Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

26/04/2019


Alunos promovem campanha de doação de livros

O Dia Mundial do Livro, lembrado em 23 de abril, marcou o início de uma iniciativa especial das sete turmas do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Espírito Santo. Até 20 de maio, os alunos estão arrecadando obras literárias dentro do projeto Super Líderes pela Literatura. As doações vão ajudar a criar um espaço de leitura no Centro São José, que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar da Vila Fátima Pinto, em Porto Alegre.

Caracterizados como personagens de livros para a abertura da campanha, os estudantes participaram de atividades especiais, como hora do conto, e ajudaram na contagem das doações, que já abriu com a marca de 800 livros e revistas de histórias em quadrinhos, sendo 207 arrecadados apenas na turma 2A3. "Fiquei muito feliz em doar 46 dos meus livros com histórias de princesas, super-heróis e bichinhos. Vou ver com meu avô se ele também ajuda a doar mais", comenta a aluna Yasmin Pereira Atyeh, 7 anos. “Cada turma tem sua própria meta. A proposta é arrecadar livros esquecidos na estante, mas que são valiosos para crianças e adultos que não têm acesso a esses materiais de leitura”, explica a professora Andréa Barck. Ainda no dia 23 de abril, cada turma de 2º ano visitou a atual turma da sua professora de 1º ano para explicar como os outros alunos poderiam participar da campanha de doação de livros.


Todos os livros recebidos passam por uma triagem, sendo organizados e catalogados pela técnica em biblioteconomia do CES, Rita Vencato. “Também vamos colocar uma etiqueta, indicando que a doação veio pelo projeto Super Líderes pela Leitura”, conta Rita. Antes da doação, os alunos são incentivados a fazer uma nova leitura do livro como despedida. "Doei 31 livros que eu já tinha lido várias vezes. Alguns são cristãos, outros de animais e outros de procurar coisas nas páginas. Acho importante doar para crianças que não têm livros para que elas possam ler e descobrir histórias", diz Fernando Ellwanger Wentz, 7 anos.

A ideia surgiu em 2017, quando um aluno, motivado pelos 7 Hábitos do programa O Líder em Mim, sugeriu a doação de livros para um brechó na própria turma que revertesse o valor de venda para a Campanha Missionária, realizada todos os anos pelas Missionárias Servas do Espírito Santo. “No ano passado, entendemos que o melhor destino seria doar os livros diretamente para um local onde outras crianças pudessem fazer bom uso”, explica a professora Andréa Barck. Em 2018, os 700 livros arrecadados foram enviados para o Centro Educacional Madre Josefa, no bairro Fátima, em Canoas.

Interessados em ajudar nesta campanha podem levar suas doações na recepção do Bloco 1 do CES.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS