Juntos somos mais fortes na segurança do Colégio Espírito Santo. Coloque em prática as dicas abaixo e contribua com a escola neste tema. Outras medidas que forem adotadas ao longo do ano letivo serão divulgadas no site, Conecta4edu e redes sociais do CES.
Segurança pessoal
1. Oriente seu(sua) filho(filha) a manter-se dentro das dependências do Colégio Espírito Santo até a sua chegada.
2. Sempre se dirija ao CES portando documento com foto para ter acesso.
3. Para circular na escola, o visitante deve, obrigatoriamente, usar o crachá de identificação entregue na portaria.
4. Não repasse informações a terceiros sobre a rotina diária de seu(sua) filho(filha).
5. Oriente seu(sua) filho(filha) a não repassar informações a vendedores, pesquisadores e estranhos.
6. Evite o uso do celular nas imediações externas do CES para manter sua atenção.
7. Evite conversar com os profissionais da segurança para não lhes tirar a atenção.
8. Informe a segurança externa e portaria em caso de anormalidade nas imediações do Colégio Espírito Santo.
Trânsito seguro e cordial
1. Ao estacionar no entorno do colégio, evite permanecer dentro do veículo.
2. Não estacione nos locais destinados aos veículos de transporte escolar, vaga reservada a pessoas com deficiência, espaços de garagem e no centro da via.
3. Realize o embarque e desembarque de maneira ágil, buscando manter mochila e materiais em local acessível para facilitar a entrada e saída do veículo.
4. Preferencialmente, a criança deve descer pela porta do veículo que estiver ao lado da calçada.
Catracas com reconhecimento facial
1. Os estudantes do Maternal 2 da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio do Colégio Espírito Santo devem entrar e sair dos Blocos 1 e 2 passando pelas catracas com sistema de reconhecimento facial. A mesma orientação é válida para o Complexo Esportivo e Cultural do CES (quando estiver operante).
2. O reconhecimento facial requer o registro de foto do estudante no sistema das catracas, feito pela escola nas recepções dos Blocos 1 e 2.
3. Sempre que necessário, o estudante poderá ser chamado para atualizar o banco de imagens, garantindo o bom funcionamento do reconhecimento facial.
4. Toda a movimentação do estudante (entrada e saída, incluindo o deslocamento entre os prédios do CES ao longo do turno) é notificada por meio do aplicativo Conecta4edu.
Acesso restrito ao colégio
1. Os Responsáveis e os alunos devem respeitar o horário de entrada e de saída dos turnos pedagógicos para facilitar o bom desenvolvimento das atividades do estudante e evitar constrangimentos.
2. É vedada a presença de Responsáveis nas áreas internas durante o período letivo.
3. Os professores não podem atender os Responsáveis no estacionamento, na área das catracas, na fila, no corredor, ou na porta da sala de aula a fim de não prejudicar a acolhida dos alunos e suas atividades.
4. Se houver necessidade de conversar com o(a) professor(a), deverá ser agendado horário com a Coordenação Pedagógica, Serviço de Orientação Educacional ou Serviço de Psicologia Escolar.
Circulação dos alunos
1. Durante o período de aula não é permitida a saída de alunos sem a autorização do professor para ir à Biblioteca, Secretaria, Reprografia, laboratórios ou cantina; nem para fazer telefonema, entregar trabalho, pedir material emprestado etc.
2. Na troca de período, os alunos deverão permanecer na sala de aula, sendo que a saída sem autorização do professor do período implicará na perda da aula.
Saída com autorização
1. O Colégio Espírito Santo somente se responsabilizará pelos alunos enquanto estes estiverem em horário de aula, ou em atividades e saídas pedagógicas.
2. Por medida de segurança, não será aceita autorização de saída de alunos por telefone.
3. A saída antecipada só será permitida mediante autorização por escrito na agenda impressa ou digital (aplicativo Conecta4edu).
4. Saídas antecipadas do Colégio Espírito Santo serão autorizadas até as 11h30 (turno manhã) e até as 17h (turno tarde), mediante:
- Presença dos Pais/Responsáveis.
- Solicitação prévia feita pelos Pais/Responsáveis, por escrito de próprio punho, ou pelo aplicativo Conecta4edu (respeitando os horários de recebimento em cada turno).
5. Só é permitida a saída do aluno com outra pessoa mediante autorização por escrito do Responsável e apresentação de documento de identificação com foto.
Segurança externa
1. O Colégio Espírito Santo conta com os serviços de Portaria e de Segurança Externa das 7h às 20h30.
2. São três porteiros e cinco seguranças volantes (dois deles atuando das 7h às 19h e três das 11h30 às 20h30).
3. O serviço de segurança externa da escola age sistematicamente na vigilância e na identificação de quem precisa entrar no CES.
4. Faz parte da rotina diária o monitoramento de pessoas que circulam nos arredores da instituição.
5. Qualquer movimentação fora do usual é comunicada via rádio entre os profissionais de segurança externa e portarias.
6. Quando necessário, é feita a abordagem do indivíduo para esclarecimentos, ou acionada a Patrulha Escolar da Brigada Militar.
7. A segurança externa do CES é reforçada por rondas sistemáticas da Patrulha Escolar da Brigada Militar.
Videomonitoramento
A escola possui câmeras de monitoramento dentro e fora das salas de aula em vista da segurança interna dos estudantes, professores e funcionários, sendo o acesso às imagens restrito aos setores responsáveis.
Planos de emergência
1. O Colégio Espírito Santo possui equipes específicas de brigadistas de incêndio treinadas para atuar em cada prédio da escola.
2. O CES conta com sistema de alarme de incêndio e saídas de emergência sinalizadas em todos os Blocos.
3. Em situações emergenciais, a comunidade escolar deve seguir corretamente as orientações dos brigadistas, mantendo a calma, a ordem e a atenção para agir de forma segura, conforme as instruções indicadas.
4. Os treinamentos práticos de segurança para professores, funcionários e estudantes serão realizados de forma sistemática ao longo do ano letivo.