Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

15/03/2019


Projetos do 6º ano do Ensino Fundamental do CES

As famílias dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram de uma reunião para apresentação dos principais projetos que serão trabalhados em 2019 no Colégio Espírito Santo. Nesta oportunidade também foram firmadas combinações entre pais, estudantes e escola a fim de alcançar os resultados esperados nos processos de ensino e de aprendizagem.

O primero projeto apresentado foi o Mais Inglês no CES, em parceria com a Cambridge University Press. Desde 2016, o Colégio Espírito Santo trabalha o ensino da língua inglesa de forma diferenciada: cada turma é dividida em dois grupos com menos de 15 alunos, o que facilita a prática do idioma em três aulas semanais. Por isso, as turmas têm um sexto período, uma vez por semana. Nas aulas, os alunos criam diálogos, fazem teatro e exercitam bastante a conversação. "Assim, eles têm uma melhor aprendizagem, desenvolvendo as quatro habilidades: fala, escuta, escrita e leitura", destacou a professora Rafaela Biffi Guimarães. Este ano, os estudantes foram separados pelo nível de domínio que já tinham do idioma: os mais avançados estão em um grupo, enquanto aqueles que precisam de maior estímulo estão em outro. O objetivo final é torná-los fluentes para fazer a prova de certificação da Cambridge University.


O segundo projeto em pauta na reunião foi a plataforma game Mangahigh. Embora seja utilizado desde o 4º ano do Ensino Fundamental, agora as atividades do Mangahigh com as turmas do 6º ano passam a valer nota, com exercícios que podem ser feitos no computador, em casa. "Além dos temas, eles podem jogar outros desafios da plataforma", comentou a professora Fabiana Boff. Ela explicou que a partir do 6º ano é preciso estimular o aluno a estudar mais a matemática para que desenvolva o raciocínio abstrato, ao mesmo tempo em que é preciso pedir que ele anote o processo do cálculo a fim de organizar o pensamento algébrico.

Na sequência foi apresentada a proposta do programa Escola da Inteligência, elaborado pelo psiquiatra Augusto Cury. Ao todo serão trabalhados oito grande temas em 2019, nos dois livros dos estudantes (um livro por semestre). "A Escola da Inteligência fala sobre resiliência, autonomia, ensina a apreciar o belo e repassa orientações para cuidados na internet e sobre prevenção às drogas", falou a professora Soraia Latif. Este ano, os livros serão entregues como um presente, em sala de aula, para que toda a turma utilize este material ao longo do ano. Já os pais terão quatro momentos para aprofundar seu conhecimento sobre a inteligência socioemocional nos Encontros da Família.

Outro ponto bastante enfatizado na reunião foi a rotina de estudos em casa. O CES tem como proposta o lema: "Aula dada, aula estudada hoje", que orienta o aluno a revisar em casa o conteúdo que teve em sala de aula, no mesmo dia, assumindo um comprometimento com o processo de aprendizagem. "Quem tem aula à tarde precisa estudar antes de ir dormir para que estas informações sejam registradas no córtex, antes do sono. O Córtex é a área do cérebro responsável pela elaboração do pensamento", frisou a psicóloga Rosane Fraga Pinheiro. Ela comentou que os pais podem estimular os filhos a falar o que aprenderam naquela tarde. "O aluno precisa descobrir qual o melhor sistema de estudo para revisar o conteúdo, que pode ser auditivo, visual, ou cinestésico (aprender fazendo)", complementou Rosane.

Quanto à composição das notas, foi explicado que a cada trimestre serão 70 pontos em provas, 20 pontos em trabalhos e 10 pontos pelo atitudinal (pontualidade, uniforme, etc.). No caso do segundo trimestre, a pesquisa elaborada para a Mostra Teen vale todos os 20 pontos relativos aos trabalhos. Os serviços de Orientação Escolar e de Psicologia Escolar ainda explicaram aos pais a importância do aluno priorizar as leituras obrigatórias de forma prazerosa, além de evitar redes sociais e os jogos no celular porque demandam muito tempo e atenção. A autonomia do estudante também deve ser incentivada pela família, fazendo com que ele mesmo revise e organize o material e a mochila, de forma independente.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS