Colégio ESPÍRITO SANTO

Canoas/RS

NOTÍCIAS

24/04/2020


A importância do equilíbrio na rotina familiar


Queridas famílias do Colégio Espírito Santo!


Estamos passando por um momento muito atípico. A pandemia do COVID-19 está exigindo muitas mudanças em nossas vidas. Esses processos de mudanças mexem em nossa "zona de conforto". Por isso, é comum aparecer emoções e sentimentos negativos, tais como: medo, tristeza, raiva, solidão, ansiedade e estresse.

Este momento exige uma enorme capacidade de resiliência para lidarmos com problemas, adaptar-nos a mudanças, superarmos obstáculos ou resistirmos à pressão de situações adversas. É momento em que precisamos adaptar nossa rotina, mudar alguns hábitos e construir outros. É preciso paciência para lidar com o que não podemos mudar e para aceitar as circunstâncias impostas. Momento também para introspecção familiar e para nos reconectarmos intimamente, olhando para nossa família, vivenciando ainda mais o amor e a espiritualidade. Momento em que precisamos filtrar algumas informações que nos contaminam. Enfim, momento para nos reinventarmos.

Quando falamos em reinventar, queremos dizer: fazer algo díspar, tornar mais sereno nosso dia a dia como família para juntos nos fortalecermos, apreciando o belo e valorizando as pequenas coisas do cotidiano familiar.

Como pais e adultos, somos modelos para nossos filhos. O autocontrole e a gestão das emoções contribuirão e servirão de modelagem para nossos filhos no enfrentamento deste período adverso.

Este novo cenário, no qual os filhos estão em casa com tarefas escolares, a organização e o planejamento do dia, a manutenção da rotina e dos bons hábitos são de extrema importância. Criar uma rotina adequada e factível contribui significativamente para a manutenção do bem-estar biopsicossocial da família, independentemente da idade de cada um, desde a criança do Berçário ao adolescente do Ensino Médio, além dos adultos envolvidos neste contexto.

Na medida do possível, procure limitar o uso dos meios eletrônicos e tecnológicos, viabilizando outras atividades que também possibilitam sensação de prazer e conforto. Isso ajuda a deixar os filhos menos ansiosos, diminuindo a agitação e ansiedade aparente. E para nós adultos, isso nos auxilia nas nossas tarefas diárias.

Encontrar o ponto de equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional é um desafio diário, especialmente neste período de quarentena e isolamento social imposto com o COVID-19. Criar rituais em família e estabelecer horários, contudo flexibilizando quando necessário, ajuda a melhorar o equilíbrio na rotina familiar. Segue um quadro com sugestão de como gerir o isolamento, mantendo uma rotina saudável e de qualidade. Faça o download do modelo em WORD.




Serviço de Psicologia Escolar do CES,
Jetânia De Conti e Rosane Pinheiro


Imagem: criada por br.freepik.com


ENDEREÇO
Rua Tamoio, 3393
Nossa Senhora das Graças
CEP 92120-002
ALÔ, CES!
(51) 3472-1502
(51) 3472-1722
secretaria@ces.g12.br
DIREÇÃO
Missionárias Servas
do Espírito Santo
www.mssps.org.br
REDE DE ENSINO
Associação Missionária
de Beneficência
(conheça a rede)
Todos os direitos © 2019 |
Colégio Espírito Santo |
Canoas/RS