Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

26/04/2019


Aluna do CES representa Canoas na Olimpíada Brasileira de Biologia

Eduarda da Silva Moraes, 16 anos, é a única representante de Canoas na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia 2019, que acontece no dia 28 de abril, no Colégio Militar de Porto Alegre. Aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Espírito Santo, ela integra a lista de 175 gaúchos com nota maior ou igual a 20 na prova da primeira fase, que teve participação de 2.783 estudantes de 58 escolas públicas e particulares do Estado. Em todo o Brasil, participaram 125 mil alunos na primeira fase, sendo aprovados 8,2 mil.

Desde que soube da aprovação, Eduarda intensificou os estudos, refazendo provas de edições passadas da olimpíada e pesquisando mais sobre os conteúdos que serão cobrados na segunda prova. “Será um total de 100 questões, mais complexas do que as da primeira fase”, comenta. Outro auxílio importante, segundo ela, é o Sistema de Ensino pH, adotado pelo CES. “O pH é bem regrado e traz muito mais conteúdo e exercícios, além de todo um apoio de monitores on-line para ajudar a esclarecer dúvidas na hora de estudar. E fazer exercícios é o caminho para aprender”.


Resultado que motiva

Por ser a primeira participação do CES na Olimpíada Brasileira de Biologia, a professora Aline Beatrici conta que não projetava aprovados para a segunda fase: “Como a Olimpíada cobra matérias de toda a Biologia, muitas que eles ainda não viram, tranquilizei os alunos a fazerem a prova como uma experiência, pensando em resultados em 2020”. Porém, além da classificação de Eduarda, outros três alunos chegaram perto da aprovação, alcançando 17 acertos dos 20 estabelecidos como linha de corte. “Outros ainda fizeram 15 acertos, o que é um desempenho muito bom pelo nível da prova”, observa Aline que atribui o resultado à metodologia do Sistema de Ensino pH. "A Eduarda iniciou no Ensino Médio junto com o Sistema de Ensino pH e ela incorporou esta proposta. É uma aluna que se dedica aos estudos e vai além da aula dada", complementa a supervisora Sandra Clavé. A classificação de Eduarda motivou alunos e professores de outras disciplinas a inscrever o CES em diferentes olimpíadas nacionais.



Paixão que virou foco

A paixão de Eduarda pela Biologia vem desde 2015, tendo como interesse maior a área da Botânica. Mas foi em 2017 que ela se entusiasmou ainda mais pela disciplina ao ver Laís Ribeiro Coca Parada, estudante de São Paulo, representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia. “Desde o 9º ano do Ensino Fundamental eu já pensava em participar da Olimpíada. Quando entrei no Ensino Médio, pedi para a professora Aline inscrever o colégio e este ano participamos pela primeira vez”, relembra.

Também foi em 2017 que Eduarda iniciou a produção do seu herbário – coleção de plantas dessecadas e organizadas segundo uma sistemática, para fins de pesquisa científica. No caderninho que a acompanha sempre, ela catalogou plantas do próprio CES e outras amostras que amigos e familiares trouxeram de lugares por onde viajaram. “É um hobby que conecta tudo o que aprendo. Ao fazer o herbário gravo mais as características e a taxonomia das plantas, fixando os nomes de família, gênero e espécie”, comenta. A versão on-line do herbário pode ser vista no perfil do Instagram: Find Green.


Preparação prévia

Com o objetivo em mente de se destacar na Olimpíada Brasileira de Biologia, Eduarda da Silva Moraes buscou antecipar o aprendizado de conteúdos da disciplina. “Nas férias de verão passei estudando matérias de Biologia que só estou tendo aula este ano no colégio porque sabia que seriam exigidas na prova”, conta. O esforço, segundo ela, valeu a pena: “Acertei questões de genética que ainda não vi integralmente este ano”. Além disso, pelas redes sociais, conversou com Laís Ribeiro Coca Parada, atualmente cursando Medicina na USP, para saber como foi a preparação dela até a classificação para a Olimpíada Internacional de Biologia.


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS