Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

04/04/2019


Esclarecimentos sobre caso suspeito de meningite viral

Sobre o caso suspeito de meningite viral envolvendo um aluno do Colégio Espírito Santo, a direção do CES informa que não recebeu confirmação oficial sobre este assunto por parte da Secretaria Municipal de Saúde, mas que está tomando todas as medidas de prevenção necessárias a partir das informações iniciais recebidas por parte da família do estudante. A escola terá aula normal no dia 5 de abril, fazendo reforço na higienização dos ambientes, além de colocar em prática as orientações específicas enviadas pela Unidade de Coordenação Epidemiológica e Informações (UCEI), abaixo reproduzidas:

Informativo para população sobre Meningite Viral

Meningite Viral: é uma doença caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. As maiorias dos casos de meningite viral evoluem sem complicações e o tratamento visa apenas controlar os sintomas através de medicamentos para dor e febre.

Quais os vírus que comumente causam meningite Viral? Cerca de 90% das meningites virais são causadas por enterovírus que são habitantes frequentes do nosso trato gastrointestinal. Estes vírus são mais comuns durante o verão e o outono. Crianças e adolescentes são mais suscetíveis, mas os adultos também podem se infectar. Outros vírus como o Vírus da Influenza, Sarampo, Caxumba, Varicela, Citomegalovírus, Herpes também podem causar a doença. Somente uma pequena proporção das pessoas infectadas desenvolve meningite.

Como podemos nos infectar por estes vírus? Através de secreções do trato respiratório (saliva, escarro, secreção nasal) e fezes. Principalmente em creches, a transmissibilidade ocorre pela contaminação das mãos com fezes durante o atendimento (troca de fralda, lenço umedecido, papel higiênico) de uma criança infectada. O período de transmissão da doença varia de 3 a 10 dias.

Que sintomas os enterovírus podem causar? Muitas pessoas são expostas, entretanto a maioria das pessoas infectadas é assintomática (não apresentam qualquer sinal da infecção). Entre os doentes, geralmente os sintomas mais frequentes são os de um resfriado leve tais como: dores musculares, febre baixa, erupção cutânea (manchas avermelhadas na pele). Frequentemente podem estar presentes sintomas gastrointestinais (vômitos, diarreia).


PREVENÇÃO

Vacinação em dia (forma mais eficaz de proteção individual e coletiva);
Higienização das mãos com água e sabão;
Higienização do ambiente, brinquedos, celulares, tablets, mesa, cadeira, maçanetas, e todos os objetos de uso em comum;
Ventilação do ambiente (evitar locais fechados, pouco arejados e com grande concentração de pessoas);
Não compartilhar utensílios.
Crianças ou adultos com sintomas devem ficar afastados do ambiente escolar por, pelo menos, sete dias a contar da data de início dos sintomas.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS