Mostra de Ideias
A Mostra de Ideias do Colégio Espírito Santo renova a prática da Mostra Científica, abrindo espaço para que os alunos do Ensino Médio tenham novas possibilidade de produção do conhecimento.
A Mostra de Ideias do Colégio Espírito Santo renova a prática da Mostra Científica, abrindo espaço para que os alunos do Ensino Médio tenham novas possibilidade de produção do conhecimento.
Regulamento Mostra de Ideias 2024
1. A Mostra de Ideias ocorrerá no dia 5 de setembro (turno da manhã: das 8h às 12h; turno da tarde: das 14h às 17h); A entrada dos responsáveis será permitida às 11h (encerramento às 12h) e às 16h (encerramento às 17h).
2. Os trabalhos deverão ter aspecto relevante para a sociedade (informação, conhecimento, inovação);
3. O trabalho deverá ser validado pelo professor do itinerário ao qual o aluno pertence e deve ter relação com a área do seu itinerário (humanas e linguagens, ou ciências da natureza e matemática), com tema livre dentro da área;
4. Cada grupo deverá ter 4 ou 5 participantes;
5. Os alunos envolvidos deverão, necessariamente, estar no mesmo itinerário (humanas e linguagens, ou ciências da natureza e matemática) e na mesma série (1ª, 2ª, ou 3ª);
6. Os trabalhos irão valer 100 pontos e farão parte das notas do 2º trimestre, dentro dos 40% das avaliações de todos os professores, para as turmas do Ensino Médio;
7. Os trabalhos deverão ser apresentados com uma mídia digital (PowerPoint, Prezi, Canva, etc.) no stand;
8. Cada trabalho deverá ser composto por um banner. O banner será de tamanho (60 x90cm) e formato padrão (cabeçalho, fundo e títulos) e deverá ter todos os itens preenchidos. O modelo do banner está disponível no site da escola (link e orientações no final desta página);
9. A avaliação do trabalho ocorrerá no próprio itinerário, na semana anterior ao dia da mostra, ou durante a mostra;
Professores responsáveis
1ª série | 2ª série | 3ª série |
Fernanda e Regina | Amanda e Michael | Michael e Amanda |
1ª série | 2ª série | 3ª série |
Alécio e Rogério | Dalbó e Valéria | Fábio e Luciano Brum |
10. A nota do componente será dada através da média aritmética das avaliações dos professores responsáveis de cada itinerário/turma e de seus convidados avaliadores (cada responsável está liberado para escolher se vai chamar mais alguém para avaliar)
11. A nota será atribuída ao grupo, podendo haver distinção de nota por aluno, se algum dos componentes não participar de forma efetiva da apresentação. As notas não serão informadas aos alunos após a avaliação, o que ocorrerá somente em um momento posterior à data da mostra;
12. Não serão permitidos trabalhos iguais, portanto converse com o professore responsável para definir o tema antes de iniciar o trabalho;
13. A ficha de inscrição será preenchida junto com o professor responsável pelo seu itinerário (humanas e linguagens, ou ciências da natureza e matemática) e série (1ª, 2ª, ou 3ª);
14. No dia da mostra, o stand não poderá ficar sem a presença de integrantes e deverá respeitar a abertura e o encerramento da feira, estando os locais organizados e limpos (durante e após a mostra). Caso isto não ocorra, o grupo terá parte da sua nota, dada pelo professor responsável, reduzida em 30%;
15. Casos omissos serão decididos pela comissão organizadora da Mostra de Ideias.
Modelo de banner
O modelo do banner da Mostra de Ideias está disponível em arquivo no Google Drive, sendo o acesso restrito ao e-mail institucional do estudante CES.
Siga uma destas instruções:
1. No Google Apresentações, clique no link “Arquivo“, depois em “Fazer uma cópia” e, na sequência, em “Toda a Apresentação“. Na janela “Copiar documento“, altere o “Nome” do arquivo para o título do seu trabalho, escolha a “Pasta” onde o arquivo será salvo no Drive e, por fim, clique no botão “Fazer uma cópia“.
2. No Google Apresentações, clique no link “Arquivo“, depois em “Fazer download“, escolha: “Microsoft PowerPoint” e, por fim, clique em “Salvar como” para definir onde salvará o arquivo no seu computador.
Envio do arquivo final do banner e pagamento:
- Salve o arquivo no formato PDF e envie por WhatsApp: 51 982146927 (João Rosa, Click Design)
- O prazo limite para envio do banner para impressão é 23 de agosto.
- O valor do banner é R$ 50,00
- O pagamento deve ser feito pelo PIX CNPJ 29038116000100 (Click Design)