Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

19/03/2020 - atualizada em 20/03/2020


CES elabora atividades on-line no período de aulas suspensas para prevenção ao novo coronavírus

Considerando longo o período de 15 dias de aulas suspensas devido à prevenção ao novo coronavírus e a possibilidade de que esse prazo possa ser estendido caso haja novas recomendações oficiais, o Colégio Espírito Santo elaborou um cronograma de atividades on-line para que seus estudantes possam revisar o que já foi aprendido e iniciar novos conteúdos em casa. Este plano de estudos contempla as turmas do Maternal B da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio. Os arquivos para cada ano escolar serão disponibilizados no site da escola no dia 23 de março.

A proposta de estudos para este período de afastamento considera que o aluno terá condições de ambiente e de tempo diferentes das que ele está acostumado em sala de aula. Por isso, além de exercícios relacionados ao material didático usado no colégio, há sugestões de filmes que podem ser vistos na companhia dos pais e outras atividades que unem aprendizado e diversão, entre elas: as plataformas Matific e Mangahigh e links para jogos educativos na internet.

No caso específico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, os alunos do CES contam com todas as funcionalidades da plataforma Plurall, dentro do Sistema de Ensino pH, incluindo: listas de exercícios (chamados de pHzinhos), vídeos explicativos e tutores on-line que esclarecem dúvidas em relação às questões e ao conteúdo do material didático. Os professores do CES também prepararam conteúdos próprios, personalizados, que estão disponíveis na área Maestro, da plataforma Plurall.

A proposta não é sobrecarregar os estudantes com muitas atividades, mas ajudar na criação de rotinas que estimulem o hábito de estudo, a atividade física, a autonomia e a organização para execução de tarefas. Além disso, este planejamento ajuda as famílias a fortalecer seu papel no processo de acompanhar o desenvolvimento e o rendimento escolar dos filhos.

Esta medida também procura cumprir a recomendação da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), que disse em comunicado: "Para as escolas que já disponibilizam plataformas de ensino a distância, sugerimos o reforço dos servidores e dos respectivos planejamentos pedagógicos. Já aquelas escolas que ainda não utilizam tais plataformas, sugerimos que estudem a sua implantação em caráter emergencial, diante de um possível avanço da doença no país".



Recursos previstos

Certifique-se de que seu computador utilize qualquer um dos seguintes navegadores de internet: Chrome, Microsoft Edge, Mozila Firefox ou Safari.

Plataforma Plurall: ao fazer login no Plurall, o aluno tem acesso aos pHzinhos de cada módulo dos livros didáticos, vídeos explicativos e tutores on-line que esclarecem dúvidas. Na área Maestro, o estudante encontra as atividades que os professores do CES criaram para cada turma. Inclusive, a plataforma Plurall liberou o uso da área Maestro para a disciplina de Língua Inglesa do CES, em função deste período de afastamento da escola. Também é possível baixar o aplicativo em qualquer tablet ou smartphone, procurando por Plurall (EDUMOBI) na App Store ou na Google Play Store. Os pais que precisarem ajuda, podem consultar o tutorial criado pelo CES. Esta plataforma é de uso por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, dentro do Sistema de Ensino pH.

Plataforma Mangahigh: fazendo o login no Mangahigh, o aluno tem acesso aos jogos matemáticos definidos pelos professores do CES, conforme o ano escolar. Esta plataforma é de uso por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio.

Plataforma Matific: fazendo o login no Matific, o aluno tem acesso aos jogos matemáticos definidos pelos professores do CES, conforme o ano escolar. Também é possível baixar o aplicativo em qualquer tablet ou smartphone, procurando por Matific Student (Matific Slate Science) na App Store ou na Google Play Store. Esta plataforma é de uso por alunos do Maternal B da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental I.

Plataforma Crix: fazendo o login no Crix, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I do CES têm acesso a uma série de jogos educativos.

Planejamentos por ano escolar: a partir do dia 23 de março, no site CES, será disponibilizado aos alunos conteúdos preparados pelos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e das disciplinas de Língua Inglesa, Ensino Religioso e Educação Física do Ensino Fundamental II.

Leituras obrigatórias: o aluno pode aproveitar este tempo em casa para colocar as leituras obrigatórias em dia.





Esclarecimento de dúvidas

1. Para facilitar a comunicação entre professores e alunos do Ensino Médio do CES, foram criados grupos específicos no Facebook:
Participe do grupo da 1ª série EM
Participe do grupo da 2ª série EM
Participe do grupo da 3ª série EM

2. Em caso de alguma dúvida, ou erro na senha de login das plataformas Matific, Mangahigh e Plurall, favor entrar em contato pelo e-mail: agendaces@gmail.com, com a Cristina, do Laboratório de Informática do CES

3. Para outros assuntos referentes ao CES, favor mandar mensagem pelo e-mail: ces.responde@gmail.com



Canais de comunicação oficiais

O Colégio Espírito Santo informa que todas as COMUNICAÇÕES OFICIAIS ON-LINE são feitas por meio do:

Site CES (ces.g12.br)

Twitter (twitter.com/colegioesanto)

Facebook (facebook.com/colegioesanto)

Instagram (instagram.com/colegioesanto)




ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS