cumulativa e global. É um meio de obter informações sobre o desenvolvimento do aluno, quanto ao desempenho e rendimento que permitirão tomar decisões, quanto às ações pedagógicas em vista do aperfeiçoamento da formação do educando.
a) Além dos conteúdos, avaliam-se: atitudes, participação, responsabilidade, uniforme e pontualidade.
b) A avaliação da Educação Infantil é semestral e expressa por meio de Parecer Descritivo.
c) A avaliação do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I é trimestral e expressa por meio de Parecer Descritivo.
d) A avaliação do aluno do 3º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio é trimestral, sendo que o 3º TRIMESTRE tem peso 2.
e) O resultado da avaliação trimestral é expresso por meio de pontos: zero (0) a cem (100).
f) A composição dos pontos do trimestre para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I será: 35 pontos de avaliações do Sistema de Ensino pH; 35 pontos de avaliações do CES; 20 pontos de trabalhos; e 10 pontos de desempenho (uniforme, pontualidade, assiduidade, tema e comportamento), totalizando 100 pontos.
g) No Ensino Fundamental I, fica facultativa a composição de pontos das disciplinas de: Educação Artística, Educação Física, Educação Musical, Ensino Religioso, Filosofia e Línguas Estrangeiras.
h) A composição de pontos do trimestre para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio será: 20 pontos dos pHs (exercícios on-line); 35 pontos de avaliações do Sistema de Ensino pH; 35 pontos de avaliações do CES; e 10 pontos de atitudinal, totalizando 100 pontos.
i) Para o Ensino Fundamental II, a composição de pontos no 2º TRIMESTRE em trabalhos será o resultado da MOSTRA TEEN.
j) Para o Ensino Médio, a composição de pontos no 2º TRIMESTRE em trabalhos será o resultado obtido no trabalho da MOSTRA DE IDEIAS.
k) No Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica facultativa a composição de pontos das disciplinas de: Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, Línguas Estrangeiras e Empreendedorismo.
l) Fórmula do cálculo da média anual (MA) das avaliações:

1º Trimestre + 2º Trimestre + 3º Trimestre (x 2)
  _________________________________________ = MA
4


APROVAÇÃO

Será considerado aprovado/promovido o aluno que:
a) Tiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e rendimento escolar satisfatório expresso em parecer pedagógico no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I.
b) Tiver frequência de 75% (setenta e cinco por cento) ou mais e atingir no mínimo 280 pontos em cada disciplina do ano (3º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio).
c) Atingir 120 pontos após o Exame Final (EF) observando o cálculo: MA+EF = 120 pontos ou mais do 3º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio.
d) Obtiver frequência menor de 75% e maior de 50% com rendimento igual ou superior a 320 pontos anuais na(s) respectiva(s) disciplina(s) do 3º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio.


REPROVAÇÃO

Estará reprovado o aluno do 3º ano do Ensino Fundamental I à 3º série do Ensino Médio que:
a) Não atingir frequência mínima de 75%, nem obtiver pontuação igual ou superior a 280 pontos na(s) disciplina(s) em questão.
b) Não comparecer ao Exame Final e não apresentar atestado médico no prazo de 24 horas da data fixada para a realização do Exame Final.
c) Não obtiver 120 pontos em uma ou mais disciplinas após o Ensino Fundamental I.
d) Tiver frequência inferior a 50%.


PROVAS EM ATRASO

a) Os alunos do Ensino Fundamental I realizarão a prova em atraso mediante justificativa, conforme agendamento e pagamento de uma taxa.
b) Aos alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio que não comparecerem ao CES para realizar a prova na data marcada, será oferecida nova oportunidade.
c) Será de responsabilidade do aluno a solicitação por escrito da prova, mediante preenchimento de formulário oferecido na Secretaria do Colégio Espírito Santo, juntamente com o pagamento da taxa estabelecida.
d) O aluno com atestado médico estará isento do pagamento da taxa de inscrição.
e) O atestado médico deverá ser apresentado à Coordenação Pedagógica no prazo de 24 horas após a realização da prova em questão. Não será aceito outro tipo de justificativa.
f) O aluno que faltar às provas marcadas no trimestre, por motivo de viagem, pagará a(s) taxa(s) estabelecida(s) para a(s) prova(s) em atraso.
g) A taxa de cada prova deverá ser paga na Secretaria no ato da inscrição.
h) As provas ocorrerão uma vez por mês.
i) O aluno que não fizer a(s) prova(s) em atraso na data estabelecida perderá a oportunidade de fazê-la.


RECUPERAÇÃO PARALELA

A recuperação paralela se destina aos alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
a) A recuperação dos conteúdos estudados será realizada pelo professor durante o trimestre.
b) Não existe recuperação de trabalhos, nem das leituras obrigatórias.
c) Não haverá substituição de nota após esta ser registrada na Secretaria.


EXAME FINAL

a) O aluno que, em alguma disciplina, não obtiver 280 pontos no final dos três trimestres, deverá fazer o exame final valendo 100 (cem) pontos.
b) Para aprovação, após o Exame Final (EF), o aluno terá que atingir 120 pontos ou mais nas disciplinas em Exame Final.
c) Cálculo dos Pontos após o Exame Final: MA + EF = 120 pontos ou mais.


Progressão Parcial

O Colégio Espírito Santo adota a Progressão Parcial, que se dá quando é solicitada mediante comprovação de que o aluno tem condições de avançar para o ano seguinte e, portanto, é amparado segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, que em seu capítulo sobre a Educação Básica orienta: “nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por ano, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino”.


Formaturas

As formaturas serão organizadas e supervisionadas pelo Serviço de Orientação Educacional ou pela Coordenação Pedagógica do Colégio Espírito Santo.
a) Missa de Ação de Graças: preparada pelos alunos juntamente com o Serviço de Pastoral Escolar e celebrada, sempre que possível, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Canoas/RS.
b) Entrega de Certificados: organizada pelo Serviço de Orientação Educacional nas datas preestabelecidas, com ou sem produtora.


CERIMÔNIAS EM 2021

Data Nível/Segmento
25 e 26 de novembro de 2021 Berçário
9 de dezembro de 2021 Missa para todos os formandos
10 e 11 de dezembro de 2021 Pré 2 da Educação Infantil
17 de dezembro de 2021 9º ano do Ensino Fundamental II
17 de dezembro de 2021 3ª série do Ensino Médio

ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO 2021

Estas informações são referentes ao ano letivo de 2021.

Clique sobre o título de cada seção para ler o conteúdo.


Entrega de Material

Data Nível/Segmento Atividade
8 de fevereiro
7h30 às 10h
Maternal 1 e Maternal 2 (Educação Infantil) Entrega de material das turmas do Maternal 1 (no prédio do Berçário) e do Maternal 2 (no Bloco 2).
8 de fevereiro
10h às 12h
Berçário Entrega de material das turmas do Berçário (no prédio do Berçário).
8 de fevereiro
10h às 12h
Pré 1 (Educação Infantil) Entrega de material das turmas do Pré 1 (antigo Jardim A) (no Bloco 2).
8 de fevereiro
13h10 às 15h
Pré 2 (Educação Infantil) Entrega de material das turmas do Pré 2 (antigo Jardim B) (no Bloco 2).
9 de fevereiro
13h10 às 15h
1º ao 5º ano (Ensino Fundamental I) Entrega de material das turmas d1 1º ao 5º ano (nos Blocos 1 e 2).

OBSERVAÇÃO: Caso a família tenha filhos em segmentos diferentes, pode combinar com a coordenação pedagógica para fazer a entrega em um único horário.


Reuniões on-line com pais

Data Nível/Segmento
5 de fevereiro às 19h15 Berçário
5 de fevereiro às 20h Maternal 1 (Educação Infantil)
8 de fevereiro s 18h30 Maternal 2 (Educação Infantil)
8 de fevereiro às 19h15 Pré 1 (antigo Jardim A) (Educação Infantil)
8 de fevereiro às 20h Pré 2 (antigo Jardim B) (Educação Infantil)
9 de fevereiro às 18h30 1º ano (Ensino Fundamental I)
9 de fevereiro às 19h15 2º ano (Ensino Fundamental I)
9 de fevereiro às 20h 3º ano (Ensino Fundamental I)
10 de fevereiro às 18h30 4º ano (Ensino Fundamental I)
10 de fevereiro às 19h15 5º ano (Ensino Fundamental I)
11 de fevereiro às 18h30 6º ano (Ensino Fundamental II)
11 de fevereiro às 19h15 7º e 8º anos (Ensino Fundamental II)
11 de fevereiro às 20h 9º ano (Ensino Fundamental II)
12 de fevereiro às 18h30 1ª série (Ensino Médio)
12 de fevereiro às 19h15 2ª e 3ª séries (Ensino Médio)

OBSERVAÇÃO: O link da reunião será enviado ao responsável do estudante, conforme e-mail cadastrado.


Início das atividades

Data Nível/Segmento Atividade
4 de fevereiro Berçário Início das atividades para alunos antigos do Berçário.
8 de fevereiro Berçário Início das atividades para alunos novos do Berçário, com adaptação agendada.
8 de fevereiro
8h às 10h
6º ao 9º ano (Ensino Fundamental II) e 1ª à 3ª série (Ensino Médio) Acolhida dos alunos novos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
8 de fevereiro
14h às 16h
1º ao 5º ano (Ensino Fundamental I) Acolhida dos alunos novos do Ensino Fundamental I.
9 de fevereiro 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental II) e 1ª à 3ª série (Ensino Médio) Início das aulas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
10 de fevereiro
1º ao 5º ano (Ensino Fundamental I) Início das aulas do Ensino Fundamental I
10 de fevereiro Maternal 1, Maternal 2, Pré 1 (antigo Jardim A) e Pré 2 (antigo Jardim B) (Educação Infantil) Acolhida dos alunos novos da Educação Infantil.
11 de fevereiro Maternal 1, Maternal 2, Pré 1 (antigo Jardim A) e Pré 2 (antigo Jardim B) (Educação Infantil) Início das aulas da Educação Infantil.

OBSERVAÇÃO: O início do Turno Inverso está condicionado às flexibilizações dos protocolos da COVID-19.


Férias de Inverno

O recesso escolar de inverno para alunos é de 19 de julho a 1º de agosto.

O recesso escolar de inverno para professores é de 21 de julho a 1º de agosto.


Entrega de pareceres Educação Infantil

1º semestre

15 e 16 de julho: Pareceres do Maternal 1, Maternal 2, Pré 1 e Pré 2




2º semestre

8 e 9 de dezembro: Pareceres do Maternal 1, Maternal 2, Pré 1 e Pré 2


Trimestres dos Ensinos Fundamental e Médio

1º trimestre

1ª semana de Provas: 15 a 19 de março
2ª semana de Provas: 5 a 9 de abril
Conselho de Classe Ensino Fundamental I: 4, 5 e 6 de maio
Conselho de Classe Ensino Fundamental II: 3 de maio
Conselho de Classe Ensino Médio: 10 de maio
Entrega de Boletins Ensino Fundamental I: 18, 19, 20 e 21 de maio
Entrega de Boletins Ensino Fundamental II e Ensino Médio: 17 de maio




2º trimestre

1ª semana de Provas: 7 a 11 de junho
2ª semana de Provas: 29 de junho a 2 de julho
Conselho de Classe Ensino Fundamental I: 13, 14 e 15 de julho
Conselho de Classe Ensino Fundamental II: 13 de julho
Conselho de Classe Ensino Médio: 12 de julho
Entrega de Boletins Ensino Fundamental I: 10, 11, 12 e 13 de agosto
Entrega de Boletins Ensino Fundamental II e Ensino Médio: 9 de agosto




3º trimestre

1ª semana de Provas: 14 a 24 de setembro
2ª semana de Provas (alunos concluintes): 16 a 22 de novembro
2ª semana de Provas (demais alunos): 22 a 29 de novembro
Entrega de Boletins Ensino Fundamental I: 3 de dezembro
Entrega de Boletins Ensino Fundamental II e Ensino Médio: 3 de dezembro




SEMANA DE REVISÃO (SOMENTE)

FORMANDOS: 29 de novembro a 3 de dezembro
Demais alunos Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio: 6 a 10 de dezembro




SEMANA DE REVISÃO E EXAMES

FORMANDOS: 6 a 10 de dezembro
Demais alunos Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio: 13 a 17 de dezembro




ENTREGA DE RESULTADOS

FORMANDOS: 13 de dezembro
Demais alunos Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio: 20 de dezembro


Feriados e recessos

Data Dia da Semana Feriado
1º de janeiro Sexta-feira Dia Mundial da Paz
1º de fevereiro Segunda-feira RECESSO no Berçário
2 de fevereiro Terça-feira Nossa Senhora dos Navegantes
15 de fevereiro Segunda-feira RECESSO (feriado ponte 16/02)
16 de fevereiro Terça-feira Carnaval
2 de abril Sexta-feira Paixão do Senhor
21 de abril Quarta-feira Tiradentes
1º de maio Sábado Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
3 de junho Quinta-feira Corpus Christi
4 de junho Sexta-feira RECESSO (feriado ponte 03/06)
6 de setembro Segunda-feira RECESSO (feriado ponte 07/09)
7 de setembro Terça-feira Dia da Independência do Brasil
20 de setembro Segunda-feira Dia da Revolução Farroupilha
11 de outubro* Segunda-feira Dia do Professor
12 de outubro Terça-feira Nossa Senhora Aparecida
1º de novembro Segunda-feira RECESSO (feriado ponte 02/11)
2 de novembro Terça-feira Dia de Finados
15 de novembro Segunda-feira Proclamação da República
25 de dezembro Sábado Natal

*Feriado de 15 de outubro antecipado conforme orientação sindical.


Calendário escolar

Consulte a programação do Colégio Espírito Santo na página Agenda.


GUIA DE PARCEIROS CES

Clique sobre o título de cada seção para consultar a relação de parceiros do Colégio Espírito Santo.


Livrarias

Guerra de Letras
Endereço: Rua Expedicionário, 799, Nossa Senhora das Graças
Telefone: 51 30591602
Facebook

Livraria Canoas
Endereço: Av. Victor Barreto, 2934, Centro
Telefone: 51 34723209
E-mail: contato@livrariacanoas.com.br
Facebook
Instagram


Malharias

Ateliê Andak Uniformes
Endereço: Rua General Salustiano, 527, Marechal Rondon
Telefone: 51 34721576 e 51 984029564
E-mail: andakguerra@gmail.com

Black Sport
Endereço: Rua Santos Ferreira, 2720, sala 14, Estância Velha
Telefone: 51 34781676 e 51 985071434

Artic Uniformes
Telefone: 51 34662539 e 51 996567588
Site: www.uniformesartic.com.br

Malharia ELO
Endereço: Rua Silva Paes, 118, Centro
Telefone: 51 34727817 e 51 994080033
E-mail: malhariaelo@gmail.com

Verzeris Confecções
Endereço: Rua Santos Dumont, 1347, Niterói
Telefone: 51 30773649 e 51 999663651
E-mail: verzerisconfeccoes@gmail.com

Ludhi Confecções
Endereço: Rua Tobias Barreto, 780, Nossa Senhora das Graças
Telefone: 51 34725301
E-mail: ludhiconfeccoes@yahoo.com.br

Eliane Uniformes
Endereço: Av. Farroupilha, 4545, Piso L3, Marechal Rondon
Telefone: 51 30601655 e 996524425


Transporte Escolar

Tio Marcos
Veículos: Prefixo 77 e Prefixo 39
Rotas: Igara, São José, Marechal Rondon, Cidade Nova, Ideal, Nossa Senhora das Graças, Estância Velha, Bela Vista, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Hércules, Jardim do Lago
Telefone: 51 996310999
E-mail: tiomarcos39@bol.com.br
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Tia Mi
Telefone: 51 993261717
Veículos: Prefixo 71 e Prefixo 81
Rotas: Igara, Estância Velha, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Marechal Rondon (consulte outros bairros)
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Diversos

Lif Sabores e Delícias
Cantina Bloco 1 CES
Telefone: 51 980628080 e 51 31153991
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Saes Informática
Endereço: Rua Gomes Freire de Andrade, 1193, Niterói
Telefone: 51 30313030 e 51 984419388
Site: www.saes.com.br
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Clínica de Podologia Fátima Toffanelo
Telefone: 51 981006751 e 51 30316474
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