Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

26/04/2019


Dicas da Fênix Vestibulares para a redação do Enem

A convite do Serviço de Orientação Escolar e do Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Espírito Santo, os alunos das duas turmas de 3ª série do Ensino Médio participaram de uma palestra da Fênix Vestibulares na manhã de 25 de abril. Nesta oportunidade, o professor Peterson Silva repassou dicas e estratégias para que os estudantes alcancem um melhor desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "A nota da redação do Enem vale mil pontos. Isso representa 20% do total da média final", frisou.

Como regra geral, Peterson orientou os estudantes a lerem atentamente os quatro textos de apoio que acompanham o tema da redação do Enem. "São textos que exigem uma leitura multimodal, porque podem ser gráficos, textos jornalísticos, literários, publicitários, entre outros. São eles que vão orientar a interpretação e compreensão da proposta da redação". Ele explicou que o uso das informações destes textos de apoio pode ser feito desde que haja interpretação por parte do candidato.

O professor também recomendou os alunos a "estudarem os temas de redação" lendo bons textos, informando-se sobre atualidades em revistas, jornais e sites de notícias e ampliando seus repertórios com músicas, filmes e séries que possam se transformar em argumentos e citações. "O tema da redação sempre terá um eixo temático, que pode ser: política, meio ambiente, saúde pública, ética, educação, tecnologia, conflitos humanos e relações humanas". Nesse sentido, sugeriu que façam anotações do que poderiam citar em cada um destes eixos.

Outros pontos importantes abordados por Peterson foram a organização do texto em uma estrutura e a escrita de forma orientada e dentro da norma culta. Além de apresentar modelos de estruturação da redação, o professor pediu que os alunos avaliem as correções de suas redações feitas no colégio, tentando identificar suas falhas para melhorar nestes quesitos.

Diretor da Fênix Vestibulares, Anderson Sid enfatizou que a Redação e a Matemática são os dois pilares da nota do Enem, orientando muita atenção dos alunos nestas duas avaliações. Ele ainda recomendou que os alunos participem de vestibulares de universidades particulares para que adquiram experiência de prova. "Com isso, vocês chegarão com outra visão de prova na hora do Enem e do vestibular da UFRGS", afirmou.

Ao final da atividade, os alunos participaram de um sorteio de copos, mochila e uma bolsa de estudos de 50% para o intensivo turno tarde (14h às 18h) com início em 11 de julho.



ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS