Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

15/03/2019


Alunos trabalham a Campanha da Fraternidade

Semanalmente, as turmas de alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Espírito Santo participam de encontros preparados pela Irmã Zinilda Maria Zeni. Nestas oportunidades, ela vem trabalhando a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema: "Fraternidade e Políticas públicas" e a frase bíblica inspiradora: "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1, 27). O objetivo da campanha é estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Ao explicar os símbolos do cartaz às crianças, Irmã Zinilda relembrou que o Brasil é formado por pessoas de diferentes nacionalidades, incluindo os refugiados de países como Haiti e Venezuela. "Também aborda o cuidado com a natureza, com a saúde, as políticas públicas voltadas aos idosos e às crianças, a vida no campo e nas cidades. É preciso lembrar da vida em abundância em Jesus para que todas as pessoas possam viver dignamente", comentou a religiosa.


Saiba mais sobre o tema

As Políticas Públicas consistem nas ações discutidas, decididas, programadas e executadas em favor de todos os membros da sociedade, especialmente para os mais necessitados. Elas são da responsabilidade, principalmente, do Governo e do Estado. Do Governo, porque ligadas a determinados executores temporários; e do Estado, porque são ações permanentes, como educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, ecologia e outros. No entanto, as Políticas Públicas não são responsabilidade somente do Governo e do Estado, mas de todos os envolvidos em determinado problema (instituições e atores): consumidores, empresários, trabalhadores, corporações, centrais sindicais, mídia e outros. Portanto, participar das discussões e execução das políticas públicas é ajudar a construir a fraternidade e a resgatar a dignidade de muitos irmãos e irmãs (cf. Texto-Base, nn. 8, 9, e 21). A verdadeira política é o cuidado para com o que é comum e o esforço de realizar ações que ajudem na integração de todos na sociedade. É tarefa de todo cristão participar na elaboração e concretização de ações que visem melhorar a vida de todas as pessoas. Isso é fazer obras de misericórdia (Texto-Base, n. 12). É neste contexto que entendemos o Papa Francisco quando fala da dimensão social da evangelização, afirmando: “A política é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” (EG 205).


Com informações da CNBB



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS