Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

08/03/2019


Colégio Espírito Santo comemora Jubileu de Diamante

No dia 9 de março, o Colégio Espírito Santo completa 60 anos de atividade dedicada à ação evangelizadora por meio da educação. A programação festiva deste Jubileu de Diamante inicia no dia 8 de março, às 19h, com uma Missa em Ação de Graças na Paróquia Nossa Senhora das Graças. “O CES é fruto do trabalho, envolvimento e cooperação de professores, funcionários, pais e alunos com o apoio do povo acolhedor de Canoas. Esta determinação consolidou uma instituição de ensino de excelência e de vanguarda, que busca pautar sua caminhada em princípios éticos e em valores cristãos “, declara a diretora Irmã Maria Sônia Muller.

No sábado (9 de março), às 20h, os alunos das atividades extraclasse do CES apresentam seus talentos em uma Noite Artística com a participação do Grupo de Metais, Coral, Piano, Patinação Artística, Ballet, Capoeira, Street Dance, Violão, Judô e Ginástica Rítmica.

Na parte esportiva, duas competições vão homenagear os fundadores da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, além de promover a integração com escolas de Canoas e da região metropolitana. De março a agosto, acontece a Copa Santo Arnaldo Janssen de Futsal com equipes masculinas (categorias Mirim, Infantil e Juvenil) e feminina. Já em 14 de abril, a Fusegi Canoas Judô realiza a Copa Madre Josefa de Judô, no formato de Circuito Escolar. Os eventos já confirmados do Jubileu de Diamante CES podem ser consultados no site: www.ces.g12.br/eventos/ces60anos.


Mais de 2 mil alunos

Fundado pelas Missionárias Servas do Espírito Santo, o Colégio Espírito Santo conta com mais de 2 mil alunos matriculados em 2019. O atual número de estudantes alegraria o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Padre Engelberto Hartmann, se estivesse vivo. Foi em uma carta, datada em 10 de fevereiro de 1958, que ele descreveu seu desejo de ter uma escola no então bairro Chácara Barreto a fim de que os filhos dos paroquianos recebessem uma formação cristã, centrada no Evangelho.

As primeiras aulas, inclusive, foram no salão da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Porém, a notícia de uma nova escola católica no bairro fez com que o número de estudantes crescesse rapidamente, exigindo a construção de dependências próprias ainda naquele ano. Feito de madeira, o então Educandário Espírito Santo tinha seis salas amplas e arejadas, uma varanda e pátios de areia para recreação. Para muitos ex-alunos, essa é uma das lembranças mais marcantes.


Crescimento é marca destes 60 anos

Muitas outras obras garantem, até hoje, a ampliação da infraestrutura do Colégio Espírito Santo. A construção do atual Bloco 1 do CES, na Rua Tamoio, nº 3393, teve início em 1967, época em que a escola era Ginásio Espírito Santo. Depois, em 8 de junho de 1992, foi a vez de inaugurar a primeira etapa do Bloco 2, erguido no local onde havia sido construída a primeira escola de madeira.

Ampliações e reformas implementaram laboratórios, biblioteca, Ginásio de Esportes e novas salas de aula ao longo destas seis décadas. Um dos espaços mais recentes é o prédio do Berçário, inaugurado em 27 de novembro de 2015 na Rua Expedicionário, nº 776. “Foi algo novo, que ninguém conhecia em termos de educação para cuidado dos bebês. A diretora tinha a preocupação de que ia demorar cinco anos para preencher todas as vagas do Berçário, mas o sucesso foi tão grande que teve fila de espera desde a primeira matrícula”, relembra o arquiteto Daniel Kroth, ex-aluno do CES e responsável pelo projeto.

Atualmente em construção, o Complexo Esportivo e Cultural, na Rua Gomes Freire de Andrade, promete ser um novo marco na história do CES. O local contará com quadras poliesportivas, quadra de futebol com grama, pista de atletismo e parede de escalada. Terá uma lancheria temática e banheiros com vestiários para receber equipes para competição. As salas de aula receberão as diversas atividades extraclasse, tais como: ballet, street dance, patinação, judô, capoeira, robótica, grupo de metais, coral, teatro e todas as aulas de instrumentos musicais. O complexo também terá mezanino e teatro, que será usado para apresentações artísticas, formaturas e outros eventos. O prédio terá ainda 90 vagas de estacionamento para automóveis.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS